AVC e Alzheimer estão entre doenças que mais afetam a população no mundo

As patologias que afetam o sistema nervoso, como demências, enxaquecas ou acidentes cardiovasculares, são a principal causa de problemas de saúde no mundo, de acordo com um amplo estudo publicado nesta sexta-feira (15).

O estudo, publicado na revista Lancet Neurology, aponta que 43% da população mundial (cerca de 3,4 bilhões de pessoas) sofreu problemas de saúde neurológicos em 2021.

O estudo foi realizado por centenas de pesquisadores sob a supervisão do Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), uma instituição de referência em estatísticas de saúde.

O impacto deste tipo de patologias é muito maior do que se imaginava. Desde 1990, aumentou em mais de 50%, ultrapassando assim as doenças cardiovasculares, que eram as mais prevalentes até então.

Os pesquisadores veem nesses números um reflexo do envelhecimento da população, uma vez que a grande maioria dessas patologias não tem cura e pode persistir até a morte do paciente.

Esta realidade responde, por outro lado, a uma evolução dos critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), que atualmente contabiliza o acidente vascular cerebral (AVC) como uma patologia neurológica e não cardiovascular, uma opção aplicada pelos autores deste estudo.

Dentro desta categoria global de patologias neurológicas, os acidentes vasculares cerebrais são os que causam mais problemas. Segundo o estudo, resultaram em uma perda total de 160 milhões de anos de vida saudável para as pessoas afetadas.

Em seguida, estão a encefalopatia neonatal, as demências do tipo Alzheimer, as consequências neurológicas do diabetes, a meningite e a epilepsia.

Em termos de mortalidade, estima-se que as patologias neurológicas tenham causado mais de 11 milhões de mortes em 2021. Nesse aspecto, elas ainda estão abaixo das 19,8 milhões de mortes por doenças cardiovasculares.

Deixe seu comentário

Só para assinantes