Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Alongar-se por alguns segundos já traz vários benefícios; veja 8

Quer diminuir seu estresse, melhorar sua circulação sanguínea e aliviar a tensão muscular? Comece a se alongar em alguns momentos do dia, por poucos segundos.

O alongamento é uma prática que envolve o estiramento dos músculos, para melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento das articulações.

Ao esticar a musculatura, você causa um aumento temporário no comprimento das fibras musculares. Isso pode ser benéfico para diversas pessoas, incluindo atletas, sedentários e aqueles que desejam melhorar sua postura ou obter relaxamento.

A recomendação e a abordagem do alongamento podem variar dependendo do objetivo e da condição física de cada indivíduo.

O tempo ideal para alongar pode variar. Mas, geralmente, de 15 a 30 segundos por músculo já promove benefícios. Esse tempo permite que seus músculos se estendam sem exagerar, ajudando a melhorar a flexibilidade sem elevar o risco de lesões.

Certifique-se de realizar alongamentos suaves e controlados, evitando movimentos bruscos. Se você estiver buscando orientação mais específica, um profissional da área pode ajudá-lo a determinar a duração ideal para seus alongamentos, com base em suas necessidades individuais.

8 benefícios do alongamento

1. Melhora a flexibilidade: O benefício mais óbvio. O alongamento ajuda a aumentar a amplitude de movimento das articulações, tornando os músculos mais flexíveis e reduzindo a rigidez.

2. Reduz o risco de lesões: Alongar ajuda a prevenir lesões musculares, articulares e ligamentares, tornando os músculos mais resistentes a estiramentos e tensões.

Continua após a publicidade

3. Alívio do estresse: Relaxa os músculos e alivia a tensão, o que pode reduzir o estresse e promover uma sensação de bem-estar.

4. Melhora a postura: O alongamento regular pode ajudar a corrigir desequilíbrios musculares e encurtamentos que afetam a postura, promovendo uma postura mais ereta e saudável.

5. Melhora da circulação sanguínea: O alongamento estimula o fluxo sanguíneo para os músculos, o que pode ajudar na recuperação após o exercício e na redução da fadiga muscular.

6. Melhora da coordenação: O aumento da flexibilidade pode melhorar a coordenação e o desempenho em atividades físicas.

7. Relaxamento muscular: O alongamento suave pode ajudar a relaxar os músculos e aliviar a tensão muscular, o que é especialmente benéfico após um dia de trabalho intenso.

8. Aumento da consciência corporal: O alongamento pode ajudar a aumentar a consciência corporal, permitindo que você perceba melhor a forma como seu corpo se move e se posiciona.

Continua após a publicidade

O alongamento deve sempre ser feito de forma segura e adequada para obter esses benefícios. Consultar um profissional de educação física ou outro profissional da saúde pode ser útil para orientação e planejamento da rotina de alongamento.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes