Topo

Erika Hilton: 'Sociedade sem violência e opressão é boa para todo mundo'

Colaboração para Universa, em São Paulo

10/03/2023 17h43

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) participou do programa Sem Filtro desta quarta-feira (10) e afirmou que ainda há muito para se avançar enquanto sociedade para que todas as pessoas conquistem seus direitos. A parlamentar, entretanto, destacou que as mais de 150 mil assinaturas em abaixo-assinado pedindo a cassação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) mostram que a comunidade LGBTQIA+ em particular está pronta para contra-atacar qualquer tipo de intimidação que sofra.

Ela destacou que sua votação nas últimas eleições evidenciam um avanço —ela foi a nona candidata mais votada no Estado—, mas também ponderou que ainda há um longo caminho para que grupos minorizados sejam envolvidos na política.

"É preciso que cada um dos indivíduos, em especial aquelas pessoas que não fazem parte da comunidade LGBTQIA+, chamem para si essa responsabilidade. Você não precisa ser vítima das opressões para lutar contra as opressões", afirmou.

Erika também ressaltou que ainda é necessário avançar muito mais e citou o próprio deputado Nikolas Ferreira como exemplo disso. "Foi o deputado mais votado do país nas últimas eleições e isso diz muito sobre nossa cultura e nossos valores."

Uma sociedade sem violência e sem opressão será boa para todo mundo. Ela combaterá a desigualdade, será menos violenta, menos armamentista, menos bárbara e, automaticamente, todos nós vamos nos beneficiando. Erika Hilton

Nikolas multiplica seguidores com transfobia: 'Ódio autorizado', diz Hilton

O deputado Nikolas Ferreira teve um aumento do número de seguidores após suas falas transfóbicas no plenário da Câmara dos Deputados. Para Erika, esse é um retrato de parte da população, que apoia discursos de ódio.

'Nikolas enalteceu o estigma de identidades trans e travestis', diz Erika

'Pronta para ir para cima dele', diz deputada sobre cassação de Nikolas

Erika Hilton: "Câmara e Senado são omissos na defesa da população LGBT"

Erika Hilton opina sobre o que deve acontecer com deputado: "Câmara precisa responder à altura"

Assista ao Sem Filtro
Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: