Topo

Taise Spolti

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

O que é o comer consciente?

iStock
Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

04/04/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sim, eu tenho certeza de que você já leu ou ouviu falar sobre a alimentação consciente. Sei disso pois aqui no VivaBem existe uma colunista, grande colega e inspiração para mim que é uma das maiores autoridades no país nesse assunto, a Sophie Deram.

Cada vez mais pessoas abordam sobre a alimentação consciente, uma vez que a sociedade tem se distanciado do real valor de uma alimentação saudável —uma triste realidade.

Muito se valoriza os alimentos, os produtos, o valor químico que ele tem no nosso organismo, se faz bem, se cura, se engorda, se emagrece, se diminui o apetite, se previne câncer... Há infinitas possibilidades dentro de um prato de comida. Mas, ao mesmo tempo em que mais se valoriza e se fala sobre esses aspectos, nota-se que mais distantes os indivíduos ficam da vontade e necessidade de se relacionar com algo a mais do que está sendo oferecido nessas refeições, nos lanches, nos pacotes.

Essa falta de relação e interação com o alimento e com o ato de se alimentar gera a confusão entre o comer fisiológico e o comer emocional, também conhecido como comer hedônico (ou fome hedônica). E é aí que entramos com o assunto do Comer Consciente.

Comer Consciente é uma das principais abordagens do Mindful Eating, ou seja, em tradução literal, comer atento. Quantas vezes você se pegou comendo caminhando, comendo atrasado, comendo olhando televisão, comendo enquanto discutia com seu parceiro ou outra pessoa durante um almoço, comendo em situações estranhas como em reuniões online, fazendo aula da faculdade online... São inúmeras as situações que comemos por que queremos mastigar, comemos por que estamos com vontade, comemos por que a 'barriga roncou' e você nem se deu conta do tempo voando, ou então, comemos enquanto realizamos outra tarefa para otimizar tempo, já que essa nossa sociedade prioriza a produtividade e as multitarefas para sermos alguém 'notável' na nossa área de atuação.

Essa produtividade em outras áreas da nossa vida vem cada vez mais nos distanciando do que seria o primordial para viver: comer, descansar e tomar água. Um ser vivo não vive sem boa fonte de energia, sem água e sem restabelecer o equilibrio interno, então como querer que nosso corpo sobreviva bem fazendo com que ele seja uma máquina potente que não precisa de descanso (e muitas vezes nem sequer consegue se desligar), ingere pouquíssima água e a comida que se consome é de qualidade baixa?

Bom, mas o que isso tem a ver com o Comer Consciente?

Por mais que o movimento da alimentação saudável esteja aumentando, a consciência alimentar é onde mora os maiores pecados, comer desenfreadamente, comer sem ter relação de prazer, ou comer em busca do prazer para saciar alguma insatisfação emocional, mesmo que sejam alimentos 'saudáveis', podem fugir do controle sendo usando como bengala para um mau comportamento alimentar.

Arroz com feijão, excelente refeição, boa, barata, cultural, nutricionalmente ótima, pode estar sendo usada como uma bengala e fugir do controle quando o indivíduo que o está comendo sequer sente o tempero, o sal, a quantidade que é suficiente, não sabe distinguir quando está saciado, come olhando noticiários ruins que lhe causam mal estar. Muitas pessoas que reportam não saber a hora de parar de comer, e causando a frustração pós prandial, ou seja, um sentimento extremamente negativo após comer tanto pois sentem que comeram além do necessário, são as pessoas que usaram o fator emocional somado à falta de atenção ao ato de comer.

Comer atento é então uma prática para que o comportamento alimentar de um indivíduo se estabeleça da melhor forma, sem que haja grandes interrupções ou cortes da alimentação, com dietas restritas que podem aumentar o descontrole desse comportamento, ao invés de colaborar para a saúde.

Comer consciente é, por fim, uma prática que precede outras estratégias alimentares quando o objetivo é de fato ensinar um indivíduo a se relacionar de forma positiva com a comida, com seu corpo, com seu organismo, ensina a escutar, a sentir, a cheirar, a ficar atento aos sinais que o corpo demonstra antes, durante e após cada refeição, e assim como qualquer outra área da nossa vida, só chegamos a perfeição com o treino, treino e treino. Não é na primeira prática de comer consciente que um indivíduo perceberá as grandes diferenças e os enormes benefícios que o comer consciente proporciona.

Para te ensinar uma prática simples, e que eu desejo que você aplique em pelo menos 2 refeições do dia na primeira semana, e depois aumente para mais refeições ao longo dos dias, é o termômetro da atenção ao comer, essa estratégia eu aplico inicialmente com algumas das pessoas que acompanho logo ao iniciarmos o acompanhamento individual, para outras pessoas algumas estratégias diferentes podem ser aplicadas, mas essa em especial é uma de bolso, pois você pode imprimir.

Termômetro da atenção  - Reprodução  - Reprodução
Imagem: Reprodução

Essa obra foi criada pelas autoras Paula Teixeira e Driele Quinhoneiro, do Mindfuleating Brasil e pode ser usado para fins educativos.

O ato de comer de forma atenta, ou consciente, faz com que você sinta com mais facilidade uma relação positiva com o alimento, saiba e entenda os sinais de saciedade, e é o primeiro passo para você entrar em um plano alimentar ou reeducação alimentar.

Espero que goste e que aplique em sua rotina.