Cientistas desenvolvem aplicativo que mede pressão arterial

Já imaginou medir a pressão por meio de um aplicativo no celular? Se para você a ideia parece distante, o projeto já começou a ser desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan (EUA). As evidências foram publicadas no periódico Scientific Reports.
No início deste ano, a equipe de cientistas havia proposto o conceito com a invenção de um app e hardware de pressão arterial. Com a combinação de um smartphone e sensores óticos e de força adicionais, os autores produziram um dispositivo que competia com as leituras de braçadeiras, o padrão na maioria dos ambientes médicos.
Veja também:
- Como o colesterol alto prejudica sua saúde
- Alimentos que ajudam a diminuir a pressão arterial
- Além do coração, pressão alta prejudica os rins e o cérebro
"Esse monitoramento onipresente da pressão arterial pode melhorar as taxas de conscientização e controle da hipertensão e, assim, ajudar a reduzir a incidência de doenças cardiovasculares e mortalidade", afirmou Ramakrishna Mukkamala, um dos autores do estudo.
Embora a hipertensão arterial seja tratável com mudanças no estilo de vida e medicação, apenas 20% das pessoas com o problema têm sua condição sob controle. Esta invenção oferece aos pacientes uma opção conveniente e manter um registro das medições diárias produziria uma média exata.
"Como o nosso dispositivo original, o aplicativo ainda precisa ser validado em um teste regulamentar padrão”. Mas como não é necessário hardware adicional, acreditamos que o aplicativo pode alcançar a sociedade mais rapidamente.”
Os especialistas acreditam que, se as pesquisas continuarem no ritmo atual, o aplicativo deve estar disponível em 2019.
VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.