Topo

2020 terá vários feriados em dias de semana. Saiba para onde viajar

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

10/01/2020 04h00

O ano de 2020 oferecerá muitas oportunidades para o brasileiro viajar: até dezembro haverá, no país, diversos feriados e pontos facultativos que poderão ser emendados com o fim de semana.

Serão ótimas oportunidades para fugir dos estudos ou do trabalho e explorar as belezas do território brasileiro. A seguir, veja lugares ideais para visitar em nove destes períodos de folga.

Carnaval (25 de fevereiro, terça-feira)

O brasileiro tem um grande motivo para viajar no final de fevereiro: a terça-feira de Carnaval cairá no dia 25 e deixará em ritmo de folia diversas localidades do país.

Carnaval de rua em Ipanema, no Rio de Janeiro - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Carnaval de rua em Ipanema, no Rio de Janeiro
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Quer curtir os festejos no ambiente de uma grande metrópole? Então vá para Salvador, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo, quatro das capitais do Brasil mais animadas no período carnavalesco.

A agitação também é grande nas cidades históricas de Minas Gerais: Ouro Preto, Tiradentes e São João del-Rei abrigam festas absolutamente divertidas, embaladas por blocos que cruzam atmosféricas ruas antigas e passam ao lado de igrejas e casarões que são verdadeiras obras de arte da arquitetura (e o mesmo acontece em Olinda, ao lado de Recife).

Chapada Diamantina, na Bahia - PurpleImages/Getty Images/iStockphoto - PurpleImages/Getty Images/iStockphoto
Chapada Diamantina, na Bahia
Imagem: PurpleImages/Getty Images/iStockphoto

E o que fazer se você for uma pessoa que odeia Carnaval, mas não quer abrir mão de viajar: ao redor do Brasil, há lugares que podem oferecer muito sossego durante o período, como as paisagens montanhosas da Chapada Diamantina (Bahia), os cenários recheados de dunas do Jalapão (Tocantins) e o Parque Nacional da Serra da Canastra (Minas Gerais), com atrativos como a cachoeira Casca d'Anta e a nascente do rio São Francisco.

Paixão de Cristo (10 de abril, sexta-feira) e Tiradentes (21 de abril, terça-feira)

Abril terá dois feriados nacionais que podem ser emendados com o fim de semana.

Neste mês do ano, por exemplo, o litoral catarinense costuma oferecer um clima extremamente agradável para pegar uma praia, "com dias ensolarados, temperatura amena e menos chuva. Florianópolis, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna e Imbituba são as cidades preferidas dos turistas nessa época", informa o ministério do Turismo do Brasil.

Praia do Campeche, em Florianópolis, em Santa Catarina - iStock - iStock
Praia do Campeche, em Florianópolis, em Santa Catarina
Imagem: iStock

O ministério do Turismo também indica Minas Gerais como destino a ser visitado. "Em abril, as chuvas diminuem no estado, sendo uma boa oportunidade para fazer uma viagem histórica por Tiradentes, São João del-Rei, Ouro Preto e Mariana. As cidades guardam registros arquitetônicos do barroco, recontam a história do país e exibem monumentos de artistas como Aleijadinho".

Cidade de Tiradentes, em Minas Gerais  - Gilberto_Mesquita/Getty Images - Gilberto_Mesquita/Getty Images
Cidade de Tiradentes, em Minas Gerais
Imagem: Gilberto_Mesquita/Getty Images

E o Cânion do Xingó, no Nordeste, também entra nesta lista. "A melhor época para registrar belas imagens durante o passeio de catamarã no Cânion do Xingó é no outono, estação em que os raios solares, ao refletirem sob a água, realçam a tonalidade verde-esmeralda do rio São Francisco", informa o Ministério do Turismo.

Dia do trabalho (1º de maio, sexta-feira)

Maio tende a marcar o começo da melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses: por causa das chuvas, as lagoas deste cartão-postal do Maranhão costumam já estar cheias, compondo uma linda paisagem com as dunas da região.

Lençóis Maranhenses, Maranhão, Brasil - cokada/Getty Images - cokada/Getty Images
Lençóis Maranhenses, no Maranhão
Imagem: cokada/Getty Images

De acordo com o Ministério do Turismo, o período de abril e maio também é também época do término da época chuvosa na Chapada dos Veadeiros (GO): "a vegetação do cerrado fica exuberante e as cachoeiras são mais seguras, com menos risco de trombas d'água. Somente o município de Alto Paraíso possui mais de 120 cachoeiras catalogadas", informa a entidade.

Corpus Christi (11 de junho, quinta-feira)

O frio está chegando a diversas regiões do Brasil e é hora de visitar cidades que combinam (e muito) com temperaturas mais baixas.

Campos do Jordão - Divulgação - Divulgação
Campos do Jordão, em São Paulo
Imagem: Divulgação

No Estado de São Paulo, Campos do Jordão abriga construções de estilo europeu, a fábrica de cervejas Baden Baden e restaurantes que servem deliciosas receitas de fondue e comida alemã.

Gramado, no Rio Grande do Sul, é também capaz de fazer o visitante sentir que está em alguma cidade da Alemanha: lá há cartões-postais como o Lago Negro (onde turistas circulam com pedalinhos e forma de cisne) e o centro de entretenimento Snowland (no qual o público tem a chance de esquiar). Além disso, o município é uma espécie de meca dos chocolates artesanais, como os da marca Caracol (que combinam perfeitamente com o frio).

Já a cerca de 70 km da cidade do Rio de Janeiro, na região serrana do Estado fluminense, fica Petrópolis, com diversas construções de aspecto europeu e atrativos como Catedral de São Pedro de Alcântara (que guarda os restos mortais de D. Pedro 2º), o Museu Imperial (que exibe preciosidades como a pena que assinou a Lei Áurea) e a criativa casa que pertenceu a Santos Dumont.

Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, no Rio de Janeiro - dabldy/Getty Images - dabldy/Getty Images
Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, no Rio de Janeiro
Imagem: dabldy/Getty Images

E, em Minas Gerais, Monte Verde oferece, em junho, um friozinho que casa muito bem com as paisagens da Serra da Mantiqueira, com a cachaça e a culinária mineira e com o aconchego das pousadas aconchegantes que existem no município.

Independência do Brasil (7 de setembro, segunda-feira)

A cidade histórica fluminense de Paraty tende a estar sob temperaturas extremamente agradáveis em setembro, com incidência relativamente baixa de chuvas, em um cenário ótimo para longas caminhadas por suas ruas históricas e, também, para curtir a manhã ou a tarde em orlas como a praia do Jabaquara (de fácil acesso a partir do centro histórico).

Centro Histórico de Paraty, no Rio de Janeiro - iStock - iStock
Centro Histórico de Paraty, no Rio de Janeiro
Imagem: iStock

E há diversos destinos de praia do Nordeste que, em setembro, são atingidos por poucas chuvas e que tendem a oferecer temperaturas deliciosas para os visitantes (ainda sem o calor opressivo que pode marcar a região no verão).

Entre eles estão capitais como Natal (Rio Grande do Norte) e João Pessoa (Paraíba), além de balneários como Jericoacoara (Ceará) e Fernando de Noronha (Pernambuco

Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, segunda-feira)

Por que não aproveitar este feriado, que coincide com o Dia das Crianças, para fazer uma viagem com os filhos?

Vista aérea do Acqua Park diRoma, em Caldas Novas - DiRoma/Divulgação - DiRoma/Divulgação
Vista aérea do Acqua Park diRoma, em Caldas Novas
Imagem: DiRoma/Divulgação

No Brasil, há diversos destinos que agradam (e muito) os pequenos, como Caldas Novas e arredores, em Goiás (com diversos parques aquáticos extremamente divertidos, como o Hot Park), a cidade paulista de Olímpia (que também oferece excelentes complexos aquáticos de primeira linha e ampla oferta de quartos de hotel) e, logicamente, o famosíssimo Beach Park, perto de Fortaleza (Ceará).

Outubro costuma ser outro mês excelente para ir a diversos locais do litoral do Nordeste, com temperaturas aprazíveis para pegar uma praia nas praias de Alagoas e Porto de Galinhas.

Jangadas levam às piscinas naturais de Porto de Galinhas - Vinícius Lubambo/Divulgação - Vinícius Lubambo/Divulgação
Jangadas levam às piscinas naturais de Porto de Galinhas
Imagem: Vinícius Lubambo/Divulgação


No dia 11 de outubro, será realizado, em Belém (Pará), o Círio de Nazaré: vá à capital paraense se você quiser presenciar de perto um dos principais eventos religiosos do Brasil, que reúne milhões de pessoas em procissão pelas ruas da cidade.

Finados (2 de novembro, segunda-feira)

Novembro faz parte da melhor época para visitar Alter do Chão (Pará), quando o nível dos rios da região se encontra mais baixo, permitindo a presença de praias fluviais verdadeiramente paradisíacas na paisagem, como a Ponta do Cururu (lugar para ver um pôr do sol inesquecível).

Alter do Chão, no Pará - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Alter do Chão, no Pará
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Belém (Pará) é também uma ótima pedida neste mês, com um índice pluviométrico baixo em relação a outros meses do ano e inúmeros passeios atrativos à disposição do turista, como a fantástica Estação das Docas, com ótimas opções gastronômicas, shows de música ao vivo e estabelecimentos servindo doces e cervejas artesanais.

Complexo Ver-o-Peso, em Belém, no Pará - Carlos Borges Moire - Carlos Borges Moire
Complexo Ver-o-Peso, em Belém, no Pará
Imagem: Carlos Borges Moire

Já no sul do Brasil, Gramado constitui um lugar extremamente atrativo para ser explorado: no começo de novembro, a cidade, tradicionalmente, já conta com uma linda decoração natalina, além de oferecer clima agradável para passeios ao ar livre.

Natal (25 de dezembro, sexta-feira)

Quer fazer uma atividade familiar diferente durante as Festas?

Nesta época do ano, são realizados pelo litoral brasileiro cruzeiros de temática natalina, com direito a ceia e presença do Papai Noel a bordo (além de, logicamente, visitas a lindos destinos praianos do país, que vão estar bombando de calor). Empresas como MSC e Costa realizam estes tipos de viagem marítima, que saem de Santos e Rio de Janeiro.

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu - advjmneto/iStock - advjmneto/iStock
Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu
Imagem: advjmneto/iStock

As Cataratas do Iguaçu, por sua vez, estão lindas em dezembro, por conta do maior volume de chuvas nesta região do sul do Brasil.

E para curtir praias do Nordeste com muito calor e índice baixo chuvas, vale a pena ir para o Rio Grande do Norte: Natal e Praia da Pipa oferecem estas condições favoráveis no último mês do ano.