Topo

Influencer denuncia estupro à luz do dia em SC: 'Nunca me senti tão suja'

A influenciadora digital Nina Tobal, de 20 anos, denunciou ter sido estuprada - Reprodução/Instagram
A influenciadora digital Nina Tobal, de 20 anos, denunciou ter sido estuprada Imagem: Reprodução/Instagram

Luan Martendal

Colaboração para Universa, em Florianópolis

10/01/2023 19h50Atualizada em 10/01/2023 19h50

A influenciadora digital Nina Tobal, de 20 anos, denunciou ter sido estuprada ontem à luz do dia em uma das principais avenidas de Joinville, no Norte de Santa Catarina. O caso está sendo investigado por uma força-tarefa da Polícia Civil de Santa Catarina.

Em um vídeo gravado e divulgado — aos prantos — momentos após sofrer o abuso, a jovem afirmou aos cerca de 70 mil seguidores que a acompanham em uma rede social, que um homem a abordou, a segurou entre ele e uma árvore, e se masturbou.

Em entrevista concedida a Universa na tarde de hoje, a jovem contou que estava sozinha e transitava em uma área considerada segura em uma das ruas mais movimentadas da cidade quando o crime aconteceu. O registro da violência sexual foi feito por volta das 16h30, na Avenida Hermann August Lepper, no bairro Saguaçu, nas proximidades da prefeitura de Joinville.

A jovem estava voltando da prefeitura de Joinville, onde realizava tarefas empresariais e estava a caminho de um encontro com uma amiga quando percebeu a presença de um homem entre a vegetação e a calçada da avenida.

Ela percebeu que ele a olhava de um jeito estranho e acelerou o passo, mas ele também andou mais rápido e anunciou um assalto, mas em vez de roubá-la, cometeu uma violência sexual contra a jovem.

Ele me colocou entre duas árvores, disse que estava armado e que iria me matar se eu gritasse. Ele não me roubou, mas me abusou. Quando percebi o que estava acontecendo, só queria que aquilo terminasse. Ele tirou o pênis para fora da roupa, se masturbou e ejaculou na minha calça. Quando terminou, pediu para eu ir para um lado e ele foi para o outro e pediu para eu não olhar para trás.
Influenciadora digital Nina Tobal

"Fui procurar ajuda na portaria de uma fábrica, estava em estado de choque e sem entender o que havia acontecido. Sempre fui bem instruída pela minha família para lidar com situações assim e consegui ter calma para chamar a polícia. Mas depois, desabei e comecei a chorar", afirma.

A influenciadora também disse à reportagem que no momento em que precisou retirar a calça que vestia na delegacia, foi quando caiu a ficha do que ela estava passando. "Foi este o momento que eu me senti mais suja na minha vida, foi repugnante, o pior sentimento que eu já tive."

Polícia Civil faz força-tarefa para identificar autor do estupro

Em conversa com a reportagem de Universa, a delegada regional de Joinville, Tânia Harada, informou que o caso está sendo liderado pela DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, à Mulher e ao Idoso) com apoio de outras unidades de segurança pública.

A delegada disse que a jovem foi atendida, orientada pela polícia e já prestou depoimento. Nenhuma testemunha do crime foi identificada até agora.

Nosso foco hoje é esclarecer esse crime, mas não posso repassar a forma pela qual nós estamos fazendo essa investigação para não prejudicar o trabalho (de inteligência).
Delegada regional de Joinville, Tânia Harada

Questionada sobre a existência de algum suspeito de ter cometido o estupro ou quanto ao envio das roupas da jovem para coleta elementos para um futuro exame de DNA que possa comprovar a autoria do crime, a delegada preferiu não dar mais informações para não atrapalhar o andamento das investigações.

O crime está sendo investigado como importunação sexual, que ocorre quando alguém pratica ato libidinoso contra outra pessoa, sem autorização, para satisfazer desejo próprio ou de terceiro. A pena para esse tipo de crime varia de um a cinco anos de prisão.

Nina disse que os policiais estão sendo prestativos e já estiveram em sua residência quatro vezes com informações sobre a evolução das investigações. Além disso, ela vem recebendo apoio psicológico.

Estupro gera comoção e indignação

Nina Tobal destacou que apesar de estar bem fisicamente, o estupro fará parte de toda a sua história e que deseja fazer justiça.

Faço esse relato a fim de alertar as mulheres não só de Joinville, mas de todo o Brasil que em pleno 2023, à luz do dia, em uma avenida movimentada, você não está segura e é preciso denunciar. Sou mulher, sou forte e sou corajosa, isso não vai ficar assim.

Nas ruas e nas redes sociais, o apoio à jovem veio por meio de diversos comentários e manifestações sobre o caso. "Trabalho desde 2020 com internet e tenho um público ativo que está todo dia comigo, eu precisava falar sobre isso, porque senão não seria eu de verdade. Não esperava tanta repercussão e apesar de também sofrer comentários negativos, sei que é para um bem maior."

O prefeito de Joinville, Adriano Silva, convocou uma reunião com as lideranças da Polícia Civil no município e pediu agilidade na apuração do crime. Além disso, ofereceu apoio da Seprot (Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública) para elucidar o crime.

A Vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin, prestou solidariedade à influenciadora digital e reforçou a importância das mulheres denunciarem situações de abuso.

"Fatos como este são lamentáveis e a Polícia Civil já está investigando o caso para identificar e punir o homem que cometeu o crime. Reforço a importância das vítimas denunciarem sempre que sofrerem qualquer tipo de violência. Só com justiça nos podemos mudar essa triste realidade", escreveu.

Ao comentar o caso, a vereadora e Procuradora da Mulher na Câmara de Vereadores de Joinville, Tânia Larson, cobrou tolerância zero em casos de agressão contra mulheres. "Ressalto a importância do poder público para o combate e erradicação dessa violência. Quando uma mulher é agredida, cada uma de nós também é violentada."