Topo

Elânia Francisca

21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres: vamos juntes?

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

27/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Estamos no meio de uma campanha pelo fim da violência contra meninas e mulheres do mundo todo. Internacionalmente, é chamada de 16 dias de ativismo, tendo início em 25 de novembro (Dia do Combate à Violência contra a Mulher) e finalizado no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). Mas aqui no Brasil a campanha começa no dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), totalizando 21 dias de atividades que chamam a atenção para a garantia de direitos de meninas e mulheres.

A campanha foi criada em 1991, por mulheres do Instituto de Liderança Global das Mulheres, e desde então mobiliza pessoas, instituições, coletivos e organizações do mundo todo para a importância de prevenir e acabar com as violências contra a mulher.

Todo mundo pode participar, basta apoiar ou realizar ações que promovam a reflexão e ação no combate a essas violências. Você pode conversar com suas amigas, amigos e amigues* sobre o tema. Pode indicar este e outros textos que divulguem a campanha e também pode buscar mais informações sobre a situação das mulheres em nosso país e no mundo.

Mas precisamos mesmo de uma campanha dessas aqui no Brasil? Para responder a essa pergunta, proponho que façamos um exercício.

Responda as perguntas a seguir com "sim" ou "não":

1. Você conhece alguma menina com menos de 14 anos de idade que já foi assediada sexualmente na rua? Quando eu falo em "assédio sexual" estou me referindo àquilo que chamam de "cantadas na rua".
2. Você conhece alguma mulher que já foi vítima de violência por parte do marido ou namorado?
3. Você conhece alguma mulher que tem medo de andar em uma rua deserta sozinha?
4. Você conhece alguém que acha que existem mulheres que permanecem em situação de violência porque gostam de apanhar?
5. Você já disse ou ouviu alguém dizer que prefere ter "filho menino" porque ser pai de "menina" dá mais trabalho?
6. Você conhece alguém que acha que algumas mulheres usam roupas que incentivam o estupro?

Se você respondeu "sim" para pelo menos uma dessas perguntas, significa que você já se deparou com algum tipo de violência contra meninas e mulheres. E se você já viu ou viveu alguma das situações colocadas, significa que elas estão mais presentes em nosso cotidiano do que a gente imagina.

Por isso, é fundamental que você se movimente de alguma forma, para contribuir na construção de uma sociedade segura para todo mundo. Uma das formas de se movimentar é apoiar a campanha dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra meninas e mulheres.

Vamos juntas, juntes e juntos?

*A linguagem neutra, ou linguagem não binária, propõe uma modificação na língua portuguesa para incluir pessoas trans não binárias, intersexo e as que não se identificam com os gêneros feminino e masculino.