PUBLICIDADE

Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mais motivação para treinar! Razões para correr uma maratona de revezamento

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes
Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro é formado em educação física e especializado em treinamento funcional. Atleta amador, já completou ultramaratonas e triatlos, e é também head coach da We Move Brasil, equipe de treino especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Colunista de VivaBem

02/05/2022 04h00

Está precisando de motivação para treinar? Participar de uma corrida de rua pode ser um desafio e trazer um pique extra para manter a rotina de exercícios. E isso é algo que falo por experiência própria.

Até 2015, eu gostava muito de treinar, mas não era dedicado na corrida. Queria, gostava mas nada me inspirava a praticar a modalidade. Eu olhava as pessoas correndo uma maratona (prova com 42,195 km) e não conseguia me imaginar na mesma pista em que elas estavam. Parecia algo impossível naquele momento.

Em 2016, participei da minha primeira corrida, que foi em montanha e tinha 7 km. Hoje, seis anos depois, já completei 10 maratonas e duas ultramaratonas de 75 km, sem falar de diversas outras provas com distâncias menores. Foram os seis anos de maior transformação, evolução e autoconhecimento que já vivi, muito por causa da corrida.

Obviamente, ninguém deve começar a correr e já pensar em percorrer os 42 km, distância da maratona. O ideal é treinar com orientação e respeitando os seus limites, iniciando por provas menores. Mas ainda assim é possível apreciar a sensação de participar de uma maratona. Como? Em equipe, dividindo a missão de completar os 42 km com outros atletas.

Provas assim são chamadas de maratonas de revezamento. Nelas, geralmente, é possível formar equipes com 2, 4 e 8 atletas, em que cada um fica responsável por fazer um trecho da prova. Se seu time tiver 8 pessoas, por exemplo, cada corredor vai fazer pouco mais de 5 km.

Meu primeiro grande desafio na corrida foi exatamente assim. Fazer em equipe a ultramaratona Bertioga Maresias, que tem um percurso de 75 km e é disputada no litoral de São Paulo. Corremos em cinco pessoas e, depois desse dia, fiquei impactado pela sensação de tantos quilômetros acumulados. Em menos de um ano, estava correndo a mesma prova, só que desta vez eu fiz os 75 km sozinho. Mas tudo começou num revezamento, sentindo e experimentado a adrenalina de largar numa prova oficial.

Boas razões para participar de uma maratona de revezamento

Um dos principais benefícios das corridas de revezamento e que elas "transformam" o esporte individual em uma atividade coletiva. Você vai correr em grupo (mas cada um de uma vez) e isso costuma servir de motivação para se esforçar ao máximo nos treinos e na prova, pois outras pessoas dependem de você para completar o percurso. Abaixo, listo outras vantagens:

  • Inclusão;
  • Engajamento com outros atletas
  • Corrida democrática (um time pode ter iniciantes e avançados, um ajudando o outro e trocando experiência);
  • Permite que mais pessoas se desafiem;
  • Estimula a prática da corrida;
  • Você não se deixará abater, pois estará lá defendendo sua equipe;
  • Trabalho em equipe.

Há muitas provas do tipo no Brasil. A Maratona de Revezamento Pão de Açúcar é uma das mais tradicionais do país e já teve mais de 25 edições aqui em São Paulo. Ela foi a porta de entrada de muita gente no mundo da corrida e também costuma ser realizada em outras capitais —por causa da pandemia, o calendário de provas de 2022 ainda tem muitas indefinições e por isso não vou falar aqui de datas nem locais.

Outra prova clássica é a Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day, disputada no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Em 2022, a capital paulista vai ganhar mais uma prova do tipo, a Maratona Fila, que será realizada no dia 22 de agosto e poderá ser disputada individualmente, em dupla ou quarteto.

Confira o calendário de corridas da sua cidade, junte seus amigo e forme sua equipe para participar de uma maratona de revezamento, pode ter certeza que isso será uma atividade muito prazerosa e desafiadora.