Topo

Nikolas multiplica seguidores com transfobia: 'Ódio autorizado', diz Hilton

Gabryella Garcia

Colaboração para Universa, em São Paulo

10/03/2023 16h44

Após o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ter atacado mulheres trans no Plenário da Câmara na última quarta-feira (8), o número de seus seguidores nas redes sociais aumentou —de um dia para o outro, ele ganhou 46,5 mil. Diante da situação, a também deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou durante o programa Sem Filtro que parte da população brasileira acaba legitimando esse tipo de violência.

"Nós estamos dizendo que há, no cerne da população brasileira, um valor cultural muito forte que legitima a violência praticada contra nós e que é cultural: o ódio às minorias. Basta a gente ver o que acontece com estupradores, assediadores e racistas, todos esses grupos quando são denunciados e expostos, [acontece] o fenômeno do aumento de seus seguidores", disse.

Ela também disse que o aumento de seguidores acaba fazendo com que Nikolas se sinta autorizado a destilar seus discursos de ódio e que a punição para esse tipo de crime é a resposta que precisa ser dada.

"Nós precisamos da punição para dizer que esse tipo de prática não pode mais perpetuar entre nós. Que nós, enquanto nação e sociedade, somos avessos a essas violências e queremos ser uma nação muito melhor do que somos", explicou.

Também durante o Sem Filtro, a deputada lembrou que o Brasil é o país que mais mata pessoas trans em todo o mundo e afirmou que a impunidade contra discursos como o de Nikolas acaba explicando a violência contra essa população no Brasil.

"Por isso a Justiça precisa dar a devida resposta a isso, porque não responder a esse crime praticado por um parlamentar dentro da Câmara é continuar pactuando e incentivando práticas violentas contra nós", finalizou.

Erika Hilton: 'Câmara e Senado são omissos na defesa da população LGBT'

"Pronta para ir para cima dele", diz deputada sobre cassação de Nikolas

Deputada Erika Hilton disse ter se sentido "violentada" com as falas de Nikolas, mas afirma que agora está "pronta para ir para cima dele" para que seja punido pelas falas transfóbicas na Câmara dos Deputados.

"Nikolas enalteceu o estigma de identidades trans e travestis"

Erika Hilton: "Sociedade sem violência e opressão é boa para todo mundo"

Erika Hilton opina sobre o que deve acontecer com deputado: "Câmara precisa responder à altura"

Assista ao Sem Filtro
Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: