Topo

Efeito mate ou glow: a diferença na hora de fazer a pele na maquiagem

A maquiadora Savana Sá, da Liga da Beleza - Reprodução / Instagram
A maquiadora Savana Sá, da Liga da Beleza Imagem: Reprodução / Instagram

Clara Coelho

Colaboração para Universa, de São Paulo

29/04/2022 19h47

Por muito tempo, a pele com acabamento mate foi a queridinha das brasileiras. Como a maioria da nossa população tem a pele mista ou oleosa, a tendência era fazer a maquiagem mais sequinha possível para fugir de qualquer coisa que lembrasse o brilho do óleo. Mas esse jogo virou. Há alguns anos o efeito glow, mais iluminado, vêm conquistando adeptas por aqui, que entenderam que a radiância certa ajuda a trazer frescor ao look, dando uma aparência mais descansada.

A melhor parte dessa história é que o nosso leque de opções aumentou. Sem neuras, fica mais fácil escolher qual acabamento aplicar na sua pele dependendo da ocasião. Para mostrar como ficam os dois efeitos, a maquiadora Savana Sá, da nossa Liga da Beleza, preparou um passo a passo comparando como os dois são feitos. Assim, fica mais fácil decidir qual escolher para replicar.

Pele mate

Comece aplicando um sérum de acabamento mate para a pele receber melhor a maquiagem. Esse passo é importante principalmente se a sua é oleosa. Depois, passe sua base de acabamento mate favorita. Na hora do corretivo, a mesma regra: produto mate. Esfume nas áreas que quiser amenizar, como olheiras e manchinhas. Arremate depositando pó por todo o rosto. Bronzer, blush e iluminador devem ser no formato em pó.

Pele glow

Primeiro, hidrate bem a pele, de preferência com um produto que já prometa glow. Em seguida, aplique uma base hidratante no capricho. Um corretivo de acabamento iluminado não só suaviza manchas e áreas escuras, como entrega um viço interessante. Aqui também vai pó, só que apenas nas partes que deseja reter o excesso de brilho. Aposte nas versões cremosas de bronzer, blush e iluminador.

E mais!

Nessa mesma pegada, a maquiadora Angélica Silva compara o efeito de um olho marrom quentinho e de um olho marrom em tons mais frios.

Já a Gabriela Barros foi de teste! Experimentou o gloss que aumenta os lábios da Fran by FR.