Topo

Conversa de Portão #63: Quais pronomes devo usar com você?

De Universa, em São Paulo

03/07/2022 04h00

Linguagem neutra, linguagem inclusiva ou linguagem não binária são termos que têm provocado discussão na sociedade e até ações públicas de repúdio. Neste episódio de Conversa de Portão, a pesquisadora Ana Pessoto, pós-doutorada em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, fala sobre a legitimidade da demanda pela linguagem inclusiva e sobre todas as polêmicas que isso envolve.

"O termo 'linguagem inclusiva' é mais amplo e abrangente, porque pode ser inclusiva para gênero, para pessoas com deficiência, entre outros grupos. Falar em linguagem neutra vai depender da perspectiva que você entende por 'neutra', prefiro sugeir que definam neutra para quê. Mas são termos que convivem" (a partir de 2:20 do arquivo acima).

Ana explica que essa discussão se inicia com a demanda de grupos que não se sentem representados por determinadas frações da língua. Ela diz que adaptar a linguagem faz parte das estratégias linguísticas em qualquer idioma, mas que a falta de aceitação vem da maneira como somos criados para entender a língua. "Somos ensinados a entender como se houvesse o certo e o errado. A língua que falamos existe antes de você aprender a forma considerada standard e formal na escola" (a partir de 4:45 do arquivo acima).

Para ela, é preciso ter um entendimento do que é a língua formal, o que as pessoas chamam de gramática. "Essa ideia é preciso transitar e se fazer compreender todas as variedades da língua. Na escola você pode até proibir por decreto, mas isso não é produtivo, porque a língua é viva e é falada de outra forma fora da escola" (a partir de 12:06 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.