PUBLICIDADE

Topo

Mariana Varella

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

12 mitos e verdades sobre a covid-19

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes
Mariana Varella

Mariana Varella é cientista social e jornalista de saúde. Editora-chefe do Portal Drauzio Varella e pós-graduanda da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo).

Colunista do VivaBem

19/01/2022 04h00

A pandemia de covid-19 já dura dois anos, mas ainda há muita desinformação a respeito da doença.

Para esclarecer as dúvidas, a OMS (Organização Mundial da Saúde) elaborou uma lista com os principais mitos e verdades sobre a infecção. Veja os principais.

1 - É possível contrair covid-19 pela água ou enquanto estiver nadando

MITO O vírus não passa pela água. No entanto, como o vírus é transmitido pelo ar, se houver uma pessoa infectada pelo vírus muito próxima, é possível contrair o vírus. Assim, evite nadar em locais onde não for possível manter distância de ao menos 1 metro. Quando estiver fora da água e não der para manter distância das outras pessoas, use máscara.

2 - A probabilidade de o vírus se disseminar pelos sapatos é muito baixa

VERDADE O risco de o vírus se espalhar pelos sapatos e infectar as pessoas é muito baixo. Como medida de precaução, principalmente em ambientes onde houver crianças pequenas que brincam ou engatinham no chão, considere tirar os sapatos antes de entrar em casa, assim você evita o contato com a sujeira da rua.

3 - Mosquitos podem transmitir covid-19

MITO O ar é a principal via de transmissão do Sars-CoV-2, vírus que causa a covid-19, e não há nenhuma evidência de que mosquitos possam passar a doença.

4 - É possível contrair o vírus da covid-19 de alimentos ou embalagens

MITO A covid-19 é uma doença respiratória, e não há evidência de que o vírus possa ser transmitido por alimentos ou embalagens.

5 - Lavar o nariz com solução salina não protege contra a covid-19

VERDADE Não há evidências de que usar soro fisiológico ou qualquer solução salina ajude a prevenir a covid-19 ou outra infecção respiratória.

6 - Vacinas contra pneumonia podem ajudar a prevenir a covid-19

MITO Vacinas que previnem pneumonia, como a pneumocócica e contra Haemophillus influenza tipo B, não protegem contra o Sars-CoV-2.

Para evitar quadros graves e óbitos causados pela covid-19, é necessário tomar as vacinas específicas para prevenir a doença.

7 - Máscaras causam aumento do nível de CO2

MITO Embora o uso prolongado de máscaras possa ser desagradável para algumas pessoas, elas não causam intoxicação por CO2 ou redução no nível de oxigênio. As máscaras devem ser bem ajustadas ao rosto para oferecerem boa proteção contra o vírus.

Apesar de a OMS não recomendar o uso de um tipo específico de máscara, especialistas indicam as máscaras PFF2 para maior proteção.

8 - Clima muito quente ou muito frio ajuda a matar o vírus

MITO O vírus pode se disseminar em ambientes frios, quentes, úmidos ou secos, e países com climas diversos registraram altas taxas de infecção.

9 - Estudos clínicos mostram que a hidroxicloroquina não é indicada para tratar a covid-19

VERDADE A hidroxicloroquina e a cloroquina são drogas usadas no tratamento de doenças como malária, lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide e foram estudadas para o tratamento da covid-19. Os dados dos estudos mostraram que as drogas não reduziram as taxas de morte entre pacientes internados nem trouxeram benefício clínico para pacientes com quadros moderados de covid.

10 - A dexametasona é recomenda para todos os pacientes com covid-19.

MITO A dexametasona, um corticoesteroide indicado para o tratamento de algumas condições de saúde por seu efeito anti-inflamatório e imunossupressor, deve ser utilizada apenas quando houver indicação médica e não é recomendada para pacientes com sintomas leves. A droga tem benefício para pacientes internados em UTIs, em uso de ventiladores pulmonares.

11 - Antibióticos não devem ser usados para prevenir ou tratar a covid-19

VERDADE A covid-19 é causada por um vírus. Antibióticos devem ser utilizados para tratar infecções causadas por bactérias, portanto não são indicados para a doença.

No entanto, algumas pessoas hospitalizadas por covid-19 podem necessitar de antibióticos caso tenham uma infecção bacteriana associada à covid-19.

12 - Vitaminas e suplementos minerais não servem para tratar covid-19

VERDADE Micronutrientes, como zinco e vitaminas D e C, são necessários para o bom funcionamento do sistema imunológico, mas não há nenhuma indicação para utilizá-los no tratamento da covid-19.

Sua reposição deve ser feita com indicação médica e apenas em casos em que há carência desses micronutrientes.

Por fim, para evitar a covid-19 e suas complicações, vacine-se com todas as doses recomendadas das vacinas utilizadas para prevenir a doença, use máscara bem ajustada ao rosto (dê preferência às PFF2), evite aglomerações, mantenha os ambientes bem ventilados e lave as mãos.