Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Táticas para garantir resultados e terminar o ano melhor do que começou

iStock
Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

22/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Culturalmente, quando o final do ano se aproxima costumamos tirar o pé dos cuidados com a alimentação e com o treino, curtir as festas e esperar o ano novo para voltar a focar em metas ligadas à atividade física e à saúde —ou até mesmo profissionais e pessoais. O que acha de fazer diferente dessa vez? Que tal dar um gás nessa reta final de 2021 e conquistar resultados incríveis e surpreendentes?

Hoje vou apresentar "8 chaves" que vão ajudar você a terminar seu ano melhor do que começou. São táticas que funcionam para obter ganhos em qualquer área da sua vida, desde que você as aplique com determinação.

1. Diga não para tudo o que rouba o seu tempo As distrações são muitas e às vezes estão na palma das nossas mãos. Seu smartphone e as redes sociais, por exemplo, pode estar roubando sua energia e minutos preciosos, que poderiam estar direcionados aos seus objetivos e sonhos. Faça um teste e veja quanto tempo você passa por dia conferindo o Instagram, o Facebook. Provavelmente, nesse tempo dá para fazer um treino HIIT muito eficiente.

Defina uma programação semanal Você deve considerar isso como escrever o seu manual de conduta diária, seu protocolo de vida. Coloque nessa lista desde as atividades mais simples até as mais importantes que deve fazer. Escrever e ter um tempo reservado para cada atividade que você precisa concluir no seu dia ou semana é fundamental para ativar em você a disciplina e excelência. A sensação de concluir uma atividade é maravilhosa, não é mesmo? Isso porque você está sendo inundado por um neuro-hormônio chamado dopamina.

Exercite seu corpo pelo menos quatro vezes por semana A atividade física, além de ser um remédio natural que promove saúde e bem-estar, é um momento do dia que você tem um encontro especial com você mesmo. É o tempo de você se cuidar, descobrir a força que existe dentro de você, que pode ser aplicada em outras tarefas do dia a dia. Outro ponto importante do exercício físico é que conforme você vai se exercitando e melhorando sua performance, sua autoestima cresce junto, tornando você alguém mais confiante e capaz de encarar desafios. Obviamente, se seus objetivos estão relacionados com conquistas no esporte, esse item de treinar ao menos quatro vezes é ainda mais essencial e importante.

Hidrate-se bem Água é vida. Seu organismo precisa estar hidratado para trabalhar regularmente. Lembra aquela dor de cabeça que aparece durante o dia? Do nada. Então, pode ser falta de se hidratar.

Determine pelo menos uma hora do seu dia para estudar e aprender algo novo Aqui entra um ponto científico muito importante: aprender coisas novas significa aumentar a capacidade do seu cérebro em reconhecer a armazenar mais informações. Quando você oferece estímulos diferentes ao seu cérebro, o número de sinapses (conexões entre os neurônios) aumenta, aumentando cada vez mais a neuroplastiicidade, que é a capacidade do moldar o seu cérebro. Fazer coisas novas promove melhor uso do cérebro.

Celebre a vida e trabalhe o seu merecimento Quando você tem demandas e a vida está uma correria —o famoso: "o circo está pegando fogo"—, a tendência é focar nisso e achar que a vida como um todo só depende da solução dos problemas. Quando, na verdade, existe mais uma dezena de coisas acontecendo ao mesmo tempo e muitas delas são positivas, alegres e merecem ser celebradas. Isso servirá como um contraponto para seu equilíbrio emocional.

Converse com ao menos uma pessoa importante para você por dia Você já sentiu saudade de alguém que ama? Ligou para essa pessoa? Se ligou, sabe o quão especial e gostoso foi: você termina a ligação nas nuvens de tanta alegria —nem precisa ser uma paixão de casal, falo de um sentimento genuíno entre pessoas no geral. Não perca tempo com distrações, ligue para quem é especial para você. Quando você tem esse contato, alguns neuro-hormonios são liberados, nesse caso, você poderá receber uma descarga de ocitocina, que aumenta a sua capacidade de empatia.

Finalize os seus dias agradecendo A gratidão acalma sua mente e faz você enxergar a vida por outras perspectivas. Conecta você com uma paz interior que promove energia para ir além. Olhar para os problemas o tempo todo com certeza o fará uma pessoa mais negativa ou cansada, experimente agradecer por tudo, dos maiores aos menores acontecimentos do seu dia e surpreenda-se.