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Após reality show musical, ela abriu negócio: 'Ninguém é uma coisa só'

A cantora e empresária AnnaLu - Divulgação
A cantora e empresária AnnaLu Imagem: Divulgação

Caroline Marino

Colaboração para Universa, em São Paulo

07/11/2022 04h00

A paulistana AnnaLu, 40, sempre teve uma certeza: que a música era seu caminho profissional. Mas também sabia que precisava se dedicar muito para entrar no mundo competitivo da indústria fonográfica. Filha de cantores, cresceu em meio às orquestras e bandas de baile de São Paulo, eventos comuns na época e regados a clássicos como Frank Sinatra.

Da experiência como espectadora e das músicas cantadas em casa desde os cinco anos, tendo a ajuda e orientação da mãe, ela subiu ao palco pela primeira vez com 14 e não parou mais. Aos 19, já estava na Globo, como um dos 12 participantes do "Fama", reality show musical da Globo que fez sucesso no início dos anos 2001. Mas ela ressalta que permanecer no meio não é fácil. Por isso, seguiu uma carreira independente e resolveu empreender. Hoje, AnnaLu é dona da própria empresa, a AnnaLuxo Produções, que leva música para bares, casas de show e eventos.

Ela já trabalhou em mais de 1.500 casamentos e ainda faz apresentações para o público, como quando interpretou a cantora Karen Carpenter no musical "The Carpenters - Superstar", que rodou o Brasil. Além disso, organiza eventos para grandes companhias, incluindo Bradesco e Santander, e locuções para comerciais de marcas como Nivea e Colorado. "Empreender é ter liberdade profissional e pessoal, se realizar. E isso pode ser feito em qualquer área. Eu escolhi a música", diz.

Voz é maior instrumento de trabalho

A voz é seu instrumento de trabalho e AnnaLu está sempre pronta para inovar e agarrar as oportunidades, seja no palco, na narração ou na apresentação. "Ninguém é apenas uma coisa na vida. Somos uma junção de várias, e é isso que me construiu como artista", diz.

Nesse caminho despertou a atenção de Zé Ricardo, um dos nomes mais respeitados de direção artística no Brasil, à frente desde 2008 do palco Sunset do Rock in Rio. Conhecido por revelar Iza no mesmo palco, ele recebeu um vídeo de AnnaLu candidatando-se à vaga de apresentadora e apostou na cantora.

"Ele me perguntou se eu estava pronta. Respondi na hora: nasci pronta. Claro que estava morrendo de medo, mas era uma oportunidade incrível e não podia perdê-la."

Em 2019, ela teve sua primeira experiência como apresentadora no Rock in Rio e, de lá para cá, não parou mais. Na sequência, comandou o Tim Music Rio e apresentou seu trabalho autoral no Tim Mulheres Positivas.

"Fui aproveitando todas as chances que tinha para mostrar meu trabalho", diz. A cantora ganhou a confiança de Zé Ricardo e, em 2022, além de apresentar os shows do Palco Sunset, cantou ao lado de artistas como Simoninha e Mart'nália. E, este ano, está lançando um álbum, "O Que Eu Quiser Ser", com a produção de Zé. "Me preparei a vida inteira para isso", afirma a cantora e compositora.

Aproveitar oportunidades, inclusive os fracassos

AnnaLu conta que não chegou à final do "Fama", mas usou a experiência para se aprimorar e fazer seu nome. "Lá tive lições de canto, dança e atuação com experts da área. Só uma pessoa ganha e, na época, havia muita gente pronta no programa. Lembro que meus pais falaram: 'Vai, se diverte, faz contato e aproveite tudo o que puder para crescer'. E foi o que fiz. Se não tivesse passado por essa experiência, não estaria com a maturidade musical que tenho hoje", diz.

Para construir sua empresa, AnnaLu aproveitou tudo o que aprendeu no "Fama", nos shows e eventos que fez com outras produtoras. "No decorrer do tempo, trabalhei para muitas pessoas diferentes: vi gente vender banda, estruturar festa, buscar clientes, além de criar uma rede de contatos forte, o que me ajudou a ter os primeiros clientes", diz.

Ela ressalta que estava com medo, como acontece em qualquer momento novo, ainda mais por estar sozinha, sem nenhum investidor. Mas acreditava que era capaz e estava pronta para os desafios.

Não importa tamanho do evento, cliente deve ter a melhor experiência

O primeiro passo foi organizar em uma planilha tudo o que precisava: o custo de todos os pilares de um evento, como som, iluminação e transporte para conseguir precificar cada trabalho. Depois disso, montou uma banda e um site para divulgar seu trabalho.

Assim como em toda a empresa, AnnaLu acredita que é essencial oferecer a melhor experiência ao cliente —não importa se o projeto é grande ou pequeno. "A cada evento ou show que fecho, faço questão de entender o que o cliente espera e do que gosta. Não existe um produto fechado, que não permite mudança", explica.

Ela lembra um casamento em que estava com uma playlist programada mas, ao chegar ao local, percebeu que teria de fazer adaptações para entrar na vibe da festa.

"A primeira coisa que faço quando chego em um lugar é observar as pessoas, a energia, o clima. Quero que seja inesquecível, pois sei o quanto o cliente planeja e sonha com aquele momento. E trabalho para oferecer sempre a melhor experiência", diz.

Recado a mulheres empreendedoras

Para as mulheres empreendedoras ela deixa um conselho: o de olhar para elas mesmas e entender o que, de fato, as motiva e está dentro de seu propósito.

"Já precisei parar um pouco meu trabalho para entender o que realmente queria fazer e de que forma, para encontrar meu caminho profissional", diz.

Seu trabalho autoral, "O Que Eu Quiser Ser", veio justamente dessa busca e é direcionado à força feminina. "Quero inspirá-las a serem livres, sem medo de irem atrás de seus sonhos para abrirem caminhos e escreverem sua história, assim como fiz", completa.