Topo

Sem Filtro: violência contra a mulher e maternidade com Evelyn Regly

de Universa, em São Paulo

03/03/2023 04h00

O Brasil é conhecido por ter altos índices de violência contra a mulher. O que surpreende é que esses números não parem de crescer. O Sem Filtro desta sexta-feira (3) vai falar do estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que mostra que, em 2022, a cada 1 segundo, uma mulher foi assediada. Por dia, quase 51 mulheres, o suficiente para encher um estádio de futebol. Apesar dos números altos, 80% das mulheres não procura a polícia após ser vítima de violência. E pior: 45% delas afirmam não fazer nada depois de ser agredida.

Apresentado pela jornalista Camila Brandalise dos estúdios do UOL, em São Paulo, o Sem Filtro tem no elenco Cris Guterres, colunista de Universa e apresentadora da TV Cultura; Semayat Oliveira, jornalista e consultora do podcast "Mano a Mano", ambas de São Paulo; do Rio de Janeiro, Cris Fibe, jornalista especialista em cobertura de gênero; Mariliz Pereira Jorge, jornalista, roteirista e colunista do jornal Folha de S.Paulo; e Maria Ribeiro, atriz, roteirista e colunista da revista "Veja Rio".

O programa receberá a diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, para discutir por que a maioria de nós ainda prefere se calar diante de uma violência e por que o Brasil não dá conta de resolver esse problema.

No segundo bloco, a influencer Evelyn Regly falará de maternidade, amamentação e silicone. Por causa das próteses nos seios, Evelyn teve que parar de amamentar seu primeiro filho, Lucas, hoje com 3 anos. Depois de uma infecção grave, retirou o silicone e agora, grávida novamente, torce para poder amamentar a filha que nascerá em breve.

Sem Filtro: conversa é sobre assuntos que te interessam

Com informação e opinião, o Sem Filtro pretende trazer à audiência da marca uma curadoria das discussões mais relevantes do dia e da semana, sempre com o rigor jornalístico que está no DNA de Universa desde o seu lançamento, em 2018. Mas sem perder a leveza e o bom humor. "A gente não quer ser GloboNews. A gente quer ser aquela amiga divertida do whats que sempre sabe da última", explica Andressa Zanandrea, editora-chefe de Universa.

Todo episódio vai contar com a presença de convidados —especialistas, celebridades, influenciadores— para enriquecer ainda mais o debate.

Às terças e sextas, ao vivo, elas vão discutir os temas mais importantes da atualidade: do golpista do Tinder à tentativa de golpe no distrito federal; da renúncia de Jacinda Arden ao governo da Nova Zelândia à renúncia do príncipe Harry à monarquia; das fantasias de Sabrina Sato às fantasias do Only Fans.

O "Sem Filtro" vai ao ar às terças e sextas-feiras, às 14h, no Canal UOL e no YouTube de Universa. (Todo o conteúdo ficará disponível no YouTube pra quem quiser assistir depois: na íntegra ou os cortes dos melhores momentos.)