PUBLICIDADE

Topo

Creme de coco de vó: receita é simples e não tem glúten nem lactose

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

14/06/2020 04h00

Hoje trago a receita de um creme muito saboroso, que lembra aqueles feitos pelas avós na nossa infância, cheio de nutrientes do coco e sem mistérios na hora de preparar.

Esse doce também pode ser consumido por crianças, ainda mais se você tem filhos (ou até você mesmo) que gostem de um doce, mas que sabe que é necessário saber dosar a ingestão dele ao longo dos dias.

Essa versão saudável é fácil de fazer e, se você quiser, pode incrementar com frutas picadas por cima, nozes ou até uma geleia caseira sem açúcar (como eu já ensinei aqui).

Ingredientes

  • 500 mL de leite de coco integral
  • 1 xícara de água
  • 4 colheres (sobremesa) de açúcar de coco
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha natural
  • 2 colheres (sobremesa) rasa de biomassa de banana verde em pó (pode usar amido de milho se preferir)

Preparo

  1. Em uma panela coloque o açúcar, água e o leite de coco, leve para o fogo para quase ferver (apenas esquente bem);
  2. Retire uma xícara do leite quente e misture vigorosamente com a farinha ou biomassa, volte essa mistura para a panela, agora com fogo baixo e misture a baunilha;
  3. Continue mexendo com a espátula em fogo baixo até que comece a engrossar, quando você puxar a espátula e conseguir ver o fundo da panela por um ou dois segundos;
  4. Desligue o fogo e coloque em taças ou potinhos para ir a geladeira, deixando até esfriar por completo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL