Topo

Voos internacionais: Guarulhos tem nova regra de líquidos na bagagem de mão

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

04/02/2020 11h22

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, alterou uma regra para as bagagens de mão, restringindo a quantidade de líquido que pode ser levado dentro do avião em conexões internacionais feitas no aeroporto.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já proibia que líquidos acima de 100 ml fossem levados na bagagem de mão em voos internacionais. Agora, a mesma medida será aplicada também para passageiros provenientes de voos fora do Brasil com conexão em Guarulhos para outro destino internacional.

Duty Free, aeroporto, free shop - iStock - iStock
Imagem: iStock

A medida vai afetar, sobretudo, os viajantes que fizerem compras no duty free. Anteriormente, era permitido embarcar com bebidas, perfumes e produtos de higiene pessoal na bagagem de mão adquiridos em lojas do aeroporto. Agora, elas devem ser despachadas.

Para entender melhor: um passageiro que esteja vindo de Montevidéu, com conexão em São Paulo e destino final em Nova York, por exemplo, terá de despachar uma garrafa de bebida que tenha comprado no free shop em Montevidéu quando embarcar do Brasil para o destino nos Estados Unidos.

A regra foi discutida durante reunião coordenada pela ANAC e a GRU Airport, com as companhias áreas que atuam no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A nova norma para embarque e conexões internacionais foi publicada ontem no Diário Oficial, iniciou em fase de testes nesta segunda-feira (3) e tem previsão de vigorar oficialmente a partir de junho.