Topo

Ubatuba: veja 10 passeios em um dos destinos mais lindos do litoral de SP

A praia de Itamambuca, preferida dos surfistas, é um dos lugares mais agradáveis de Ubatuba  - Nelson Pigossi Jr/Unsplash
A praia de Itamambuca, preferida dos surfistas, é um dos lugares mais agradáveis de Ubatuba Imagem: Nelson Pigossi Jr/Unsplash

Marcel Vicenti

Colaboração para o UOL

02/02/2020 04h00

Com dezenas de ótimas praias, Ubatuba é um verdadeiro recanto para turistas que gostam de areia e mar. Aqui, oceano e mata Atlântica se juntam para compor cenários selvagens incríveis, que podem entreter, com tranquilidade, semanas seguidas das férias.

As opções de passeios em Ubatuba são muitas - e é normal que os visitantes fiquem indecisos na hora de montar um roteiro para explorar esta cidade do litoral norte de São Paulo. A seguir, veja dez dicas de lugares fantásticos para conhecer.

Praia da Fazenda

A praia da Fazendo é perfeita para quem busca fugir da muvuca - Marcel Vecenti/UOL - Marcel Vecenti/UOL
A praia da Fazenda é perfeita para quem busca fugir da muvuca
Imagem: Marcel Vecenti/UOL

Uma joia (quase) secreta de Ubatuba, a praia da Fazenda oferece uma enorme faixa de areia batida que, por seu tamanho gigantesco, não costuma ficar apinhada de gente. Pelo contrário: o UOL Viagem visitou o local em um sábado de janeiro e havia pouquíssimas pessoas no horizonte, dando a sensação de que se tratava de uma orla de uma ilha deserta.

No canto esquerdo da praia, existe um rio e, no direito, há formações rochosas com uma bica de água doce. A paisagem entre estes dois extremos é selvagem, com raras construções à vista e excesso de mata Atlântica junto à areia.

Via de regra, será fácil achar a sombra de uma árvore sob a qual esticar uma canga e passar o dia em um ambiente tranquilo e de contato com a natureza (leve comida e bebidas com você).

Além disso, o mar que banha a praia da Fazenda frequentemente oferece ótimas condições para a prática do surfe.

Vai lá: para chegar até a praia, pegue a estrada secundária na altura do km 11 da rodovia BR-101 e siga por, aproximadamente, 800 metros até a sede do Parque Estadual da Serra do Mar, situado na entrada da Praia da Fazenda. Há um estacionamento no local.

Praia e ilha do Prumirim

 Na ilha de Prumirim, descanso em larga faixa de areia fofa e água cristalina - Getty Images - Getty Images
Na ilha de Prumirim, descanso em larga faixa de areia fofa e água cristalina
Imagem: Getty Images

A praia oferece três atrativos bem interessantes para o turista.

O primeiro deles é a sua linda faixa de areia com mais 1 km de extensão e cercada por mata Atlântica. Depois, há, ao lado da praia, uma cachoeira muita visitada por turistas em Ubatuba.

E, na região desta orla, é possível contratar embarcações para ir até a ilha do Prumirim, onde está a chamada Prainha do Prumirim, com formato de ferradura, cercada por vegetação e composta por uma larga faixa de areia fofa e água cristalina.

Vai lá: o acesso à praia do Prumirim fica na altura do km 29,4 da rodovia BR-101. A entrada pode ser realizada através de um condomínio. Há estacionamento próximo da praia e quiosques na área.

Praia do Félix

A praia do Félix é para obrigatório em um roteiro por Ubatuba - Getty Images - Getty Images
A praia do Félix é parada obrigatória em um roteiro por Ubatuba
Imagem: Getty Images

É uma das estrelas de Ubatuba e merece estar em qualquer roteiro. Sua faixa de areia fofa tem aproximadamente 1,5 km de extensão e oferece diversão para variados tipos de público.

O lado direito é, geralmente, banhado por um mar tranquilo, ótimo para quem está a fim de dar um mergulho despreocupado. Nesta parte, há também barracas vendendo comida e bebidas.

Já entre o meio da praia e o canto esquerdo, a água tende a ficar mais agitada, criando ondas buscadas por surfistas. Trata-se de uma praia de beleza grandiosa que tem tudo para agradar aos visitantes.

Vai lá: o acesso é feito no km 39,9 da BR-101, através da portaria de um condomínio e de uma via asfaltada de aproximadamente 1,5 km. Depois, é preciso andar por cerca de 5 minutos para chegar à praia.

Vila de Picinguaba

Da Vila de Picinguaba parte passeios para a ilha das Couves - Marcel Vicenti/UOL - Marcel Vicenti/UOL
Da Vila de Picinguaba partem passeios para a ilha das Couves
Imagem: Marcel Vicenti/UOL

Nesta vila de pescadores, um dos atrativos são as vieiras frescas, que podem ser adquiridas em diversos pontos do lugar. Elas podem ser consumidas in loco ou levadas para degustar em casa.

Para a temporada de verão de 2020, há um limite no número de pessoas que podem visitar a ilha das Couves: atualmente, apenas 177 turistas podem estar na ilha ao mesmo tempo. Os passeios de barco para o local são oferecidos pelas comunidades de Picinguaba, da Almada, do Estaleiro e de Ubatumirim.

Vai lá: acesso por entrada no km 7,3 da BR-101, seguindo por via asfaltada por aproximadamente 4 km até chegar à vila.

Quilombo da Fazenda

Moradora do Quilombola da Fazenda, local aberto a visitações turísticas - Marcel Vicenti/UOL - Marcel Vicenti/UOL
Moradora do Quilombola da Fazenda, local aberto a visitações turísticas
Imagem: Marcel Vicenti/UOL

Não muito longe da praia da Fazenda fica o Quilombo da Fazenda, onde vive uma comunidade de quilombolas.

O local é aberto a visitas turísticas e abriga uma casa de farinha movida a roda d'água do século 19, ainda ativa e usada pela comunidade para produzir farinha de mandioca.

No Quilombo da Fazenda também é possível comprar belos artesanatos.

Trilha do Jatobá

Muito além das praias, Ubatuba também oferece atividades de ecoturismo - Getty Images - Getty Images
Muito além das praias, Ubatuba também oferece atividades de ecoturismo
Imagem: Getty Images

Há lindas caminhadas na natureza para fazer a partir de Ubatuba.

Na área do Quilombo da Fazenda, por exemplo, tem início a trilha do Jatobá, com 1,6 km de extensão, que passa perto de jatobás centenários. O roteiro também inclui uma visita ao poço do rio Fazenda, com parada para banho.

Para realizar este percurso, é necessário fazer agendamente prévio.

Vai lá: mais informações no site.

Trilha Pico do Corcovado

Trilhas de dificuldade média e difícil levam a mirantes com lindas vistas - Getty Images - Getty Images
Trilhas de dificuldade média e difícil levam a mirantes com lindas vistas
Imagem: Getty Images

Em Ubatuba, há também um percurso no meio da natureza indicado para turistas experientes em trilhas.

O roteiro se chama trilha Pico do Corcovado e é desafiador: tem 17 km de extensão (somando a ida e a volta), possui trechos íngremes e faz o viajante chegar a mais de 1.100 metros de altitude, com lindas vistas pelo caminho.

Lá do alto, é possível enxergar cidades do Vale do Paraíba e até picos da Serra da Mantiqueira. O acesso à trilha pode ser feito pelo Núcleo Picinguaba.

Vai lá: para saber como organizar esta caminhada, acesse este site.

Itamambuca

A praia de Itamabuca: destino de descolados e surfistas - Marcel Vicenti/UOL - Marcel Vicenti/UOL
Imagem: Marcel Vicenti/UOL

Cortada por acolhedoras e arborizadas ruas de terra, Itamambuca é um dos lugares mais agradáveis de Ubatuba (e uma das melhores áreas para se hospedar na cidade).

A região abriga pousadas, deliciosas casas disponíveis para aluguel no Airbnb e ótimos restaurantes, como o Padang (com pratos de frutos do mar e comida japonesa) e o Todas as Luas (com saborosas receitas vegetarianas).

Além disso, lá fica a praia de Itamambuca, muito frequentada por surfistas e jovens descolados.

Projeto Tamar

Visitar o Projeto Tamar é um passeio que agrada crianças e adultos - Guilherme Andrade/UOL - Guilherme Andrade/UOL
Visitar o Projeto Tamar é um passeio que agrada crianças e adultos
Imagem: Guilherme Andrade/UOL

Nem todo mundo sabe, mas, em Ubatuba, existe uma unidade do Projeto Tamar.

O local possui um centro de visitantes onde o público aprende sobre o trabalho do Tamar e vê de perto tartarugas-marinhas que se encontram sob os cuidados da entidade.

Há cinco tanques de observação de tartarugas-marinhas e cinco espaços com tartarugas terrestres e de água doce.

Um ótimo passeio para fazer com crianças.

Vai lá: mais informações no site do Projeto Tamar.

Praia Vermelha do Norte

Paisagem de cartão-postal na praia Vermelha do Norte - Getty Images - Getty Images
Paisagem de cartão-postal na praia Vermelha do Norte
Imagem: Getty Images

Outro cartão-postal lindíssimo de Ubatuba, a praia tem mais de 1 km de areia fofa e o horizonte marcado por vegetação rasteira e ondas queridas pelos surfistas.

Na área, há alguns quiosques vendendo comida e bebidas. Fique ligado: é possível fazer lindas fotos da praia Vermelha do Norte desde a estrada.