Topo

Camisa de Janja no 'Fantástico' custa R$ 2.580 e resgata símbolos nacionais

Janja em entrevista ao "Fantástico", da TV Globo - Reprodução
Janja em entrevista ao "Fantástico", da TV Globo Imagem: Reprodução

Baárbara Martinez

Colaboração para Universa, em São Paulo

14/11/2022 11h50

Rosângela da Silva, a Janja, deu oficialmente sua primeira entrevista no último domingo (13) como futura primeira-dama do Brasil. No "Fantástico", a socióloga comentou sobre sua carreira, militância, feminismo, antirracismo e intolerância religiosa, além de contar como pretende ressignificar o papel de primeira-dama, que ocupará a partir do ano que vem, como mulher de Lula (PT).

Para a ocasião, Janja escolheu a dedo seu look. A mulher do presidente optou por usar uma camisa de seda de manga longa da marca brasileira Misci, à venda por R$ 2.580,00. A peça estampada nas cores off-white e vermelho possui modelagem reta e ombros deslocados. Vista com botões aparentes, feitos em ureia reciclável. Na frente, lapela de alfaiataria de bolso não utilitário.

Airon Martin, criador da marca, revelou a Universa detalhes sobre a escolha da peça icônica usada por Janja. "Esse desenho na seda é a estampa Matria Brasil, da coleção apresentada na último São Paulo Fashion Week, que faz o resgate dos nossos símbolos nacionais e valoriza a matéria-prima brasileira. Ela gosta de história. Esse enredo a conquistou", diz ele, que releva que Janja foi até a loja da marca, localizada na rua Mateus Grou, em Pinheiros, São Paulo, conhecida atualmente como o novo point da moda nacional.

Airon comenta que conversou com Janja sobre o rico mercado têxtil brasileiro. "Falamos principalmente sobre a potencialidade de uma indústria que só exporta commodities. Comentei que o Brasil exporta seda para a Hermès [grife francesa] e que a Misci é uma das únicas marcas brasileiras que realmente produz peças com esse tecido", comenta o designer nascido em Mato Grosso. "Feliz de ter uma primeira-dama com consciência de que precisamos valorizar a nossa indústria", celebra.

Além da camisa estampada, Janja adquiriu outras peças da marca. Sobre a tão esperada roupa da posse presidencial, Airon diz que eles não conversaram. "Independentemente de vesti-la ou não para a posse, espero que ela use marcas nacionais. Inclusive, apresentei outras a ela." No Instagram, a socióloga segue marcas nacionais como Neriage, Viviane Furrier, A. Niemeyer e My Basic.

Agora eleita pela primeira-dama, a Misci desfila no SPFW nesta quinta-feira (17), na Sala São Paulo. Questionado sobre a presença de Janja no evento, Airon afirma que o convite foi feito. "Ela e a Marina [Silva] estavam confirmadas no desfile, mas vão para a COP-27 [a Conferência das Nações Unidas para o clima]", entrega o designer.