Topo

Brasileira diz ter sido assediada sexualmente por Boaventura: 'apaixonado'

Universidade de Coimbra, em Portugal - Getty Images/iStockphoto
Universidade de Coimbra, em Portugal Imagem: Getty Images/iStockphoto

Adriana Negreiros

De Universa

12/04/2023 16h03

Uma ex-aluna brasileira do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra disse hoje ao jornal português "Público" ter sido assediada sexualmente pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos, diretor emérito da instituição. O caso teria ocorrido 10 anos atrás, quando Boaventura tinha 72 anos, e ela, menos de 30.

A mulher preferiu não se identificar, mas afirmou ser a estudante estrangeira forçada a voltar ao país após ter tido o joelho tocado pelo professor. Na sequência, ele a teria convidado a "aprofundar a relação" como "pagamento" pelo apoio acadêmico — segundo relato da ex-aluna, Boaventura era seu orientador de doutorado. A história foi contada por três ex-alunas do CES, em artigo no qual acusam Boaventura de assédio sexual.

Em entrevista ao jornal português, a brasileira diz que, por não ter cedido ao assédio, passou a sofrer represálias do professor. No dia seguinte ao suposto convite para "aprofundar a relação", ele teria criticado "de forma agressiva" o trabalho que ela e o namorado —também estudante do CES— vinham desenvolvendo.

A ex-aluna disse ao jornal que, na ocasião, relatou o caso à direção do CES, que teria sugerido a ela mudar de orientador. "O que mais me chocou à época foi conversar com pesquisadoras e professoras portugueses e todas sabiam da conduta dele. Algumas tinham passado por situações semelhantes e também não tinham denunciado", afirmou ao "Público".

Ela afirma que, devido ao ocorrido, resolveu voltar ao Brasil e concluir o curso em uma universidade local. Como o curso era financiado pela Capes —órgão federal de incentivo à pesquisa—, diz ter enfrentado uma série de burocracias. "Não foi fácil. Foram várias viagens entre Brasil e Portugal, viagens até Brasília, acionamento de advogados. Quase um ano desse pesadelo, com gastos altíssimos e nunca cobertos", afirmou ao "Público".

Após o retorno ao Brasil, diz a ex-aluna, recebeu um e-mail de Boaventura de Sousa Santos. Nele, o professor teria se desculpado pelo comportamento. "Pediu que eu não o levasse a mal, porque tinha se apaixonado", afirmou.

Universa procurou a direção do CES para tratar das denúncias envolvendo Boaventura de Sousa Santos. Por e-mail, a diretora executiva do órgão, Rita Pais, afirmou que o Centro de Estudos Sociais formou uma comissão independente para "averiguar a ocorrência de eventuais falhas institucionais e/ou condutas inadequadas". "Não estamos, neste momento, comentando aspectos que virão a ser objeto de averiguação por parte da comissão", escreveu Rita Pais.

Mais cedo, em e-mail enviado a alunos, ex-alunos e colegas do CES, Boaventura negou as acusações de assédio sexual.