Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Não é só dor no peito: veja sinais clássicos de 6 doenças cardiovasculares

Doenças cardiovasculares podem apresentar sinais diferentes em homens e mulheres - iStock
Doenças cardiovasculares podem apresentar sinais diferentes em homens e mulheres Imagem: iStock

Fernanda Bassete

Da Agência Einstein

17/09/2022 13h38

A AHA (Associação Americana do Coração) publicou uma nova declaração científica em que destaca os sintomas das seis principais doenças cardiovasculares, ressaltando que homens e mulheres podem apresentar sinais diferentes —por isso, alerta para a importância de saber identificar os problemas.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo —só no Brasil estima-se que ao menos 380 mil pessoas percam a vida todos os anos devido a essas enfermidades, segundo dados da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia).

Muitas vezes, mensurar sintomas de problemas cardíacos é difícil pela subjetividade. Eles podem não ser reconhecidos pelas pessoas ou não serem relatados por serem mais inespecíficos.

No documento, o comitê de especialistas da AHA revisou uma série de estudos e destacou que os sintomas frequentemente se sobrepõem e podem ser experimentados de formas diferentes ao longo do tempo. Eles podem variar, ainda, de acordo com o sexo e a gravidade do problema. Assim, conhecer os sinais típicos e atípicos é fundamental para a prevenção das doenças cardiovasculares.

A dor no peito que irradia para as costas, por exemplo, é um sinal clássico de um problema cardiovascular, mas não é o único. Aprender a identificar outros sinais sutis e menos familiares é uma forma importante de prevenção e de monitoramento.

"Esse é um documento para alertar não apenas a população leiga, mas também a comunidade médica. Ele parte da premissa de que a maioria dos sintomas é subjetiva. Então, o médico precisa saber identificar o que o paciente está trazendo de informação", diz Humberto Graner, cardiologista e coordenador do pronto-atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein de Goiânia.

Graner ressalta, ainda, que o documento é importante porque chama a atenção para as diferenças sutis entre os sexos. "Homens e mulheres experimentam o mesmo problema cardiovascular de maneiras diferentes. Não dá para colocarmos todos no mesmo balaio. É preciso levar os sinais relatados a sério e aprender a identificar aqueles que são atípicos. Por exemplo: típico numa insuficiência cardíaca é falta de ar; atípico é problema gastrointestinal", alertou o cardiologista.

Os sinais das 6 principais doenças cardiovasculares

  • 1- Infarto

É uma das condições que se enquadram na síndrome coronariana aguda —termo usado a qualquer condição cardíaca em que ocorre a perda súbita do fluxo de sangue para o coração. Segundo o documento, o sintoma mais frequente relatado quando uma pessoa está infartando é a dor no peito (como uma pressão), que irradia para costas, ombros, braço e mandíbula.

Sinais diferentes em mulheres: os mais relatados são a falta de ar, sudorese ou suor frio, fadiga incomum, náusea e tontura.

  • 2 - Insuficiência cardíaca

A falta de ar é o sintoma mais clássico e o que faz as pessoas procurarem um médico. Mas outros sintomas mais precoces devem ser considerados, como problemas gastrointestinais, dor de estômago, náuseas, perda de apetite, insônia, distúrbios do humor e disfunção cognitiva.

Sinais diferentes em mulheres: segundo o documento, mulheres com insuficiência cardíaca têm mais problemas de depressão, de ansiedade e relatam menos qualidade de vida. Elas também relatam palpitações, níveis maiores de dor e alterações digestivas.

  • 3 - Doença valvar

A doença da válvula cardíaca é uma causa comum de insuficiência cardíaca e tem o mesmo sintoma principal, que é a falta de ar. As válvulas são instrumentos que controlam o fluxo de sangue entre as câmaras do coração e os principais problemas incluem válvulas estreitas, endurecidas, que fecham incorretamente ou que são malformadas. A pessoa com doença valvar pode passar anos sem sintomas e desenvolvê-los progressivamente. Entre os sinais atípicos estão a hipertensão dos pulmões.

Sinais diferentes em mulheres: elas relatam mais falta de ar, intolerância ao exercício e fragilidade física do que os homens (eles costumam relatar dor torácica).

  • 4 - AVC (acidente vascular cerebral)

O popular derrame acontece quando o fluxo de sangue para o cérebro é interrompido. Os principais sinais são facilmente reconhecíveis por se tratar de uma emergência médica (rosto caído para o lado, dificuldade de fala ou fala distorcida e fraqueza nos braços). Mas há outros sintomas que podem ajudar a identificar: confusão mental, tontura, perda da coordenação e do equilíbrio e alterações visuais.

Sinais diferentes em mulheres: segundo o documento, as mulheres são mais propensas a terem sintomas menos familiares, como dor de cabeça e alterações motoras e sensitivas.

  • 5 - Arritmia cardíaca

São frequentemente descritas como batimentos acelerados, irregulares e agitados. Outros sintomas incluem fadiga, falta de ar e tontura —todos compartilhados com outras doenças cardiovasculares. Os menos comuns incluem dor no peito, desmaio e ansiedade.

Sinais diferentes em mulheres: elas relatam sentir mais palpitações —assim como os adultos mais jovens.

  • 6 - Doença arterial periférica

É caracterizada pelo entupimento das artérias de membros inferiores, reduzindo a circulação de sangue nas pernas. As pessoas podem não ter sintomas ou apresentar o sinal clássico que é a dor em um ou nos dois músculos da panturrilha (que ocorre durante a caminhada e desaparece com o repouso). Porém, câimbras, fadiga, dor nos dedos ou em outras partes do pé também podem ser sinais importantes, pois a condição aumenta o risco de infarto ou AVC.

Sinais diferentes em mulheres: a depressão é um problema bastante comum em mulheres com doença arterial periférica.

Instale o app de VivaBem em seu celular

Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!