Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como aumentar a sua cadência de corrida e por que isso é importante

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

26/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A cadência de corrida nada mais é do que o número de passos que você dá por minuto —ou seja, a quantidade de vezes que seus pés tocam o chão em 60 segundos.

Muitos relógios esportivos mostram a cadência da corrida em tempo real durante o treino. Mas, se você não tem esse tipo de equipamento, uma forma simples de descobrir sua cadência é contar mentalmente quantos passos você dá com apenas um dos pés durante um minuto. Depois, basta multiplicar por dois.

Mas por que saber sua cadência é importante?

Uma boa cadência de corrida pode ajudar você a melhorar o desempenho e evitar lesões.

Especialistas dizem que a cadência ideal fica perto de 180 ppm (passos por minuto).

Para deixar mais clara a importância de uma cadência mais alta. Quando corremos dando mais passos por minuto, automaticamente a mecânica do movimento tende a melhorar, economizando energia e aproveitando melhor a força durante a corrida. Somado a isso há outros benefícios, como:

Melhora a aterrissagem, pois você passa a pisar mais próximo ao centro de gravidade.

Diminui o impacto no corpo, uma vez que os pés tocam o chão mais rapidamente.

Há um melhor aproveitamento do potencial elástico (como se fosse uma mola propulsora).

Ganho de velocidade: a cadência mais alta age como um estímulo neuromuscular que trabalha a agilidade da perna e do quadril, otimizando a ação motora de flexão e extensão mais rápida.

Melhora a postura durante a corrida.

NÃO CONFUNDA CADÊNCIA COM VELOCIDADE

É natural elevar a cadência quando corremos mais rápido. Porém, entenda que cadência e velocidade (ou ritmo) são coisas diferentes. Portanto, você pode aumentar o número de passos que dá por minuto sem aumentar a velocidade. Tudo é questão de prática.

Como melhorar a cadência

Para melhorar seu número de passos por minuto, aplique a contagem mental de ppm enquanto faz seus trotes (corrida leve). Procure não aumentar a velocidade do trote. Concentre-se em dar passadas mais curtas e rápidas, para tentar chegar perto dos 180 ppm.

Outra dica importante é: evite aumentar a fase aérea (quando o pé está no ar), o segredo está em diminuir o tempo em contato com o solo. Ou seja, busque tocar o pé no chão e já levantá-lo rapidamente, dando passos mais "curtinhos e rápidos".

No vídeo abaixo, mostro alguns exercícios educativos que você pode fazer antes do treino. Eles vão ajudar a melhorar a cadência.