Topo

Retratos

Instantâneos de realidade do Brasil e do mundo


Casamento na Copa em 1998 uniu brasileira e norueguês sob bênção da Fifa

O norueguês Oivind Ekeland e a brasileira Rosangela de Souza se casaram no estádio que, uma hora depois, receberia o jogo entre os dois países de origem dos noivos pela Copa do Mundo de 1998 - Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images
O norueguês Oivind Ekeland e a brasileira Rosangela de Souza se casaram no estádio que, uma hora depois, receberia o jogo entre os dois países de origem dos noivos pela Copa do Mundo de 1998 Imagem: Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images

Iugh Mattar

Colaboração para Universa, em Perugia, na Itália

20/11/2022 04h00

A carioca Rosangela de Souza, 53, parecia ter saído da canção "Garota de Ipanema", pois foi esse o efeito que ela causou em Øivind Ekeland, um norueguês que estava jogando futebol na famosa praia do Rio de Janeiro. Oito anos depois, em 1998, ambos fizeram o casamento mais excêntrico —e único— da história do futebol no estádio Vélodrome, durante a Copa do Mundo da França, simplesmente o maior evento esportivo do planeta. Naquele dia, Brasil e Noruega se enfrentariam na sequência da celebração.

Em entrevista ao jornal americano "The Herald Times", Ekeland disse que "no segundo em que vi aquela mulher, sabia que não sairia do Rio sem ela". E Rosangela complementou: "Soube imediatamente que aquele era o meu príncipe encantado, que tinha vindo para me levar embora".

O casal se conheceu quando ele tinha 20 anos, e ela, 21. Pouco depois do encontro na praia, os dois passaram a morar juntos. Enquanto assistiam ao sorteio dos jogos da Copa do Mundo, em dezembro de 1997, Ekeland teve a ideia do casamento no instante em que descobriu que a seleção de seu país enfrentaria a do Brasil em 23 de junho de 1998.

A data é conhecida na Noruega por ser o dia mais brilhante e feliz do ano, pois há apenas uma hora de escuridão. Conhecido como o país do sol da meia-noite, a Noruega passa um período de cerca de 76 dias sem claridade.

Havelange viu casamento como oportunidade de marcar seu legado na Fifa

O norueguês Oivind Ekeland e a brasileira Rosangela de Souza se casaram no estádio que, na sequência, receberia o jogo entre os dois países de origem dos noivos pela Copa do Mundo de 1998 - Henri Szwarc/Bongarts/Getty Images - Henri Szwarc/Bongarts/Getty Images
Um padre foi trazido da Noruega para celebrar a união dos noivos, que se conheceram em 1990, no Rio de Janeiro
Imagem: Henri Szwarc/Bongarts/Getty Images

O Mundial de 1998, por si só, já seria especial, pois foi a primeira edição a ser transmitida pela internet, com o formato atual de 32 seleções e a primeira vez do famoso "padrão Fifa" nos estádios, com o Stade de France, garantindo um controle de qualidade.

Além disso, aquela Copa marcava o fim da "Era Havelange" (1974-1998) à frente da federação. O brasileiro João Havelange, embora não tenha sido o comandante do futebol por mais tempo —o francês Jules Rimet, criador da Copa do Mundo, permaneceu por 33 anos na presidência da entidade—, foi o presidente da Fifa que mais organizou copas do mundo, em um total de seis torneios, além de ter sido o único presidente que não nasceu na Europa.

Por ser a última Copa do Mundo do seu legado, Havelange queria transmitir um clima de paz e união entre os torcedores no evento mais televisionado da história até então. E foi assim, sob a bênção da Fifa, num ambiente de confraternização mundial, que o sistema de som do estádio da cidade de Marselha incentivava a mensagem de união com a música dos Beatles, "All You Need Is Love", ou "tudo que vocês precisam é amor", enquanto os noivos entravam em campo.

E foi sob essa atmosfera que, uma hora antes do jogo entre Brasil e Noruega, a última partida do grupo A, que aconteceu a cerimônia: Ekeland tinha insistido de todas as maneiras possíveis e conseguiu a aprovação da Fifa para realizar o seu casamento com Rosangela no gramado da partida. "Vou unir as duas coisas de que eu mais gosto: o futebol e a minha mulher", disse ele na época à Folha de S.Paulo.

Em entrevista ao jornal "O Globo", Havelange explicou a autorização para celebrar a união em campo dizendo que "o futebol existe, sobretudo, para unir os povos". "Esse foi o motivo pelo qual a FIFA permitiu que se realizasse o sonho do casal".

"Sim" dos noivos foi transmitido para dois bilhões de espectadores

O norueguês Oivind Ekeland e a brasileira Rosangela de Souza se casaram no estádio que, na sequência, receberia o jogo entre os dois países de origem dos noivos pela Copa do Mundo de 1998 - Henri Szwarc/Bongarts/Getty Images - Henri Szwarc/Bongarts/Getty Images
Celebração foi transmitida por 194 emissoras de TV e 323 de rádio e contou com bilhões de espectadores ao redor do mundo
Imagem: Henri Szwarc/Bongarts/Getty Images

Minutos antes do casamento, já no vestiário do estádio, Ronaldo, Bebeto, Dunga, Taffarel, Henning Berg, Tore André Flo e todos os demais se preparavam para entrar em campo, mas os protagonistas daquele dia eram outros. Quem pisou primeiro no gramado animando os torcedores foi Rosangela de Souza vestida de noiva, enquanto Ekeland usava um terno.

Junto com eles entraram um padre, que foi levado de Stavanger, cidade do noivo, para a França e mais de 30 convidados do casamento. No círculo central do campo, diante de 60 mil espectadores, o casal norueguês-brasileiro deu o seu sim e o beijo do matrimônio diante de nada menos do que 194 emissoras de TV e 323 emissoras de rádio, em uma competição que contou com quase dois bilhões de espectadores.

Casamento acabou após 20 anos e dois filhos

A vitória da Noruega por 2 a 1 correu em todo o mundo —o Brasil vinha como um dos favoritos a levantar a taça— assim como o casamento de Rosangela. Em 2018, Ekeland disse em entrevista ao jornal norueguês "Aftenposten" que o casamento havia acabado, mas que a relação entre ele e a ex-mulher é muito boa. Eles têm dois filhos juntos, ambos trabalham em Stavanger e têm algumas lembranças extraordinárias de Marselha.

Procurada por Universa, Rosangela preferiu não dar entrevista. Não quis relembrar a história por causa do fim do casamento. Em sua página no Facebook, em 2019, ela postou fotos do dia da celebreção e escreveu: "Uma grande história de amor, como o sonho do príncipe e a princesa. Algo a levar para sempre no coração. O primeiro e grande amor, que agradeço a Deus porque hoje tenho sim, meu príncipe e a minha verdadeira princesa, Kristine e Kevin. Do recomeço de uma nova jornada, posso dizer tudo valeu a pena".