PUBLICIDADE

Topo

Taise Spolti

Pesto de ora-pro-nóbis cremoso vai bem com macarrão ou na salada

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

25/11/2021 04h00

Você com certeza já ouviu falar da ora-pro-nóbis, planta alimentícia não convencional que caiu no gosto da população pelo seu sabor suave e pelas propriedades nutricionais. Rica em proteína, ela facilmente pode substituir outras fontes como a carne e o ovo, e além disso contém outros nutrientes essenciais, como cálcio, ferro e fósforo.

Em muitas cidades do Brasil, encontramos a planta em meio à estrada, em terrenos baldios, inclusive muitas pessoas acreditam ser uma erva daninha e acabam derrubando ou arrancando o pé, infelizmente (assim como tantas outras plantas que podem ser consumidas, mas a gente acaba destruindo).

Uma maneira bem bacana, simples e rápida de consumir a ora-pro-nóbis na sua alimentação diária, e com muito sabor, é em forma de molho, como o pesto, ou em sucos e saladas.

Para hoje, reservei a receita que fiz outro dia para minha família e que foi sucesso até no Instagram. Esse pesto fica cremoso e com uma consistência parecida com a maionese, já que usei ele para um macarrão integral, mas você pode reservar na geladeira por no máximo três dias e consumir com torradinhas, pão, no omelete, na salada, onde quiser.

Ingredientes:

  • 2 xicaras (de chá) de folhas de ora-pro-nóbis
  • 10 folhas grandes de manjericão fresco
  • 1 pedaço do tamanho de uma colher (de sobremesa) de queijo colonial ou queijo maturado, como canastra (se for usar parmesão ralado, use 1 pacotinho de 50 g)
  • 1/3 de xicara (de chá) de azeite extravirgem
  • 1 colher (de chá) rasa de sal
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher (de chá) de pimenta-preta em grãos
  • 1 colher (de sopa) de castanhas-de-caju, do pará ou nozes

Modo de preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e vá processando até começar a ficar homogêneo;
  2. Mantenha a velocidade baixa e adicione aos poucos 1 colher (de sopa) de água morna. Vá adicionando a água de colher em colher até formar um molho. Aproximadamente 5 colheres serão necessárias;
  3. Use no seu macarrão ou na salada.