PUBLICIDADE

Topo

Taise Spolti

Além de saudável, bacon vegano evita sobras: é feito com casca de banana

iStock
Imagem: iStock
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

19/11/2020 04h00

Você com certeza já experimentou esse 'bacon' vegano em muitos restaurantes e lanchonetes com opções de pratos sem carne, mas não deve ter se questionado de como era feito.

Além de ficar delicioso, é uma maneira bem simples de evitar desperdício, evitar comer o bacon tradicional rico em gordura e pode ser liberado para crianças.

Ingredientes

  • 8 cascas de banana
  • 1 colher (de sobremesa rasa) de páprica defumada ou doce
  • 1 colher (de chá) néctar de coco ou mel (caso prefira a segunda opção, a receita deixa de ser vegana)
  • 1 colher (de chá) de sal

Modo de preparo

  1. Higienize as cascas e seque um pouco com papel toalha. Com o auxílio de uma colher, raspe-as por dentro, para retirar o excesso daquela fibra branca. Corte as cascas para que elas fiquem em tiras ou picadas em pequenos pedaços;
  2. Misture os outros ingredientes em uma tigela pequena e, então, coloque as cascas de banana dentro. Mexa com as mãos, para que todo o tempero penetre em todas as cascas. Aqueça o forno a 180 graus;
  3. Coloque as cascas de banana temperadas em uma forma com papel manteiga e leve para assar por 30 a 40 minutos;
  4. Espere esfriar completamente para manusear e guarde em um pote fechado fora da geladeira por até três dias.

Lugares úmidos ou dentro da geladeira podem fazer com que elas amoleçam. Para deixar sequinho novamente, apenas aqueça por alguns minutos em forno.

Use em saladas, sanduíches, ou qualquer prato que desejar.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL