PUBLICIDADE

Topo

Adriana Miranda

"Jaquei! E agora?" Como recuperar o foco depois de fugir da dieta

Adriana Miranda na ergométrica - iStock
Adriana Miranda na ergométrica Imagem: iStock
Adriana Miranda

Aos 62 anos, ela é palestrante e entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Procuradora aposentada do estado de São Paulo, está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.

Colunista do UOL

12/02/2020 04h00

Antes de qualquer dica, quero reforçar para vocês que aqui não é um lugar para julgamentos e culpas, e sim um espaço para troca de experiências e muito incentivo.

O que compartilho aqui é com o objetivo de estimular vocês, que vez ou outra desanimam da dieta e dos treinos (o que também é normal), a persistirem, insistirem e não desistirem de alcançar o corpo que desejam e de viver uma vida plena, leve e saudável.

O fato de cometer uma "jacada" não é motivo suficiente para desanimar, mas sim para relembrar suas motivações e buscar recuperar o foco e voltar a dieta o mais rápido possível.

Qual é seu objetivo a longo prazo? Lembre dele todos as vezes que esquecer.

Técnicas que você pode utilizar no dia seguinte à jacada:

1. Reduza os carboidratos

Não é possível voltar no tempo e desfazer a "jacada" do dia anterior, mas é fundamental voltar a rotina o quanto antes. Para isso, reduzir os carboidratos após a fuga da dieta é importante, já que o seu corpo provavelmente já vai estar com um grande estoque de energia para gastar.

2. Faça exercícios de cardio

Para queimar as calorias adquiridas, a dica é ser mais forte que a preguiça e levantar cedo no dia seguinte para realizar um exercício de cardio (corrida, aula de bike, HIIT, etc.). Importante: com o acompanhamento do seu profissional, vocês devem avaliar se a melhor opção é um treino de alta, média ou baixa intensidade.

3. Não deixe de fazer musculação

O fato de ter feito um cardio pela manhã não deve eliminar um treino de musculação na parte da tarde. Afinal, depois de uma jacada sempre ficamos com um baita estoque de calorias no corpo para queimar, então treinar mais de uma vez no dia, com acompanhamento, só trará benefícios.

4. Reduza o consumo de sódio

Quando você fugiu da dieta, provavelmente consumiu alimentos com maior teor de sódio do que estava acostumado, não é mesmo? Então, reduza o sódio nos dias seguintes! Consumir sódio em excesso promove a retenção de líquido no corpo, deixando-o inchado e dá a sensação de ganho de peso, o que pode atrapalhar e muito o seu plano alimentar e o seu objetivo.

5. Beba muito líquido

Depois de fugir da dieta, é hora de eliminar o que ainda está pesando no organismo. Então aumente a ingestão de líquidos, beba muita água ou capriche no chazinho! Isso irá ajudar a eliminar os excessos para fora do corpo.

De novo, uma "jacada" não deve ser motivo para desanimar e desistir! Foco e muita força de vontade para voltar à dieta e aos exercícios. E não espere a segunda-feira para isso, volte imediatamente.

Uma coisa eu posso dizer a vocês: vale muito a pena e a recompensa de alcançarmos os nossos desejos, metas e objetivos é a melhor.

Lembre que o acompanhamento de um profissional da área de saúde é muito importante para que entenda as limitações do seu corpo. Afinal, cada corpo é um corpo, e você merece a sua melhor versão.

*Adriana Miranda (@adrianammiranda) é palestrante e, aos 63 anos, entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Adriana Miranda