Topo

Teimosia, lealdade e egocentrismo: o lado luz e o lado sombra de Leão

Lado luz e sombra do signo - Unsplash
Lado luz e sombra do signo Imagem: Unsplash

Camila Eiroa

Colaboração para o UOL

21/07/2022 04h00

Luz e sombra: todos os seres possuem essa dualidade energética dentro de si, capaz de trazer o equilíbrio de qualidades e desafios. Isso fica ainda mais evidente na astrologia, que conta com uma complexidade de características fazendo parte de cada signo e, mais do que isso, de cada planeta que exerce influência sobre eles.

O lado luz desperta quando a consciência é trabalhada para trazer mais harmonia e reconhecimento de potencialidades. Já o lado sombra geralmente representa desafios e traços de personalidade desarmoniosos que na verdade funcionam com uma verdadeira chave de autoconhecimento e consciência.

Abaixo, conheça o lado luz e o lado sombra de Leão, onde o Sol entra no dia 22 de julho.

Lado luz

Confiável

Uma das maiores preocupações leoninas é ter sua reputação manchada por comportamentos duvidosos. Portanto, Leão costuma ser um signo totalmente confiável, mesmo que para isso seja necessário se posicionar com firmeza em relação a acordos e contratos. Dentro de um ambiente profissional, por exemplo, Leão vai assumir sua palavra em todas as ocasiões em que isso for necessário, além de cumprir com promessas que forem firmadas.

Enérgico

Embora Leão precise de boas horas de descanso para recuperar sua energia, eles garantem momentos de muita intensidade energética ─ o que justifica, inclusive, a necessidade de recuperar o fôlego. Portanto, uma boa qualidade leonina é a disposição sempre presente para fazer o que for necessário: resolver problemas, assumir compromissos e, claro, se divertir sem hora para ir embora. Quer uma companhia que vai ficar com você até as luzes do salão se apagarem? Aposte em amizades leoninas!

Lealdade

Ter um amigo leonino é a garantia de ter alguém com quem contar nos melhores e nos piores momentos. Leão não se aproxima de alguém só para aproveitar o lado bom da vida, como em festas e comemorações. Ele é aquele amigo que está ao seu lado quando tudo ao redor parece desabar. Afinal, existe um instinto acolhedor e zeloso em Leão que ganha espaço para ser exercido dentro do contexto das amizades. Nunca decepcione um amigo leonino, pois é uma das coisas que podem ferir verdadeiramente este signo.

Sedutor

Leão é um dos signos mais sedutores do zodíaco, que não abre mão de lançar charme para conquistar a pessoa de seu interesse. Mais do que isso, essa sedução pode ser utilizada a favor do leonino até mesmo em um contexto profissional, como em uma entrevista de emprego, por exemplo. Seus dotes de sedução podem ser transmitidos através de atitudes e gestos certeiros, que partem de uma observação minuciosa de quem é a pessoa que está recebendo essas atitudes. Essa também é uma característica que se sobressai no ascendente em Leão.

Lado sombra

Teimosia

Estar com a razão sempre, até quando não está. Esse é um lema bastante leonino, que pode carregar suas falas e suas escolhas com uma dose elevada de teimosia. Por serem regidos pelo Sol, é fácil acreditar que são superiores aos demais, o que ocasiona um orgulho que não permite a Leão dar o braço a torcer. Esse comportamento pode fazer as pessoas deste signo perderem boas oportunidades por acharem que já sabem de tudo.

Arrogância

O excesso de autoconfiança pode gerar diversos pontos desafiadores do lado sombra de Leão, sendo um deles a arrogância. A certeza desmedida, originada pela regência do Sol em desequilíbrio, pode gerar comportamentos vistos como arrogantes pelas demais pessoas, principalmente no ambiente de trabalho. Portanto, é indicado equilibrar a comunicação com mais sutileza e pacifismo para não soar arrogante.

Egocentrismo

Leão é o signo mais vaidoso do zodíaco! No entanto, a autoestima elevada pode ofuscar tudo ao redor, se tornando um empecilho para construir relações mais fluidas. É possível, inclusive, que muitas amizades acabem se afastando por esse comportamento, que nem sempre é percebido pela pessoa do signo de Leão. O oposto também pode acontecer: quando Leão nota que já não recebe toda a atenção que acha que merece, acaba buscando uma nova plateia.

Impulsividade

O fogo duplo de Leão pode trazer comportamentos impulsivos para pessoas deste signo, que constantemente podem se ver com muita energia para começar uma nova empreitada. No entanto, aquela expressão "fogo de palha" serve muito bem ao leonino que não consegue finalizar nada que começa. Essa impulsividade também pode ser observada em relacionamentos amorosos, quando a empolgação inicial é imensa, mas vai adormecendo aos poucos, conforme a convivência com a pessoa amada vai se estabelecendo.