Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo aponta graves problemas cardiovasculares relacionados à covid-19

Ilustração do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA representando o novo coronavírus - Handout .
Ilustração do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA representando o novo coronavírus Imagem: Handout .

Da EFE

30/04/2020 15h30

O risco de pneumonia e problemas respiratórios em pacientes com o novo coronavírus é bem conhecido, mas há cada vez mais evidências de graves problemas cardiovasculares associados à doença, de acordo com um estudo que destaca a necessidade de usar terapias anti-inflamatórias comprovadas para o coração.

Uma equipe de cientistas chineses, liderada por Shuyang Zhang, do departamento de cardiologia da Faculdade de Medicina da União de Pequim, realizou um estudo detalhando as diferentes formas como a covid-19 pode desencadear problemas cardiovasculares.

Além disso, é estabelecido um guia para a escolha de terapias de prevenção ou redução destes danos, e menciona os riscos para o sistema cardiovascular de alguns medicamentos atualmente em teste contra o coronavírus. O trabalho foi publicado em um artigo na revista "Frontiers in Cardiovascular Medicine".

A inflamação desempenha um papel importante no desenvolvimento e nas complicações das doenças cardiovasculares.

Zhang e sua equipe observaram que pacientes da Covid-19 com sinais aumentados de resposta inflamatória têm maior probabilidade de sofrer eventos cardiovasculares graves e correm maior risco de morte.

Os cientistas identificaram várias maneiras pelas quais o novo coronavírus pode desencadear problemas cardiovasculares: o vírus pode infectar diretamente e causar inflamação dos tecidos cardíacos, agravar problemas cardiovasculares existentes ou desencadear uma resposta imune excessiva no organismo.

Essa resposta excessiva refere-se a uma "tempestade de citocinas". As citocinas são as "bandeiras vermelhas" do corpo: um agente estranho entra no corpo, as citocinas são liberadas e o sistema imunológico reage e ataca esse micro-organismo estranho (neste caso, o coronavírus).

No entanto, quando há uma tempestade desses "sinais de alarme" ou moléculas, o sistema imunológico fica fora de controle e não apenas luta contra o vírus, mas também ataca o próprio corpo.

Nesse sentido, os pesquisadores recomendam o tratamento anti-inflamatório contínuo para ajudar na recuperação: terapias anti-inflamatórias cardiovasculares comprovadas devem ser usadas para tratar pacientes com Covid-19 que estejam em risco ou tenham desenvolvido problemas cardiovasculares (essas terapias limitam a atividade da sistema imunológico sobre o coração).

Em relação às experiências com alguns medicamentos para a doença, os pesquisadores alertam que sua eficácia e segurança ainda são desconhecidas.

"Alguns medicamentos usados para pacientes com covid-19, como lopinavir / ritonavir, interferon, ribavirina e hidroxicloroquina, podem realmente aumentar o risco de deterioração cardiovascular", explica Zhang.

Ele acrescenta que, considerando que esses medicamentos podem se tornar essenciais no tratamento clínico de pacientes com covid-19, são urgentemente necessárias estratégias de proteção cardiovascular para melhorar o prognóstico geral.

"Esperamos que nosso estudo forneça informações úteis para a comunidade mundial na esperança de melhorar o gerenciamento clínico da covid-19 durante esta pandemia", resume o cientista chinês. EFE