Topo

Contorno x bronzer: você sabe a diferença dos efeitos na make?

O bronzer deve ser aplicado acima do ossinho das bochechas e nas extremidades da testa - Moyo Studio/Getty Images
O bronzer deve ser aplicado acima do ossinho das bochechas e nas extremidades da testa Imagem: Moyo Studio/Getty Images

Karina Hollo

Colaboração para Universa, de São Paulo

01/07/2022 04h00

A técnica de contornar o rosto existe há tempos, mas ficou famosa graças à influencer Kim Kardashian. E desde que o TikTok se tornou uma das principais fontes de tendência de maquiagem, a técnica passou a ser ainda mais comentada —não é difícil encontrar vídeos de influenciadoras ensinando uma nova forma de reproduzir a técnica de luz e sombra que o contorno proporciona.

A questão é: bronzer e contorno são a mesma coisa? Dá para usar o pó bronzeador para afinar o rosto? Nananinanão. Pior: se o produto para bronzear for usado, pode não só não reproduzir o efeito desejado como dar um resultado contrário.

Vem aprender a real diferença entre eles para você nunca mais errar.

Confusa entre bronzer e contorno?

De acordo com Diego Aucky, maquiador do Werner Maison, no Rio de Janeiro, é muito comum que essa confusão aconteça, já que os produtos são parecidos. "A principal diferença entre eles é que o contorno sempre terá um tom mais frio, mais puxado para o cinza (porque mimetiza a sombra), enquanto o bronzer tem um tom mais quente, já que a ideia é dar o ar de pele queimada de sol", explica.

"O bronzer tem como objetivo deixar a pele mais bronzeada e sempre traz bastante luminosidade, destacando as áreas onde é aplicado", diz a maquiadora Quezia Melo, do TP Beauty Lounge, no Rio de Janeiro. Além disso, ele costuma ser mais cintilante e ter um tom mais terroso.

Realçar X dar profundidade

Para Diego, o principal problema em confundir os produtos é que eles acabam dando exatamente o efeito contrário. "O bronzer costuma ter mais partículas de luminosidade, muitas vezes é cintilante, porque a ideia é justamente realçar determinada área. Na técnica do contorno, o objetivo é criar sombra. Então, ao aplicar um bronzer no lugar do produto para contorno, você vai destacar a área do rosto que gostaria de dar profundidade."

Par não ter erro, atente-se sempre à tonalidade do produto —verifique se ele é mais frio ou mais quente, mais opaco ou mais luminoso.

Aplicação certeira do contorno

"O contorno consiste em dar profundidade para as áreas do rosto que foram 'apagadas' devido a aplicação da base", fala Quezia. "De preferência, use de 2 a 3 tons mais escuros que a sua pele, em produtos em pó ou creme."

Diego ensina o passo a passo: "Costumamos fazer os traços de contorno abaixo do ossinho das bochechas e nas laterais do nariz, indo até o início da sobrancelha, para criar a sensação de que essas áreas são mais finas."

Sim, o contorno cria sombras para afinar algumas áreas. "E por isso deve ser aplicado no nariz, na testa, no queixo e na mandíbula, dependendo do formato do rosto e técnica escolhida", ensina Quezia.

Já o bronzer deve ser aplicado acima do ossinho das bochechas e nas extremidades da testa, ou seja, em pontos do rosto onde o sol naturalmente poderia bronzear. Pense nas áreas que costumam ficar mais bronzeadas pelo o sol, deixando a pele mais corada. "O bronzer pode, sim, ser um excelente substituto para o blush", finaliza ela.