PUBLICIDADE

Topo

Elânia Francisca

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

"Você é tão madura, nem parece adolescente": o perigo disfarçado de elogio

BenAkiba/iStock
Imagem: BenAkiba/iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes
Elânia Francisca

Elânia Francisca é psicóloga, especialista em gênero e sexualidade e mestra em educação sexual. Realiza atividades educativas, consultoria e supervisão nas temáticas de gênero, sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos.

Colunista do UOL

09/04/2021 04h00

Infelizmente, tem muito adulto por aí abordando adolescentes usando a frase: "Você é tão madura(o), nem parece adolescente", com tom de elogio, mas que na verdade não é.

Aliás, muitos adultos, inclusive, usam essa frase como argumento para se justificar, quando são acusados de cometer violência sexual: "Ela(e) me enganou, não parecia adolescente, era muito madura(o) para a idade".

Pensando nisso, elaborei algumas reflexões voltadas para adolescentes que podem auxiliar quando uma pessoa adulta tentar elogiar usando esse tipo de frases. Vamos lá?

1. Não existe adolescente mais madura(o) que outra(o). Crescer e se desenvolver não deve ser tratado como uma competição de maturidade;
2. Adolescências são plurais, então, se você tem reflexões diferentes das de suas(seus) amigas(os), você não tem mais maturidade que elas(es), você só é uma pessoa que pensa coisas diferentes de seu grupo, mas você continua sendo adolescente!
3. Se um adulto diz a frase "Você é mais madura(o) que as(os) outras(os)", ele está criando uma espécie de pódio da maturidade e, indiretamente, querendo fazer com que você se sinta mais especial que as demais pessoas da sua idade, e isso não é legal! Já dizia a poeta anônima "Nem melhor, nem pior, apenas diferente";
4. Logo após (ou junto com) a frase "Você é mais madura(o) que as(os) outras(os) meninas(os) da sua idade", na maioria das vezes, vem uma tentativa de sedução. Se isso acontecer, saia de perto dessa pessoa e conte isso para alguém que confie. Adultos não devem tratar adolescentes com intenções sexuais (e eles sabem muito bem disso);
5. Muitos adultos usam a própria idade, dinheiro e posição profissional como estratégias de poder para seduzir adolescentes. Não caia nessa! Adultos que fazem isso sabem direitinho o quanto esse comportamento atrapalha você e seu desenvolvimento sexual e emocional. Proteja seu corpo e suas emoções!
6. Você não é "madura(o) demais pra sua idade" e isso não é ruim! Sei que, falando assim, parece que estou diminuindo você, mas na verdadedse não ser esse tipo de "pessoa madura" é muito saudável e significa que seu corpo não foi violentado ou forçado a pular uma fase da vida;
7. Você tem sua individualidade e certamente isso o torna uma pessoa única, mas mesmo sendo única você segue sendo adolescente! Então não caia nessa ideia que tem como objetivo convencer você a viver a ilusão de que pular a adolescência o torna uma pessoa melhor que as demais;
8. Curta a adolescência com adolescentes e pessoas de idade aproximada da sua! Pessoas da sua idade estão vivendo coisas parecidas com as que você está vivendo, então é muito gostoso estar com alguém que te acolhe porque também quer ser acolhida.

Tratar adolescentes como se já fossem adultos atrapalha o desenvolvimento sexual saudável. Se você é uma pessoa adulta, não seja alguém que contribui para a violação de um direito tão importante.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL