Tem alguém te perseguindo? Afinal, stalking é crime?
"Me dá dois mil e terminamos agora. Eu gastei muito mais; burra, idiota. Se eu te pegar, te mato", essa foi a frase dita por Bruno César Rôxo Ferreira, 36, para uma vítima que ele passou a stalkear. O homem foi preso na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.
Mas quando stalkear vira crime?
A palavra stalkear é derivada do verbo inglês "to stalk", que significa perseguição obsessiva. Ela pode ser praticada tanto digitalmente quanto presencialmente. No entanto, a única diferença é o meio usado, pois ambos ameaçam a integridade física e psicológica de alguém, interferindo na sua liberdade e na sua vida privada.
O crime foi incluído no Código Penal em 2021. A punição para o crime de stalking é de prisão em reclusão de 6 meses a 2 anos e multa. Se for cometido contra criança, adolescente ou idoso, contra mulher por razões da condição de sexo feminino e se mediante o concurso de duas ou mais pessoas ou com o emprego de arma, ela é aumentada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.