Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A cada 3 brasileiros, 1 é sedentário; como mudar a situação e ir treinar?

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

28/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você sabia que o Brasil é o segundo país do mundo em que menos se pratica exercício físico? O dado é de uma pesquisa online da Ipsos, realizada em 29 nações, com 21.503 pessoas de idade entre 16 e 74 anos, entre 25 de junho e 09 de julho de 2021.

Segundo o levantamento, o pódio das nações em que as pessoas mais fazem exercícios é formado por Holanda, Alemanha e Romênia. Na outra ponta da lista, ou seja, as nações mais sedentárias, além de nós, brasileiros, estão japoneses (os mais sedentários do planeta) e italianos (em terceiro lugar).

Por semana, os brasileiros se exercitam, em média, 3 horas (180 minutos). Isso até pode estar dentro do que recomenda a OMS (Organização Mundial da Saúde), que é realizar 150 minutos de atividade física intensa ou 300 minutos de atividade leve a moderada por semana. Porém, o mais preocupante é que 31% das pessoas em nosso país relataram que não fazem nenhum exercício.

E, apesar de o Japão ter mais sedentários (34% da população), por lá a média semanal de exercícios é um pouco maior que a nossa: 3,3 horas. Para você ter ideia, a média global de atividade física ficou em 6,1 horas por semana. Já na Holanda, o país mais ativo, as pessoas realizam 12,8 horas de exercícios semanais.

A boa notícia é que 53% dos brasileiros disseram que gostariam de praticar mais esportes —outros 40% estão satisfeitos com o tempo investido nos treinos e 7% afirmaram que gostariam de praticar menos exercícios do que já praticam.

Os inimigos do treino e como gostar de se exercitar

A pesquisa da Ipsos revelou os principais inimigos da atividade física. As dificuldades mais mencionadas foram:

  • Falta de tempo (32%)
  • Falta de dinheiro (21%)
  • Não ter academia perto (13%)
  • Não ter companhia para treinar (13%)
  • Calor ou frio (8%)

Respeito as dificuldades que cada um tem em sua rotina e vida pessoal. Mas, vendo as dificuldades, muitas vezes elas parecem desculpas para justificar a falta de motivação para treinar, já que é muito fácil encontrar treinos curtos (de até 15 minutos), gratuitos e que podem ser feitos na sala de casa. Ou seja, não precisam de muito tempo, nem dinheiro, nem academia por perto.

Há 15 anos atuando na área de treinamento e educação física, entendo que para combater o sedentarismo e difundir a cultura do exercício físico devemos deixar claro os benefícios em longo prazo da prática. É muito comum as pessoas olharem para o treinamento físico como algo que trará ganhos estéticos, achar que o treino seve só para obter um corpo definido. Como isso não é fácil de se conseguir, acaba fazendo com as pessoas desistam de treinar e ainda afasta quem não tem o desejo de ficar definido.

Se continuar predominando o pensamento de que fazer exercício é algo difícil, cansativo e só quem "se mata de tanto suar" tem resultados, obviamente os números não mudarão. Quando você conhece as recompensas de um estilo de vida mais ativo, fica muito mais simples e prazeroso se exercitar todos os dias.

O ponto aqui é uma visão clara do porquê se exercitar, por onde começar e aonde quer chegar.

O porquê definirá o quanto de desejo isso vai gerar em você. Saber o seu ponto de partida é crucial para um programa esportivo que desafia você, mas não o frustra.

Para fazer isso acontecer, primeiro tenha em mente que a atividade física reduz o risco de várias doenças, como diabetes, pressão alta, obesidade, infarto, AVC, câncer. Lembre-se também que é uma ótima ferramenta de bem-estar, que ajuda a aliviar o estresse, diminuir a ansiedade e combater sintomas depressivos, além de trazer aquela sensação de prazer imediato, principalmente após o treino. Por fim, descubra sua paixão. Encontre uma ou mais modalidades que você realmente goste de praticar e irão fazer você sair de casa no sol, no frio, na chuva para praticar.