Topo

'Grávida com 20 gotas': solução proibida pela Anvisa é vendida como milagre

de Universa, em São Paulo

01/08/2023 11h00

O "Sem Filtro" de hoje (1º) falou sobre um composto vitamínico que tem sido vendido como milagroso em diversos posts e contas nas redes sociais, prometendo gravidez rápida. Com foco em mulheres com dificuldade para engravidar, o Vita Baby tem uma composição, segundo o fabricante, natural e capaz de curar diversos problemas da saúde da mulher com apenas 20 gotas ao dia.

Na lista estão condições que podem causar infertilidade, como endometriose e miomas, mas a solução também promete reverter laqueadura. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu, em março, a propagando do produto, mas a reportagem encontrou mais de uma centena de posts nas redes sociais com publicidade camuflada. Além de propaganda patrocinada no Google.

O TikTok está inundado de vídeos que falam do Vita Baby e de suas ações imediatas, com mulheres tomando as gotinhas e conteúdos narrados por vozes femininas dizendo que conseguiram engravidar em quatro meses —a reportagem encontrou uma centena de posts com esse conteúdo.

Os comentários refletem o desejo daquelas que buscam o mesmo resultado: várias mulheres perguntam onde podem comprar e se mostram ansiosas para testar o produto, vendido por R$ 236, com possibilidade de parcelamento em 12 vezes.

Universa entrou em contato com a empresa que fabrica o produto, Vitafenatus Comércio Online, por e-mail, para falar sobre a proibição da Anvisa. Não houve resposta até a publicação deste texto. Também foi procurado o suporte do Vita Baby, pelo número do WhatsApp disponível no site oficial da empresa. A princípio, a reportagem questionou a pessoa que respondia as mensagens sobre a formulação do produto. A primeira resposta foi "raízes e plantas".

Após insistência, a pessoa respondeu que continha "vitamina C, D, metilfolato, vitamina E, B1 , B2". Na sequência, foi solicitada uma entrevista com um porta-voz da empresa, e não houve mais resposta.

A Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) foi procurada, mas não respondeu ao pedido de entrevista sobre a venda do produto.

A reportagem ainda entrou em contato com o Google sobre o link patrocinado que aparecia no site de busca e, após a plataforma ser questionada pela reportagem na quinta-feira (31), a propaganda saiu do ar.

Depois que este texto foi ao ar, o Google respondeu ao pedido de posicionamento. Em nota, a plataforma afirmou ter "políticas rígidas de publicidade" que proíbem anúncio de medicamento ou serviço de saúde "que não esteja de acordo com as normas e regulamentações locais". "Sempre que identificamos uma violação, agimos imediatamente suspendendo o anúncio. Também oferecemos uma ferramenta para denunciar violações de nossas políticas", disse.

"Há risco e resultado do uso será desastroso", diz médico

"Não é porque é natural que ele não possa fazer mal. Se não sabemos a composição, qual tipo de credibilidade tem? A mulher ou o casal que está tentando engravidar vê aquilo e acaba experimentando. O resultado será desastroso", diz Carlos Moraes, ginecologista e obstetra, especialista em infertilidade conjugal pela Febrasgo.

Para Debora Rosa, ginecologista natural, a falta de informação no rótulo é grave principalmente porque há muitos produtos que se dizem naturais, mas não são. "Alguns se dizem naturais mas levam uma composição horrorosa, tem talco, várias substâncias bem ruins. Além disso, existem pessoas que têm alergias a corantes, a substâncias diversas. Se não sabemos o que tem no composto, há risco."

"Dizer que 20 gotas leva à gravidez é propaganda enganosa. No site, eles citam laqueadura, mas isso só pode ser revertido com cirurgia . E olhe lá. Não tem como fazer uma promessa dessas", explica. A especialista também tentou fazer contato com a marca para descobrir a formulação do produto, mas eles não responderam suas dúvidas.

Debora, que é focada em tratamentos naturais, diz que não há nenhuma planta que faça tratamento para tudo e também é necessário analisar o estilo de vida. Ela reforça que as vitaminas indicadas na composição do Vita Baby podem melhorar a saúde do organismo no geral e, com isso, levar às saúde reprodutiva. Mas composto vitamínico não é tratamento e precisa ser administrado na dosagem certa para cada necessidade. E isso só pode ser estabelecido por uma nutricionista.

"Marketing sujo", opina ginecologista natural

Debora explica que dificuldade para engravidar é uma condição complexa que exige entre seis meses e um ano de investigação. A análise passa por uma grande quantidade de exames, tanto no homem quanto na mulher, para entender a contagem de espermatozóides, análise das trompas, do endométrio, entre outros.

Para ela, a única fórmula para engravidar é o sexo —e, ainda assim, não há absolutamente nada que garanta a gestação.

Seguem aqui os outros temas que foram destaque nesta edição do "Sem Filtro":

Pesquisa: trabalho é local onde vítimas de violência mais pedem ajuda

Levantamento feito pela Yves Saint Laurent Beauté revelou que muitas mulheres consideram o ambiente profissional como o único local seguro para procurar ajuda. De acordo com a pesquisa, realizada com 975 pessoas por meio de um chat interno com 93% de mulheres, elas ficam confortáveis em expressar como se sentem durante conversas com colegas. "Se a mulher consegue continuar trabalhando quando está em um relacionamento abusivo] o trabalho realmente pode ser um lugar seguro para ela se comunicar e até mesmo fazer uma denúncia", avalia Fibe.

Maio não é mais o mês das noivas: qual é a nova época preferida dos casais?

Julho, agosto e setembro passaram a ser os meses favoritos para casamentos. Não só porque fica mais barato —até 30%— na comparação com maio, mas também porque pode ser melhor para uma festa ao ar livre.

Cleo sobre críticas ao falar de sexo

O programa também debateu sobre como mulheres são estigmatizadas quando se abrem sobre sexo. "Se a pessoa não fala sobre o tema, dificilmente vai viver uma vida sexual saudável. Nós precisamos falar cada vez mais sobre o nosso prazer", opina Semayat Oliveira, jornalista e consultora do podcast "Mano a Mano". Cleo também falou com o programa sobre o assunto.

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: