Topo

Erika Hilton: 'Câmara e Senado são omissos na defesa da população LGBT'

Colaboração para Universa, em São Paulo

10/03/2023 16h31

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi entrevistada no Sem Filtro desta sexta-feira (10) e afirmou que a Câmara dos Deputados e o Senado são omissos na defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Ainda não houve manifestações de nenhuma das duas casas sobre a fala transfóbica do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) no Plenário da Câmara na última quarta-feira (8).

"Infelizmente o Congresso Nacional, tanto a Câmara quanto o Senado, até o presente momento são omissos no que diz respeito à produção legislativa de políticas que defendam a vida da comunidade LGBTQIA+. Mas o STF [Supremo Tribunal Federal] já equiparou a LGBTfobia ao crime de racismo, que é inafiançável", disse.

Diante das falas transfóbicas de Nikolas, Erika criou um abaixo-assinado que já ultrapassou 150 mil assinaturas pedindo a cassação do parlamentar. Além disso, ela afirmou também ter entrado com uma notícia-crime no STF e protocolado uma ação contra Nikolas junto ao Conselho de Ética da Câmara.

"Esse abaixo-assinado é a demonstração de que há uma indignação popular, de que as pessoas da sociedade não corroboram com esse comportamento e essa prática. Determinados comportamentos não podem ser tolerados partindo de nenhum lugar, em especial do plenário", afirmou.

Ainda durante o programa, a deputada disse que a mobilização da sociedade é a forma de mostrar aos seus colegas parlamentares que o ocorrido da última quarta-feira foi um crime de transfobia e que Nikolas fez um ataque às minorias.

"O que vimos na última quarta-feira no plenário da Câmara foi uma manifestação transfóbica. Foi uma tentativa de roubar os holofotes do Dia Internacional da Mulher para si e uma tentativa de atacar as minorias", finalizou.

Nikolas multiplica seguidores com transfobia: 'Ódio autorizado', diz Hilton

Após o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) ter atacado mulheres trans no Plenário da Câmara na última quarta-feira (8), o número de seus seguidores nas redes sociais aumentou —de um dia para o outro, ele ganhou 46,5 mil. Diante da situação, a também deputada federal Erika Hilton (PSOL) afirmou durante o programa Sem Filtro que parte da população brasileira acaba legitimando esse tipo de violência.

"Pronta para ir para cima dele", diz deputada sobre cassação de Nikolas

Deputada Erika Hilton disse ter se sentido "violentada" com as falas de Nikolas, mas afirma que agora está "pronta para ir para cima dele" para que seja punido pelas falas transfóbicas na Câmara dos Deputados.

"Nikolas enalteceu o estigma de identidades trans e travestis"

Erika Hilton: "Sociedade sem violência e opressão é boa para todo mundo"

Erika Hilton opina sobre o que deve acontecer com deputado: "Câmara precisa responder à altura"

Assista ao Sem Filtro
Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: