Topo

Fernanda Victor

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Engordou no fim de ano? É preciso estar atento ao efeito sanfona

Não se desmotive com um número isolado na balança - iStock
Não se desmotive com um número isolado na balança Imagem: iStock

Colunista do UOL

06/01/2022 04h00

É difícil mesmo manter o foco durante as festividades de fim de ano. Situação comum na primeira semana útil do ano: você decide se pesar e não fica tão satisfeito com o que vê na balança?! Podem surgir alguns sentimentos de culpa e você começa a se questionar se perdeu todo o esforço investido durante o ano.

Mas calma! Antes de se desmotivar com um número isolado na balança, é preciso considerar que nesses períodos geralmente ocorre maior retenção de líquidos, mudanças no hábito intestinal, privação de sono, dentre outros fatores que podem facilitar o ganho de peso no recesso.

Na grande maioria dos casos, um acréscimo de 2 kg pode ser rapidamente revertido após a retomada da rotina de cuidados. Então, mantenha-se ativo, beba bastante água, retome seu plano alimentar e sua rotina de exercícios físicos.

Em situações em que ocorre um ganho de peso superior a 2 kg, sobretudo durante um processo de emagrecimento, é importante estar mais alerta e traçar um novo plano de ação. Afinal, quando as estratégias para o controle de peso são interrompidas, engordar é fácil e, até mesmo, esperado.

Perder peso não é uma tarefa simples, mas manter o peso perdido é ainda mais desafiador. Isso acontece durante o emagrecimento porque, ao perder peso, ocorrem adaptações metabólicas e hormonais que promovem aumento da fome e redução do gasto de energia.

Estudo publicado na revista Obesity em 2016 conseguiu quantificar que, para cada 1 kg de peso perdido, nosso organismo aumenta a fome em cerca de 100 calorias e o metabolismo desacelera em torno de 30 calorias.

Imaginem uma pessoa que pesava 100 kg e pese hoje 90 kg, teve, fisiologicamente, sua fome aumentada em 1.000 kcal e seu gasto de energia reduzido para 300 kcal. Essa tentativa do corpo de se "proteger" diante do emagrecimento dificulta o controle de peso e favorece o vai e vem observado na balança.

Para evitar o temível efeito sanfona e os ciclos de "engorda-emagrece", soluções fáceis e rápidas são tentadoras, mas pouco efetivas. Nesse momento, recorrer a dietas muito restritivas, sucos detox ou dietas da moda pode te atrapalhar mais do que ajudar.

Retomando os esforços e a vigilância, não será o ganho de peso do fim de ano que comprometerá todo o seu resultado. Lembrem-se também de que apreciar bons momentos com a família e os amigos também é saúde. Então, nada de culpas, é tempo de recomeços!

Referências:

1. Koutras Y et al. Weight-related behaviors and weight loss maintenance: a cross-sectional study in Cyprus. BMC Public Health. 2021;21(1):1-8.

2. Polidori et al. How strongly does appetite counter weight loss? Quantification of the feedback control of human energy intake. Obesity. 2016; 24(11):2289-2295.