Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

5 dicas simples que vão ajudar você a correr melhor

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

17/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Corredores são determinados e estão sempre buscando evoluir no esporte. Abaixo, dou cinco dicas que vão ajudar a melhorar a sua performance e conseguir correr mais rápido ou aumentar a distância que percorre.

1. Evite começar um treino sem aquecer antes

Fazer um bom aquecimento prepara seus músculos para que eles suportem a carga do treino. Além de evitar lesões, o aquecimento adequado melhora o desempenho no treino.

Um aquecimento que costumo recomendar é correr em ritmo bem leve por 5 a 10 minutos e depois realizar exercícios educativos, que trabalham a parte cardiovascular, muscular e coordenativa da corrida.

2 - Evite alongar antes do treino

Alongar é muito bom, mas deixe isso para o pós-treino. Muitos estudos apontam que o alongamento antes do exercício não promove benefícios relevantes e pode até prejudicar a performance.

Por ser um tipo de exercício que estressa as fibras musculares (para que elas se alonguem e ganhem flexibilidade), o alongamento estático pré-corrida pode aumentar o risco de lesões e diminuir o desempenho, gerando exatamente o oposto do que um aquecimento adequado é capaz de fazer.

Corredores precisam de tensão muscular para usar as pernas de forma econômica, como molas propulsoras. Ter muita flexibilidade é como ter uma mola mais frouxa, que gera um retorno menor de energia.

Para aproveitar os benefícios do alongamento e ganhar mais amplitude nos seus movimentos, alongue-se depois de correr ou em dias em que não treina.

3 - Não negligencie seus treinos de fortalecimento

Para suportar o impacto da atividade física, seu corpo precisa ter músculos e tendões fortes. Daí a importância de corredores realizarem musculação, treino funcional, pilates ou outra modalidade que proporcione estímulos para ganhar força.

Fortalecimento muscular para corredores é muito específico e não se ganha correndo!

4 - Não se compare com outros corredores mais experientes

Não faz sentido comparar o primeiro capítulo da sua história no esporte com a história de alguém que já está a muito tempo correndo. Corra para viver sua própria jornada e criar sua própria experiência, sem se importar com o que os outros já fizeram ou vão fazer.

Em vez de se comparar com os outros, busque histórias de pessoas que podem ser inspiradoras e motivem você a treinar cada vez mais.

5 - Compre o tênis no tamanho certo

Para correr, o recomendável é que seu tênis seja um número maior do que os sapatos que você calça no dia a dia.

Usar um tênis apertado para correr é desconfortável: aperta a região dos dedos, raspa o calcanhar, pode gerar bolhas e também diminui a durabilidade do seu calçado.

Qual dessas dicas será a primeira que você colocará em prática?