Topo

Educação, proteção, diálogo: a maior habilidade do pai de cada signo

hobo_018/Getty Images
Imagem: hobo_018/Getty Images

Claudia Dias e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa, de São Paulo

14/08/2022 04h00

Dia dos Pais é aquela ocasião perfeita para passar um tempo com os genitores - sejam de sangue ou coração - e relembrar não só os momentos bons que já foram vividos juntos e, também, tudo que eles ensinaram.

Recorremos à astróloga e numeróloga Nanda Ribeiro para conhecer a principal habilidade do pai de cada signo nessa data tão especial.

Os ensinamentos passados podem ser bem diferentes e a astrologia tem uma explicação para isso. Afinal, a personalidade de cada pessoa - definida sobretudo pelo signo solar - é um fator de peso nos papéis que tal indivíduo desempenha ao longo da vida, o que inclui a paternidade. Confira a seguir:

Os pais do zodíaco e seus legados

Áries

O pai ariano é proativo e adora incentivar os filhos a buscarem autonomia, autoconfiança e independência. Com paixão por se exercitar, tem grande habilidade na prática de esportes e busca estar sempre em movimento para cuidar do bem-estar e da saúde. Ele também é do tipo que domina o uso de ferramentas, o que vai tentar repassar à prole.

Touro

Pé no chão, o taurino ensina sobre paciência e persistência, pois sabe que são atributos essenciais para alcançar estabilidade na vida. Além disso, ele é bastante hábil para ensinar sobre finanças e controle de gastos - assim, garante que os filhos usem o dinheiro com sabedoria para ter conforto e lazer na vida.

Gêmeos

É como ter muitos pais em um só! A versatilidade é a maior habilidade do pai geminiano e, a partir dela, ele ensina seus filhos sobre a importância do diálogo para as conquistas na vida. Incansável, promove muitas conversas, ensinando sobre trocas, amigos e um bom networking. Para ele, estimular a criatividade dos herdeiros e colocá-los na busca pelo conhecimento é sua missão.

Câncer

O canceriano é o paizão do zodíaco. Amoroso e cuidadoso, gosta de mostrar desde cedo a importância de ter um lar e uma família. Às vezes, até exagera na proteção por gostar tanto de se envolver na vida dos filhos. Com tais laços íntimos, desempenha sua maior habilidade: educar. Assim, agrega na criação da prole e honra sua história ao mesmo tempo.

Leão

O talento do pai leonino é o entusiasmo. Apesar de protetor, ele faz questão de incentivar a diversão, a autoconfiança, a alergia e a paixão pela vida em seus filhos. Mas não se esquece dos puxões de orelha, viu? Esse nativo faz questão de relembrar que, sem nobreza ou caráter, ninguém chega a lugar algum.

Virgem

Aprimorar é a competência principal do pai virginiano. Não importa a situação ou o tamanho do dano, sempre está disposto a mostrar soluções para consertar, melhorar e, sobretudo, aperfeiçoar algo. Assim, ao ajudar o filho, se sente útil e alinhado ao seu propósito de vida.

Libra

A justiça é a principal habilidade do pai desse signo. Com Libra, as crias aprendem que toda história tem dois lados e que ser apaziguador e diplomata pode trazer muitos benefícios às relações. Para essa boa convivência, o libriano mantém as convenções sociais e, também, os valores éticos, passados de geração em geração. Apesar de tanta tranquilidade, sua busca pelo perfeito pode criar padrões severos.

Escorpião

A profundeza e intensidade do signo persistem também na paternidade. Por isso, o pai escorpiano é um grande influenciador dos filhos. A liderança é, sem dúvidas, um de seus principais talentos. Mas, para chegar lá, ele não abre mão da lealdade, generosidade e persistência. Independentemente do patamar que estiver, sua maior lição é: às vezes, o silêncio é essencial para vencer.

Sagitário

O conhecimento não é só a grande habilidade do pai sagitariano, como também sua maior qualidade. A partir disso, ele ensina seus filhos a crescerem e os incentiva a sempre viajarem em busca de expandir seus horizontes, se aventurar e conhecer o que é novo. Para ele, arriscar-se é sinônimo de conquistar novas possibilidades e tenta deixar esse legado.

Capricórnio

Manter o foco em qualquer situação é a maior competência do pai capricorniano. Mesmo com regras mais severas, no fundo, ele só quer ensinar os filhos a conquistarem seus sonhos e serem focados. Paciência, resiliência, sinceridade e honestidade são suas lições paternas. E não para por aí: em cada conversa, ele lembra do valor de se estar com quem ama e de como o respeito deve estar acima de tudo.

Aquário

Ser livre é o talento do pai aquariano. Apesar de poder ser imprevisível em algumas situações e bem diferentão, na verdade ele só não quer ficar preso ao que não faz sentido. Para isso, deixa as vozes alheias no mudo e vai viver. Individualidade, humanidade, criação e solidariedade são a maior herança que deixa para os seus filhos.

Peixes

Impossível alguém mais sensível do que o pisciano e nem a paternidade endurece esse homem. Pelo contrário, ele segue exalando inspirações e dons artísticos. Hábil na criatividade, incentiva a imaginação e transforma tudo em arte. Também cultiva a bondade e a generosidade em seus filhos. Embora essas vibrações sejam ótimas, vale um cuidado especial com possíveis fugas da realidade.