Topo

Lua mostra como lidamos com a figura materna e como é a mãe de cada signo

Lua mostra como lidamos com a figura materna e como é a mãe de cada signo - Unsplash
Lua mostra como lidamos com a figura materna e como é a mãe de cada signo Imagem: Unsplash

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

07/04/2022 04h00

A maneira como enxergamos nossa mãe ou a figura materna em nossa vida pode ser muito bem representada pela Lua na astrologia. Afinal, além de reger nosso lado emocional, ela também possui uma forte ligação com a figura materna, já que é o indicador da nossa energia feminina e daquilo que nos faz voltar às origens.

A astróloga Sara Koimbra explica que o astro fala da projeção que temos referente à nossa mãe e sobre como a enxergamos, além disso, também pode dar pistas de como o lado maternal é exercido na nossa própria vida. "A Lua descreve a mãe pelo nosso ponto de vista, não como ela é de fato", diz.

No entanto, Sara destaca que nossa ligação com a mãe vai além do posicionamento da Lua. "Precisamos olhar também para a quarta casa do nosso mapa, que representa nossa base, nossa ligação com a mãe e com a ancestralidade da nossa família. O signo e os planetas transitando por essa casa também irão influenciar na maneira que nos relacionamos com a mãe."

A mãe que há em nós

Por outro lado, quando desejamos analisar o papel materno em nós, o ideal é analisar o signo lunar e os aspectos que a Lua faz no mapa como um todo. Assim será possível ver como cada pessoa se comportará frente a experiência da maternidade. Por exemplo, se uma mulher tem a Lua em Gêmeos, provavelmente ela será uma mãe dinâmica, comunicativa e que vai estimular mudanças na vida do filho.

"Lembrando que a mulher pode exercer essas características maternas mesmo sem gerar um filho, pois ela pode enxergar o maternal de várias formas dependendo dos aspectos que a Lua estará fazendo em seu mapa. Afinal, ela representa a maneira como lidamos com nosso lado amoroso e acolhedor, trazendo um sentido de nutrição", enfatiza a astróloga.

Por representar o próprio útero, a Lua também fala sobre aquilo que precisamos acolher em nós, principalmente no campo emocional. Dentro desse cenário, é possível analisar as dificuldades de relação quando o assunto é maternidade. Sara destaca que nosso signo lunar aponta a forma como percebemos nossa mãe e mostra a maneira como enxergamos a mãe se relacionando com a gente.

Expectativas

"É preciso compreender que o mapa é único e individual, ou seja, a mãe também tem seu posicionamento lunar, suas expectativas e sua forma de lidar com as emoções. Se de fato a mãe se colocar daquela forma que precisamos, a relação será mais harmônica e amorosa. Se a mãe se posicionar o oposto da nossa expectativa, poderá gerar frustração e conflitos dentro dessa relação", explica.

De maneira geral, a Lua deve ser levada como uma bússola para melhorar as relações, até por também ser o astro que intensifica e impulsiona a nossa intuição. O que não podemos esquecer é que nem sempre a mãe vai suprir a expectativa que o filho tem sobre ela e vice-versa.

Abaixo, Sara destaca o que cada signo traz no campo maternal para a Lua.

Lua em Áries

Mãe corajosa, guerreira e determinada. Pode ter, na figura materna, a grande incentivadora, como também alguém impaciente e egoísta. É comum ter conflitos com a mãe nesse posicionamento por ser um signo mais voltado para agressividade.

Lua em Touro

Mãe protetora, que acolhe e é bastante carinhosa. Porém, pode ser bastante prática e pé no chão, com dificuldade de ser mais flexível. Pode incentivar o filho a buscar o sucesso profissional.

Lua em Gêmeos

Mãe comunicativa, dinâmica e que busca estar sempre em contato. Porém, pode ter dificuldade de realmente se comprometer e de ser responsável.

Lua Câncer

Mãe acolhedora, que nutre, protege. Pode ser muito carinhosa, voltada às atividades domésticas, promovendo um lar aconchegante e acolhedor. Porém pode ser muito carente e manipular emocionalmente.

Lua em Leão

Mãe divertida, criativa e que tem uma autoestima elevada. Pode ser orgulhosa e centralizadora, porém irá sempre incentivar o filho a buscar o sucesso e protegê-lo dos desafios da vida.

Lua em Virgem

Mãe organizada, disciplinada e que facilita a vida do filho. É prática, exigente e pode ser bastante crítica também, apontando sempre as falhas e defeitos.

Lua em Libra

Mãe diplomática, elegante e sociável. É a mãe que se preocupa com o bem-estar do filho e busca equilibrar conflitos, porém pode ter dificuldade de se posicionar. Pode ser mais distante emocionalmente.

Lua em Escorpião

Mãe intensa, leal e misteriosa. Pode ser controladora e acabar interferindo demais na vida do filho. O ciúmes pode marcar a relação.

Lua em Sagitário

Mãe aventureira, animada e otimista. Em alguns casos pode ser exagerada e dona da verdade. Gosta da liberdade e de viver suas experiências pessoais, por isso deixa o filho mais livre também.

Lua em Capricórnio

Mãe exigente, responsável e comprometida. Muito ligada à carreira e à vida profissional, por isso pode ter dificuldade de demonstrar afeto.

Lua em Aquário

Mãe inteligente, de mente aberta e revolucionária. Pode ser aquela que não se encaixa nos padrões e que vai estimular o filho a ser diferente e questionador.

Lua em Peixes

Mãe sensível, espiritualizada e criativa. Quem tem a Lua nesse signo pode ter uma forte ligação com a mãe ou até mesmo enxergá-la como alguém dependente e submissa.