Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pickleball: conheça o esporte com raquete que começa a crescer no Brasil

iStock
Imagem: iStock

Fernando Guerreiro

Colunista de VivaBem

08/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se você aderiu à moda do beach tennis e gostou de praticar a modalidade, prepare-se... Há um novo esporte com raquetes ganhando força no mundo todo, que tem tudo para conquistar tantos adeptos quanto a modalidade disputada na areia: o pickleball.

Uma "mistura" de tênis, badminton e tênis de mesa, o pickleball foi criado há quase 60 anos, mas começou a se popularizar nos Estados Unidos durante a pandemia. Segundo a Associação da Indústria de Esportes e Fitness norte-americana, o número de jogadores no país cresceu 21% em 2020 e 14% no ano passado.

A atividade também conquistou muitos adeptos na Europa e já ganha espaço nas quadras brasileiras. No Ibirapuera, um dos parques públicos mais visitados da América Latina, que fica em São Paulo, já há quadras destinadas para a prática de pickleball, que costumam ser concorridas.

Benefícios do esporte

Entre os principais pontos que atraem os praticantes estão:

  • A facilidade de aprender o jogo e as regras simples
  • A diversão
  • O ritmo acelerado, mas que não exige tanto esforço e técnica quanto o tênis

O pickleball é considerado um esporte inclusivo, que pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da habilidade ou das condições físicas.

Pickleball - iStock - iStock
Imagem: iStock

O esporte trabalha os músculos do corpo todo, melhora a resistência cardiovascular, desenvolve a coordenação e é uma ótima opção para quem quer deixar o sedentarismo e não gosta de fazer musculação ou aulas de academia, por exemplo

O esporte gera conexões entre os praticantes e interações diferentes das que vemos em atividades físicas praticadas na academia, em que o ambiente muitas vezes faz com que pessoas sedentárias ou acima do peso não se sintam confortáveis e sofram preconceito.

Como é o jogo

É disputado de forma individual (um contra um) ou em duplas.

Necessita de uma bola perfurada e uma raquete específica, maior que a de tênis de mesa e menor que a de pádel. A quadra tem dimensões equivalentes às de um campo de badminton.

A quadra tem algumas linhas que definem o que pode ou não ser feito. Os atletas não podem, por exemplo, permanecer na zona próxima a rede nem dar cortadas (voleios) pisando nessa área.

A principais regras do jogo que geram ponto para o adversário são:

  • Fazer um saque e a bola não entrar na zona correta.
  • Dar uma cortada antes que a bola tenha saltado uma vez em cada campo após o saque (regra de ressalto duplo).
  • Acertar a bola na rede.
  • Tocar na rede com a raquete ou o corpo.
  • Executar uma cortada na zona de "não corte".
  • Pisar na linha de "não corte" ou estar nela durante uma cortada.
  • Deixar a bola quicar duas vezes no próprio campo ou não conseguir rebatê-la para o campo adversário após um quique em sua quadra.
  • Deixar a bola tocar em qualquer parte da roupa ou corpo do jogador envolvido no ataque (exceto a mão que transporta a raquete).
Pickleball - iStock - iStock
Imagem: iStock

Para vencer um set, é preciso fazer 11 pontos, desde que haja uma diferença de dois pontos para o adversário.

Outro objetivo claro do pickleball é que qualquer pessoa possa divertir com um simples conjunto de raquetes e bolinhas enquanto melhora a sua condição física e saúde (inclusive a mental).