Topo

Eles estão juntos há 15 anos e moram separados: 'Diálogo e individualidade'

O casal Mauro Sousa e Rafael Piccin - Acervo pessoal
O casal Mauro Sousa e Rafael Piccin Imagem: Acervo pessoal

Rute Pina

De Universa, em São Paulo

24/07/2022 16h07

Sem conta conjunta e cada um com sua chave de casa — mas endereços diferentes. Com 15 anos juntos e em união estável, o criador de conteúdo Mauro Sousa, 35 anos, e Rafael Piccin, 36 anos, contam como mantêm o relacionamento, e a dica não é nada nova: respeitando individualidades.

Piccin e o filho de Maurício de Sousa deram alguns detalhes do relacionamento em um vídeo que viralizou no Instagram e no Twitter. Muitas pessoas questionaram o casal e especularam sobre a vida dos dois. "Me desculpa, mas eles não são casados então, são ficantes premium", comentou um perfil no Twitter.

Bem resolvidos, eles conversaram com Universa e deram risada dos comentários. Mauro diz: "As pessoas tentaram nos rotular e colocar numa caixinha, mas, na verdade, esse acordo só importa para a gente."

Mauro conta que decidiu compartilhar os detalhes do relacionamento nas redes sociais porque sabem que são temas ainda tabu. "Sempre mostramos nosso lifestyle no Instagram, as pessoas gostam de ver minha família e eu faço questão de mostrar esse lado positivo. Foi um post pensado, sabemos que esse assunto e os pontos que colocamos ali são assuntos polêmicos", diz Mauro.

A história do casal começou em 2007, quando eles se conheceram em uma festa. "Tivemos um cupido sem querer. Ficávamos com uma pessoa em comum, mas não sabíamos. Eu estava nunca festa quando esse menino chegou acompanhado do Rafa — em vez de ficar enciumado, fiquei muito a fim do Rafa", conta Mauro, rindo. "Adicionei ele no Orkut e mandei mensagem para ele. Ele não deu a menor trela para mim, só depois que nos encontramos."

Após três anos de relacionamento, ambos começaram a questionar vários padrões dos casais. "Quando a gente começou a namorar, tínhamos 20 anos e aquela imagem de que precisaríamos casar, morar juntos, ter filhos e tudo aquilo. Mas percebemos que aquilo não funcionaria para a gente", diz Mauro.

"Houve um estranhamento das pessoas, principalmente por não morarmos juntos. Mas eu sempre gostei e pretendo morar sozinho. E essa foi uma das nossas principais discussões: somos um casal, mas não precisamos morar juntos."

Rafa dá um exemplo de uma das discussões que ocorreram bem no início do relacionamento. "Teve um dia que falei para o Mauro: 'você gosta de ficar sozinho, parece que tem dias que você não quer me ver', e ele me respondeu: 'sim, tem dias que eu não estou com vontade', e aquilo me bateu. Pensei: 'nossa, tenho um namorado que não quer me ver'. Mas hoje entendo que isso é muito natural, todo mundo tem um dia que quer ficar sozinho. Fomos entendendo juntos."

Mauro e Rafa chegaram a terminar o namoro em 2010 e ficar quatro meses separados porque pensaram que as visões diferentes que tinham de relacionamento — e que não seguiam a lógica "natural" esperada de um relacionamento — eram irreconciliáveis.

"Amadurecemos juntos, passamos por aquela fase dos 20 anos juntos, quando você não tem muito repertório. Mas conversamos muito e faz mais de 10 anos que nossa relação tem essas características", conta Rafa.

Ambos trabalham na Mauricio Sousa Produções, onde Mauro é diretor, e Rafa, gerente. Mauro inspirou o pai na criação do personagem Nimbus — sugerido como o primeiro personagem gay da Turma da Mônica.

Mauro Sousa e Rafael Piccin oficializaram a união em 2012 - Acervo pessoal - Acervo pessoal
Mauro Sousa e Rafael Piccin oficializaram a união em 2012
Imagem: Acervo pessoal

Para o relacionamento funcionar em outros formatos, o casal garante que não há nenhuma fórmula e que cada casal deve buscar o que funciona ou não. Mas o diálogo e o respeito à individualidade são a base para conseguir alcançar o objetivo de ter uma relação saudável.

"O mais importante nessa adaptação foi a conversa. Conversamos sobre tudo, era conversas extremamente transparentes, nem sempre eram agradáveis. A gente já discutiu, brigamos, tivemos várias tretas com o intuito de chegar em um lugar que seja melhor para os dois. Conversas transparentes foram determinantes para nos possibilitar estarmos bem resolvidos com este formato."

O casal oficializou a união estável quando estava cinco anos juntos, em 2012., como conta Mauro: decidimos isso porque somos um casal e existem direitos envolvidos, precisava realmente estar bem claro caso acontecesse qualquer coisa, como em caso de doenças, heranças. Nossa maior preocupação é com o que acontece com um de nós caso o outro falte, para que tenhamos algum respaldo."

Eles não contam se o relacionamento é aberto ou não monogâmico. "Aberto ou fechado, o que prevalece é a conversa e o que combinamos entre nós. Não estamos preocupados como estão rotulando a gente, o mais importante é como funcionamos e como eu e o Rafa nos enxergamos, afirma Mauro.