PUBLICIDADE

Topo

Conheça 6 segredos de Gwyneth Paltrow para chegar plena aos quase 50 anos

Gwyneth Paltrow em Los Angeles, California, em janeiro de 2019 - Jon Kopaloff/Getty Images
Gwyneth Paltrow em Los Angeles, California, em janeiro de 2019 Imagem: Jon Kopaloff/Getty Images
Silvia Ruiz

Silvia Ruiz é jornalista e trabalha com comunicação digital e PR. Durante mais de 15 anos atuou na cobertura de saúde, bem-estar e estilo de vida. É apaixonada por alimentação natural, meditação e práticas holísticas. Mãe do Tom, do Gabriel e da Myra, tem bem mais de 40 anos e está tentando aprender a viver bem na própria pele em qualquer idade.

Colunista do UOL

25/09/2020 04h00

Nesta semana a atriz Gwyneth Paltrow, uma das maiores estrelas de Hollywood, anunciou que é o novo rosto global da Merz Aesthetics, maior empresa de medicina estética do mundo e, aos 47 anos, aproveitou para falar sobre a relação entre beleza e seu processo de envelhecimento. "Meu corpo está envelhecendo, então é estranho, é um pensamento muito surreal para balancear, porque eu nunca voltaria no tempo para ter 28 anos. Eu me sinto tão feliz na minha vida agora e acho que sou eu mesma."

Me identifiquei muito com essa declaração e inclusive numa enquete em meu perfil no Instagram vi que a maioria das mulheres dessa faixa etária que me acompanham se sente da mesma maneira (me siga por lá também: @silviaruizmanga).

A gente não quer voltar no tempo principalmente porque nos sentimos muito melhor depois dos 40 em relação ao que somos, à nossa essência. A maturidade traz uma paz de espírito. Por outro lado, o corpo envelhecendo é estranho, é algo com o qual a gente tem que aprender a lidar.

E Paltrow defende o mesmo que eu aqui no Ageless: podemos abraçar a idade, mas, por que não, usar os recursos e tecnologias que temos hoje para dar uma força para nosso corpo acompanhar esse processo com a maior potência possível? O mesmo se aplica à beleza. A gente não deixa de ser vaidosa porque está mais velha. Mas temos que aprender a cuidar de dentro tanto quanto cuidamos de fora e não adianta tentar voltar aos 28 anos. Bem-estar tem tudo a ver com beleza e autoestima. A atriz inclusive criou um império falando da combinação desses assuntos no site Goop, criado por ela, que virou até série para a Netflix em 2020.

Apesar de a série ter causado muita polêmica por conta dos tratamentos alternativos controversos (a Goop já foi processada, por exemplo, por vender ovos de pedra jade e quartzo rosa para serem introduzidos na vagina - prometendo equilíbrio hormonal, orgasmos mais intensos e outros benefícios), podemos nos inspirar em algumas dicas da rotina de Gwyneth de wellness e beleza:

Skincare com produtos naturais

"Eu uso produtos orgânicos, mas também faço lasers", disse ela em entrevistas. "O que faz a vida interessante é encontrar o equilíbrio entre o cigarro e o tofu". Nesse caso, ela aposta em produtos para a pele de linhas "clean beauty", livres de toxinas, como já falei por aqui. Mas também investe em tratamentos estéticos com dermatologistas e não esconde isso. Diz apenas que não faria mais Botox porque a deixou com a expressão estranha.

Água com sal do Himalaia

A atriz conta que beber água é uma das coisas mais importantes de sua rotina, que está sempre com uma garrafa ao seu lado. Segundo ela, para ajudar na absorção, ela adiciona um pouco de sal do Himalaia na água. "Não tem gosto bom, mas me sinto muito bem", diz ela.

Tratamento facial caseiro

Gwyneth faz seu próprio tratamento de pele diário em casa. Ela faz esfoliação todos os dias para remover células mortas e trazer renovação à pele (mas nem todo mundo tolera esse tipo de tratamento todos os dias, é bom falar com seu dermatologista antes de testar). Existem produtos de farmácia próprios para esfoliação. Dica para uma alternativa caseira: basta misturar uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de açúcar e pronto. É só aplicar no rosto com movimentos leves circulares, massageando o rosto por três minutos, depois enxaguar com bastante água.

Outra dica dela é mergulhar o rosto em uma bacia com água e gelo por alguns minutos (segundo ela, é um truque que aprendeu com maquiadores para dar um up instantâneo na pele).

Banho de banheira detox

Bom, esse é mais complicado, quem é que tem banheira em casa no Brasil, né? A atriz conta que faz um banho quente diário à noite com sulfato de magnésio ou sal de epsom (aqui encontramos online como sal amargo ou sal de Epson), que ajuda a relaxar os músculos e também auxilia no detox. Uma alternativa para quem não tiver banheira é fazer uma pasta com o sal e usar no chuveiro: misture uma xícara de sulfato de magnésio com 1/3 de xícara de óleo de amêndoas ou de coco, espalhe e massageie no corpo e depois enxágue bem.

Exercícios são lei

Ela já declarou: "Para mim, exercícios são uma grande parte de me sentir bem e aparentar bem. Faço exercícios de cardio cerca de quatro dias na semana, para suar de verdade, por meia hora. Principalmente com movimentos de dança. E também exercícios de musculação cinco vezes por semana." Taí um segredo da Gwyneth que qualquer uma de nós pode adotar, né?

Equilíbrio na dieta

Gwyneth diz que já foi mais radical na dieta, mas que hoje busca o equilíbrio. Isso quer dizer que ela procura comer alimentos naturais e orgânicos sempre que pode, mas também se permite tomar um drinque de vodca ou comer uma batata frita vez ou outra, sem neuras. No almoço, ela prefere uma salada grande com alguma proteína, lanches com castanhas e chá verde e no jantar algo simples com muitos vegetais. O que ela realmente não consome no dia a dia são alimentos ultraprocessados.