Topo

Ação antienvelhecimento e mais energia: benefícios do sexo além do prazer

Prostock-Studio/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Prostock-Studio/Getty Images/iStockphoto

Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa, em São Paulo

05/10/2022 04h00

Ainda que sexo seja sinônimo de prazer, transar implica uma série de benefícios, que vão desde sensações de bem-estar a contribuições para a saúde. A prática constante é quase um bônus para uma vida saudável.

"É capaz de aumentar a endorfina no organismo, o que evita riscos de pressão arterial alta, ataques cardíacos e derrames. Também libera ocitocina, auxiliando no alívio das dores de cabeça", exemplifica a ginecologista e obstetra Carolina Curci, especialista em saúde da mulher.

Para conhecer melhor as vantagens que o sexo proporciona - e ter cada vez mais motivos para praticá-lo -, Universa recorreu a especialistas no assunto e os lista a seguir:

Ação antienvelhecimento

Sexo em dia, cútis bonita! Segundo a dermatologista Geisa Costa, fundadora do Art Beauty Center, a prática sexual estimula a produção de elastinas e colágenos, as proteínas responsáveis por dar sustentação e elasticidade à derme. "Então, a pele fica mais firme e com menos sinais de envelhecimento, como a flacidez, rugas e linhas de expressão", afirma.

Quase um skincare

Além de ser um eficaz anti-idade, a prática contribui ainda em outras etapas dos cuidados com a pele, sobretudo para quem sofre com oleosidade e poros obstruídos.

"Já é comprovado que o sexo reduz o estresse e o nível de cortisol. Ambos, quando em excesso no organismo, aumentam a oleosidade", explica a médica. Além disso, suar - bastante comum durante a prática - ajuda a eliminar sujeiras acumuladas nos poros, evitando cravos e espinhas.

Menor retenção de líquidos

Durante a transa, o sistema linfático trabalha a todo vapor e, consequentemente, desintoxica o organismo e diminui a retenção de líquidos. "Isso acontece porque o fluxo sanguíneo aumenta, passando a levar nutrientes e oxigênio de forma mais eficaz para os tecidos", pontua Geisa Costa.

Acelera a cicatrização

A dermatologista salienta também que alguns estudos científicos têm comprovado que as relações sexuais induzem um aumento na circulação de células específicas do sistema imune. "Logo, o processo de cicatrização e regeneração da pele é realizado de forma mais rápida", observa.

Hormônios do bem

Mas não é só o corpo físico que se beneficia com o sexo. Para a mente, também há boas vantagens. "Durante o ato, há a liberação de diversos hormônios, entre eles ocitocina, endorfina e serotonina, que nos causam sensações de bem-estar e rejuvenescimento", aponta a sexóloga Gabriela Dias, autora do livro "Homem micro-ondas, mulher fogão a lenha".

Mais concentração

Ao praticar, exercitamos também o foco, bastante importante para concentração e produtividade, sobretudo em outras áreas da vida. "Não é à toa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a sexualidade como um dos pilares para a qualidade de vida", destaca sexóloga.

Disposição e otimismo como nunca

Há um fundo de verdade quando dizem que "quem não transa está sempre mal-humorado". Afinal, a prática libera promove boas sensações, capazes de deixar a pessoa com mais disposição para o dia e, também, desperta mais otimismo para a vida.

"Há uma melhora na visão de mundo, a ponto de você conseguir enxergá-lo por uma outra perspectiva, muito mais otimista", complementa Gabriela Dias.

Energia vital

A especialista em sexualidade lembra da concepção do sexo, que é relacionado à saúde e mostra sua relevância. "Para quem não sabe, o conceito é que a sexualidade é a energia que nos move. Então, não é só uma energia sexual, é uma energia vital. Portanto, o sexo auxilia nas nossas funções vitais", argumenta.

Existem malefícios também?

Com variados benefícios, é difícil pensar que exista um lado ruim em transar. Porém, quando alguns cuidados não são tomados, o sexo pode ter seu lado negativo.

Nesse sentido, a ginecologista Carolina Curci adverte sobre IST's (infecções sexualmente transmissíveis), consequências de uma relação desprotegida, assim como a gravidez indesejada, que também pode ocorrer pela falta de proteção, uso inadequado ou falha do método contraceptivo.

Aumento dos casos de cistite (infecção urinária) ou dermatite pelo atrito em excesso também são consequências ruins. Já para a sexóloga Gabriela Dias, as desvantagens podem surgir a partir da prática intensa.

"Tudo o que foge do equilíbrio e do saudável acaba sendo suscetível a esse tipo de coisa. Então, quem faz em excesso pode sentir ardência, pode se sentir de uma certa forma machucado. Assim, o equilíbrio é o grande 'xis' da vida, a grande questão", opina.