Topo

Agosto tem cinco planetas retrógrados ao mesmo tempo. Saiba o que esperar

Agosto tem cinco planetas retrógrados ao mesmo tempo. Saiba o que esperar - Greg Rakozy/ Unsplash
Agosto tem cinco planetas retrógrados ao mesmo tempo. Saiba o que esperar Imagem: Greg Rakozy/ Unsplash

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

04/08/2022 04h00

Agosto é um mês repleto de polêmicas, conhecido por trazer o desgosto e não acabar nunca. Fato é que, neste ano, temos um cenário astrológico que pode favorecer essa demora para os dias passarem. Mais do que isso, muitos assuntos não resolvidos ou inacabados podem vir à tona para que questionamentos profundos aconteçam.

Isso ocorre porque teremos uma grande concentração de planetas retrógrados ao mesmo tempo. Ainda que alguns deles já estejam retrogradando há alguns meses, esse encontro pode denotar um período em que os assuntos regidos por esse planeta passam por reavaliações e demoras para se desenvolverem por completo.

"Na astrologia a retrogradação dos planetas é importante e pode ser útil para muitas coisas, principalmente para usarmos o prefixo RE de revisar, reavaliar, reconsiderar e repensar nas esferas governadas pelo planeta em questão. É como fazer uma parada para uma manutenção necessária. Pode ser também tempo de recuperar oportunidades perdidas", diz a astróloga Maria Eunice Sousa.

Período de espera

Ela explica que a retrogradação é um fenômeno astronômico que, devido à diferença de velocidade do astro em questão e da Terra, além da distância de ambos em relação ao Sol, é como se o planeta estivesse se deslocando para trás a partir da perspectiva terrestre. É uma ilusão de ótica, no entanto, já que o planeta não está realmente se deslocando para trás no espaço.

"Um grande número de planetas retrógrados no céu pode, de fato, significar um período em que as questões coletivas são reavaliadas. Possivelmente, na vida pessoal também haverá um senso de lentidão e demora nas resoluções de situações diversas. De qualquer forma, essas retrogradações não precisam implicar situações negativas, principalmente porque esses eventos astronômicos são corriqueiros e regulares", conta a astróloga.

Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão formam o time dos retrógrados, junto com Quíron, um asteroide. Quanto mais distante o planeta está do Sol, mais longo será o seu período de retrogradação. Por isso, alguns desses astros ficarão retrógrados por um período de quatro a seis meses, em média.

Aprendizados

Maria Eunice destaca que essas retrogradações são eventos regulares e comuns na astrologia. Sendo o tempo de retrogradação bastante longo, a gente até "esquece" que eles estão nessa condição e os pontos altos desse período são os momentos em que o planeta muda de direção e o momento em que o Sol faz oposição a eles.

"É fato que sentimos mais quando há muitos planetas retrógrados ao mesmo tempo, como é o caso de agosto. Isso porque os dois planetas lentos que ainda estavam diretos engatam a marcha à ré: Júpiter, que já ficou retrógrado em 28 de julho, e Urano, que retrocede por Touro a partir de 24 de agosto. A partir de outubro, planetas mais rápidos começam a retrogradar, como é o caso de Mercúrio e Marte."

Não é preciso se desesperar ou acreditar que será, de fato, um mês de desgosto devido a suas várias retrogradações. A astróloga conta que é um ótimo período para revisar os assuntos regidos por esses planetas. Ao localizá-los em seu mapa astral, é possível entender em qual área da vida a retrogradação influencia através da casa astrológica em que eles se encontram

Abaixo, Maria Eunice diz a principal influência de cada retrogradação que estará ativa em agosto.

Plutão

Período de retrogradação: de 29 de abril a 8 de outubro
Signo: Capricórnio

Retrógrado, Plutão promove uma revisão sobre a forma como usamos o nosso poder no mundo, até mesmo se abusamos desse poder. Também traz uma reavaliação sobre as transformações recentes pelas quais passamos e sobre nossa percepção da morte e da mortalidade.

Saturno

Período de retrogradação: de 04 de junho a 23 de outubro
Signo: Aquário

Traz a revisão das estruturas que sustentam nossa vida, daquilo que nos dá segurança e de responsabilidades e obrigações. Vale tanto para o plano profissional quanto familiar e individual. Socialmente, implica revisão nas estruturas sociais e de governos.

Netuno

Período de retrogradação: de 28 de junho a 23 de dezembro
Signo: Peixes

Netuno retrógrado traz a reavaliação dos sonhos que são caros para nós e da maneira como buscamos vivê-los. Também é um momento importante para avaliar se nossos objetivos não são meras ilusões. Coletivamente, implica em revisões nos campos químico, farmacêutico, drogas em geral (lícitas ou ilícitas) petróleo e derivados. Indústrias ligadas às artes também passam por análise.

Quíron

Período de retrogradação: de 19 de junho a 23 de dezembro
Signo: Áries

Retrógrado, Quíron traz a reavaliação sobre as histórias de dores e sofrimento que contamos para nós mesmos. É um momento oportuno para ressignificar muitas dessas histórias para que possam ser curadas de uma vez.

Júpiter

Período de retrogradação: de 28 de julho a 23 de novembro
Signo: de Áries a Peixes

Júpiter retrógrado traz uma revisão de questões de fé, ética, moral e justiça. Em termos coletivos, pode implicar a reavaliação de leis que tenham sido aprovadas recentemente ou mesmo de leis mais antigas. Também podemos esperar uma revisão nas esferas religiosas e espirituais das sociedades, nas políticas educacionais, em questões de comércio exterior e no turismo.

Urano

Período de retrogradação: de 24 de agosto a 22 de janeiro de 2023
Signo: Touro

Os avanços recentes na ciência e na tecnologia entram no menu de revisão. A maneira como usamos a nossa liberdade e independência será questionada. Usamos isso sabiamente para viver de maneira íntegra ou para nos afastar e alienar os outros? De forma geral, podemos aguardar a revisão sobre nossa participação na sociedade.