Topo

Saiba como signos lidam com ciúme do par. Spoiler: Áries não tem paciência

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colaboração para Universa

06/04/2022 04h00

Entre os fatores que podem desandar um relacionamento, o ciúme exagerado costuma ocupar o pódio. Se quando bem sutil o ciuminho até serve para movimentar positivamente a vida a dois, quando passa do ponto, a tendência é levar a relação aos limites da boa convivência. Como cada pessoa lida com isso de maneira bem diferente da outra, é fácil identificar quanto isso afeta a relação, com uma ajuda inesperada.

A probabilidade de sentir ciúmes é característica que pode ser identificada com auxílio dos astros. Do mesmo modo, a maneira como cada signo lida com o mozão desconfiado (quase) o tempo todo também é possível ser antecipada com a astrologia.

"É claro que há casos e casos, mas não podemos negar que existem pessoas que forçam aquela pulga atrás da orelha de qualquer parceiro", comenta a astróloga Yara Vieira, do Astrocentro. Já que não é nada fácil lidar com alguém ciumento, há pessoas aprende a lidar com a situação, explorando seu jogo de cintura, e outras que simplesmente preferem abrir mão da relação.

Com ajuda de Yara Vieira, revelamos como os representantes do zodíaco lidam com o ciúme desproporcional do mozão.

Áries

Todo signo de Fogo costuma ser bem impulsivo e impaciente e é por isso que Áries não sabe lidar muito bem com o ciúme do par. Aliás, nem tenta ser compreensivo e faz questão de deixar explícito que não está concordando com as atitudes. O ariano tende ser do grupo de pessoas que, entre a liberdade e o amor, sempre vai preferir a liberdade, alternativa que deve machucar bastante o parceiro enciumado.

Touro

O taurino costuma ser bem ciumento e, por isso, acaba se revelando compreensível diante da desconfiança do par. Assim, quando se depara com o sentimento abusivo dentro da relação, prefere sentar e conversar. Colocar os pingos nos "is" é sempre a melhor opção para Touro, que vai procurar não despertar os gatilhos que incomodam a outra pessoa.

Gêmeos

Pode parecer clichê, mas o comportamento geminiano diante do ciúme do parceiro depende muito do dia. Gêmeos possui personalidade dualista, ou seja, é capaz de lidar com as situações de diferentes maneiras. Pode ser que ele se mostre parceiro, tire um tempo para conversar e tente resolver o dilema, resgatando a segurança da relação. Ou, então, não vai aguentar a desconfiança e optar pelo fim da relação em vez de lidar com algo que lhe parece irracional.

Câncer

O canceriano sabe enfrentar o ciúme pois, no fundo, gosta que seu parceiro sinta medo de perdê-lo. É até meio tóxico, mas Câncer é um signo que precisa da afirmação dos próprios sentimentos o tempo todo. Desta forma, com muita paciência, amor e carinho, tende a estar disposto a resolver o mal entendido e identificar as ações que despertam a ciumeira alheira, buscando melhorar nesse ponto para evitar novas cenas.

Leão

Quando o ciúme é leve, o leonino acha o comportamento até bonitinho. Mas quando bate aquele sentimento pesado, ele nunca dá espaço para evoluir. Leão é bem prático em relação a outras pessoas em sua vida: ele se sente o protagonista de própria história e não deixa ninguém assumir esse papel ou tentar limitar suas decisões e vivências. Ele se esforça uma vez para resolver, mas se o ciúme sem cabimento reaparecer, o nativo prefere abandonar o barco.

Virgem

Signo muito racional e perfeccionista, Virgem não sabe agir bem diante do ciúme do par. Para ele, a relação só vinga se houver confiança - caso contrário, não há nem trato. Frente à situação de ciúme exagerado, o virginiano sente vergonha do comportamento do outro e admite que não quer isso para sua vida. Sem dar o braço a torcer e sendo bem frio, prefere sugerir o término.

Libra

Eis o signo mais compreensivo de todos! O libriano sempre procura se colocar no lugar do par, entender o sentimento alheio e tenta encontrar a solução para que a harmonia se restabeleça. Porém, o nativo de Libra valoriza demais sua liberdade e é por isso que o ciúme não pode se repetir com frequência na relação. No início, ele até se esforça para que esse sentimento negativo suma, mas se perceber que não haverá mudanças, logo se afasta, sem pensar duas vezes.

Escorpião

O escorpiano costuma ser impaciente para ações sem sentido, mas o ciúme é um sentimento que ele conhece muito bem. Por conta da identificação, é capaz de lutar pela paz e harmonia dentro do relacionamento. Tem um porém: o nativo do signo não gosta de ser apontado por algo que não fez e muito menos viver em meio a escândalos. Então, se o ciúme persistir em uma linha de acusação e descontrole, ele pula fora rapidinho.

Sagitário

O ciúme não tem espaço numa relação com Sagitário, conhecido pela sua curiosidade e necessidade de aventura e liberdade. Qualquer pessoa ciumenta que tente se meter na sua conexão com o mundo sai logo de cena, pois ele não tem paciência, nem gasta tempo nisso. Para o sagitariano, ciúme é um problema 100% individual e é a pessoa que desenvolve tal sentimento que deve resolvê-lo.

Capricórnio

Apesar de o capricorniano ter posicionamentos bem frios na vida, sabe lidar racionalmente com o ciúme. Ele sempre procura compreender o lado do par, deixar exposto o que pensa sobre o assunto e, no fim, encontra o meio-termo para que a relação dê certo. Mas por ser muito racional, também sabe que o ciúme de outra pessoa não pode interferir nem conduzir sua vida. Então, se sentir na prática que as conversas não adiantam, de forma muito consciente, admite que o fim do relacionamento é a melhor opção.

Aquário

Apesar de ser considerado um signo "frio" e racional, Aquário se revela compreensível quando o ciúme entra em cena. O nativo do signo se esforça para entender a origem da insegurança do par, luta para acabar com o sentimento ruim e faz de tudo para que a liberdade e a confiança sejam os pilares da relação. Só que a paciência aquariana tem limite: quando nota que o problema é mais profundo e o outro não está pronto para a vida a dois, recorre à razão e termina o relacionamento.

Peixes

O pisciano não sabe lidar com o ciúme, pois não gosta de confronto e acaba fingindo que o problema não existe. A atitude não é das melhores, pois pode fazer com que ele seja submisso ao outro e fique sufocado com tudo, sem saber expressar tal frustração. Para Peixes, o amor pode ser a solução de tudo, mas a verdade é que o ciúme pode destruir o melhor de uma relação, se não houver uma conversa sincera, além de mudanças.