Topo

Quem são as brasileiras que lideram mercado bilionário de produtos eróticos

Ex-BBB Marcela está entre as grandes empresárias dos exo - Divulgação
Ex-BBB Marcela está entre as grandes empresárias dos exo Imagem: Divulgação

Luciana Cavalcante

Colaboração para Universa, de São Paulo

16/09/2022 04h00

As brasileiras estão entre as mais bem-sucedidas no promissor mercado de sexual wellness, que tem uma visão mais ampla do sexo, focando no chamado bem-estar sexual. A lista da Forbes traz 10 nomes das que mais se destacam nesse filão bilionário que cria sex toys e cosméticos com design com propostas cada vez mais sofisticadas.

Dados da consultoria global Acumen Research and Consulting mostram que o segmento foi avaliado em US$ 80,1 bilhões (R$ 405,3 bilhões) no ano passado. Até 2030, ele deve alcançar US$ 121,6 bilhões (R$ 615,4 bilhões).

"O segmento de sexual wellness é um mercado de mulheres para mulheres", afirmou Chris Marcello, fundadora da Sophie Sensual Feelings, em entrevista à Forbes.

"Uma vez que somos as principais consumidoras desse mercado e a maior parte dos produtos é desenhada pensando no público feminino", completou Larissa Ely, da Climaxxx.

Ambas estão na lista de mulheres que atingiram sucesso combinando tecnologia e inovação em produtos com fórmulas naturais.

Quem são elas?

Marília Ponte e Marina Ratton, da Feel e Lilit

Marília Ponte e Marina Raton, co-fundadoras da Fell Lilit - Divulgação - Divulgação
Marília Ponte e Marina Raton, co-fundadoras da Fell Lilit
Imagem: Divulgação

Criadoras das sextechs da Feel e Lilit, respectivamente, Marília Ponte e Marina Ratton, entraram no mercado em 2020 e uniram as empresas em junho deste ano. Juntas, as marcas têm um crescimento médio de 20% da receita ao mês e já faturaram mais de de R$ 1,5 milhão.

A Feel oferece lubrificantes, sabonetes e óleos hidratantes naturais e veganos para mulheres. Já a Lilit tem apenas um produto, o Bullet Lilit, o primeiro vibrador desenvolvido a partir de pesquisas com usuárias para ser discreto e ajudar as mulheres a descobrir o prazer. Com ele a empresa já faturou R$ 1,7 milhão.

Izabela Starling e Heloisa Etelvina, da Pantynova

Izabela Starling e Heloisa Etelvina, da Pantynova - Divulgação - Divulgação
Izabela Starling e Heloisa Etelvina, da Pantynova
Imagem: Divulgação

A dificuldade de encontrar produtos de qualidade e que atendessem seus anseios quando eram um casal, fez a dupla de mineiras criar a própria sextch em 2016. Para isso, contaram com a ajuda do sócio Derek Derzevic.

A marca possui 15 vibradores e uma linha de lubrificantes veganos, que conta com 103 mil clientes. Com um faturamento de R$ 12 milhões, no ano passado, espera crescer 20%, em 2022.

Chiara Luzzati, da Lubs

Chiara Luzzati, da Lubs - Divulgação - Divulgação
Chiara Luzzati, da Lubs
Imagem: Divulgação

Chiara Luzzati está entre na lista Forbes Under 30, que elenca os jovens com menos de 30 anos que se destacaram em seus setores de atuação. Em meio à pandemia, em 2020, ela criou a Lubs, que hoje já tem 12 unidades com produtos livre de sulfatos, parabenos e petrolatos, sem teste em animais e sem gênero.

A marca cresce 15% ao mês e já acumulou 250% de crescimento no primeiro semestre de 2022. A expectativa é que o faturamento chegue a R$ 5 milhões este ano, dos quais aproximadamente R$ 3 milhões já foram atingidos.

Chris Marcello, da Sophie Sensual Feelings

Chris Marcello, da Sophie Sensual Feelings - Divulgação - Divulgação
Chris Marcello, da Sophie Sensual Feelings
Imagem: Divulgação

Chris Marcello usou a experiência de mais de 30 anos como executiva de marketing de marcas como Avon, Tupperware, Grupo Boticário e Jequiti para criar a Sophie Sensual Feelings em 2017.

Hoje, a marca está presente em lojas da Loungerie e nas varejistas Época Cosméticos, Amaro, Beleza na Web, Glambox e em mais de 250 do ramo.

No ano da pandemia, um aumento de 70% no faturamento e até agora, em 2020, já alcançou 55% de aumento no faturamento. Em junho deste ano, recebeu mais de R$ 1 milhão em investimento com a entrada do novos sócios.

Marcela Mc Gowan e Giovanna Ricci, da Ludix

Marcela Mc Gowan e Giovanna Ricci, da Ludix - Divulgação - Divulgação
Marcela Mc Gowan e Giovanna Ricci, da Ludix
Imagem: Divulgação

A médica ginecologista Marcela Mc Gowan aproveitou a participação no BBB20 para criar a marca Ludix, com a jornalista Giovanna Ricci.

As empreendedoras pagaram todos os investimentos em menos de 30 dias de fundação da empresa, acumulando um faturamento de mais de R$ 500 mil. A expectativa agora é ampliar a atuação, incluindo venda no atacado, revendedoras e espaço físico.

Marcela Büll e Larissa Ely, da Climaxxx

Larissa Ely é fundadora da Climaxxx - Divulgação - Divulgação
Larissa Ely é fundadora da Climaxxx
Imagem: Divulgação

Aos 22 anos de idade, Larissa Ely fundou a Climaxxx, em 2016. Pouco tempo depois Marcella Büll entrou como sócia.

Sem investimentos externos, a marca levou três anos para obter um caixa próprio, o que fez as empreendedoras a levarem como projeto paralelo. Até que, o faturamento começou a crescer a partir de 2019, resultado de investimentos próprios, passando de R$ 160 mil naquele ano, para R$ 800 mil, em 2020 e; R$ 1,9 milhão em 2021.