Topo

Aproveite destinos nacionais para conhecer obras-primas da arquitetura

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

28/02/2020 04h00

Além das paisagens naturais, o Brasil abriga igrejas, museus e até edifícios públicos que encantam os visitantes com seu desenho ou decoração - e que não devem em nada em beleza e imponência a grandes monumentos da Europa ou Estados Unidos.

A seguir, conheça dez construções do território brasileiro que merecem ser visitadas:

Igreja de São Francisco de Assis - Ouro Preto (MG)

Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG) - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG)
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A cidade mineira tem diversos templos religiosos reconhecidos por sua beleza e, entre eles, se destaca a igreja localizada no coração do centro histórico do município e em uma posição alta que oferece vista panorâmica para a cidade.

Esta obra-prima foi construída por volta de 1770 e teve sua fachada, os altares laterais e a capela principal projetados por Aleijadinho.

E, ao entrar no edifício e olhar para cima, os visitantes se deparam com um teto decorado pela colorida pintura "A Assunção de Nossa Senhora", de Mestre Ataíde, um dos gênios da história artística de Minas Gerais.

Santuário Bom Jesus de Matosinhos - Congonhas (MG)

Conjunto arquitetônico do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG), é composto pela Basílica, um adro e seis passos da Via Sacra - Marcus Desimoni/UOL - Marcus Desimoni/UOL
Conjunto arquitetônico do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG), é composto pela Basílica, um adro e seis passos da Via Sacra
Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Esta é outra cidade mineira que promete encantar os amantes de obras artísticas.

Lá fica o complexo em cujo adro se destacam as estátuas de pedra-sabão conhecidas como os 12 Profetas, que estão entre os mais importantes e impressionantes legados artísticos de Aleijadinho.

Dentro da igreja, por sua vez, os turistas admiram a decoração feita com talha dourada.

"As esculturas feitas por Aleijadinho são verdadeiras obras-primas marcadas por uma forma de arte barroca altamente expressiva, tocante e original", diz a Unesco, que classificou o Santuário Bom Jesus de Matosinhos como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Catedral de São Pedro de Alcântara - Petrópolis (RJ)

Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, no Rio de Janeiro - dabldy/Getty Images - dabldy/Getty Images
Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, no Rio de Janeiro
Imagem: dabldy/Getty Images

Um dos grandes símbolos da região serrana do Rio de Janeiro, a construção abriga os restos mortais de D.Pedro 2º, Dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D'Eu.

Além disso, a catedral também impressiona com sua beleza e imponência arquitetônica: construída a partir de 1884, trata-se de uma obra neogótica que dá à paisagem de Petrópolis uma fascinante atmosfera europeia.

No interior do templo, há obras de arte esculpidas em mármore de Carrara, um impressionante altar gótico e uma cruz central de granito preto, além de pinturas do artista Carlos Oswald.

Estufa do Jardim Botânico - Curitiba (PR)

A estufa do Jardim Botânico, em Curitiba (PR) - Carolina Frederico/Folha Imagem - Carolina Frederico/Folha Imagem
A estufa do Jardim Botânico, em Curitiba (PR)
Imagem: Carolina Frederico/Folha Imagem

Um dos grandes símbolos da capital paranaense, sua estrutura de aparência delicada e artística foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres - destaque para suas três abóbadas de estilo art nouveau.

De lá de dentro, através de sua estrutura de ferro e vidro, a estufa também oferece vista privilegiada para outras paisagens do Jardim Botânico.

Teatro Amazonas - Manaus (AM)

Teatro Amazonas, em Manaus - Getty Images - Getty Images
Teatro Amazonas, em Manaus
Imagem: Getty Images

Construído no final do século 19, o local é um passeio obrigatório para quem visita a cidade de Manaus.

"Seu estilo arquitetônico é renascentista, com detalhes ecléticos. Na área externa, a famosa cúpula chama a atenção pela exuberância, composta por 36 mil peças nas cores da bandeira brasileira", informa a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas.

O salão de espetáculos tem capacidade para 701 pessoas, distribuídas entre a plateia e três pavimentos de camarotes. E o teto côncavo abriga quatro telas pintadas em Paris pela tradicional Casa Carpezot.

Inaugurado em 1896, o teatro ainda abriga apresentações teatrais e musicais.

Museu de Arte Contemporânea - Niterói (RJ)

Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói - Prefeitura de Niterói / Divulgação - Prefeitura de Niterói / Divulgação
Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói
Imagem: Prefeitura de Niterói / Divulgação

Também conhecido como MAC, o museu parece uma nave espacial pousada às margens da Baía da Guanabara.

Com um projeto assinado por Oscar Niemeyer, a atração tem "16 metros de altura e nasce do chão numa base cilíndrica única de nove metros de diâmetro que sustenta todo o prédio", informa a prefeitura de Niterói. "A grande rampa externa de concreto vermelho conduz o visitante através de 98 metros de curvas livres no espaço, às entradas dos pavimentos superiores".

Seu segundo pavimento é envolto por uma varanda circular envidraçada e abriga o salão principal de exposições do museu. De lá, os visitantes também curtem belas vistas da Baía de Guanabara.

Museu de Arte de São Paulo - São Paulo (SP)

MASP - Raquel Cunha/Folhapress - Raquel Cunha/Folhapress
Museu de Arte de São Paulo
Imagem: Raquel Cunha/Folhapress

Ao cruzar a avenida Paulista, em São Paulo, é quase impossível não ver a obra de arte projetada por Lina Bo Bardi.

"Com base no uso do vidro e do concreto, Lina Bo Bardi concilia em sua arquitetura as superfícies ásperas e sem acabamentos com leveza, transparência e suspensão", informa o Masp. "A esplanada sob o edifício, conhecida como "vão livre", foi pensada como uma praça para uso da população".

E o interior do museu é um espaço original, com quadros expostos em cavaletes de cristal (e não em paredes, como acontece em diversos museus do mundo).

"Ao retirar as obras das paredes, os cavaletes questionam o tradicional modelo de museu europeu, no qual o espectador é levado a seguir uma narrativa linear sugerida pela ordem e disposição das obras nas salas", afirma o Masp. "No espaço amplo da nossa pinacoteca, a expografia suspensa e transparente permite ao público um convívio mais próximo com o acervo uma vez que ele pode escolher o seu percurso entre as obras, contorná-las e visualizar o seu verso".

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida - Brasília (DF)

Na parte exterior da , igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida, chamam a atenção as 16 colunas curvas de concreto, que parecem fazer um movimento de união e separação (das pontas) - Bruno Pinheiro/Setur-DF - Bruno Pinheiro/Setur-DF
Catedral Metropolitana de Brasília
Imagem: Bruno Pinheiro/Setur-DF

Outra obra de Oscar Niemeyer, o edifício encanta com a sua aparente delicadeza e entrada adornada por quatro esculturas de bronze, com três metros de altura cada uma, representando os evangelistas.

No interior do templo, estão as esculturas de três enormes anjos suspensos por cabos de aço, em um ambiente iluminado sob vitrais. Destaque também para os painéis assinados por Di Cavalcanti.

Igreja e Convento de São Francisco - Salvador (BA)

Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador - Rosino/Creative Commons - Rosino/Creative Commons
Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador
Imagem: Rosino/Creative Commons

Localizado no centro histórico da capital baiana e erguido entre os século 17 e 18, o complexo é uma das grandes obras do barroco brasileiro, além de ser classificado como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo.

Em seu interior, os visitantes admiram um opulento interior dourado com imagens sacras.

Outro destaque são os painéis de azulejos portugueses, com imagens que mostram o nascimento de São Francisco.

Edifício Martinelli - São Paulo (SP)

Edifício Martinelli - Rafael Roncato/UOL/Foto tirada com o LG G4 - Rafael Roncato/UOL/Foto tirada com o LG G4
Edifício Martinelli
Imagem: Rafael Roncato/UOL/Foto tirada com o LG G4

Inaugurado em 1929, foi o primeiro arranha-céu de São Paulo.

Sua estrutura elegante, com mais de 100 metros de altura, lembra grandes edifícios encontrados em metrópoles dos Estados Unidos.

E o melhor: no alto do edifício há um mirante que pode ser visitado por turistas e que oferece uma visão panorâmica fantástica de São Paulo. Para saber como ir até lá, acesse o site oficial.