Topo

Poliamor: Conheça a história de trisais que bombaram na web - e até no BBB

Trisal Diogo, Graziela (à esquerda da foto) e Natália - Arquivo Pessoal/Instagram/@vivendoatres_
Trisal Diogo, Graziela (à esquerda da foto) e Natália Imagem: Arquivo Pessoal/Instagram/@vivendoatres_

De Universa, em São Paulo

26/03/2022 04h00Atualizada em 26/03/2022 05h51

Novos formatos de relacionamentos têm sido construídos ao redor do mundo e famílias já não são mais compostas apenas por um casal. Um dos modelos que tem ganhado notoriedade no Brasil e em outros países e quebrado tabus na internet são os trisais.

Nesta semana, a história de amor da advogada Graziela Lustosa, 31, do empresário Diogo Simon, 33, e da influencer Natália Silva, 26, chamou atenção no Brasil. O trisal vive atualmente em Palmas e está junto desde 2020. Graziela era casada com Diogo há 15 anos e, após abrirem o relacionamento, conheceram Natália, por quem se apaixonaram.

A história, no entanto, não é a única. Veja outros trisais que optaram por viver um poliamor - com direito a um no BBB.

Sargentos da PM e administradora

trisal - Reprodução/ Arquivo pessoal/ Instagram @tresamoresac - Reprodução/ Arquivo pessoal/ Instagram @tresamoresac
"Trisal do Acre": Darlene, Erisson e Alda se conheceram pelas redes sociais
Imagem: Reprodução/ Arquivo pessoal/ Instagram @tresamoresac

A amizade virtual entre Alda Radine e a administradora Darlene Oliveira acabou em um interesse romântico da sargento da Polícia Militar, que já era casada com um colega de corporação, Erisson Nery. A situação deu início ao que hoje é um poliamor, com as duas mulheres formando um trisal com o homem.

Alda e Erisson cresceram em Rio Branco, capital acreana, e se conheceram já na infância. Os dois começaram um relacionamento e se casaram em 2001, tendo dois filhos, de 17 e 13 anos. Foi em 2018 que a relação começou a mudar.

"Ela [Darlene] começou a me seguir no Instagram e eu comecei a segui-la também", detalha a sargento. "Com um tempo que ela me seguia comecei a criar interesse nela e mostrei [a Darlene] para o Nery e disse que 'eu ficaria com essa mulher'", disse Alda em entrevista a Universa no ano passado. No entanto, segundo a sargento, por algum tempo tudo ficou apenas na amizade. Na época, a administradora estava em outro relacionamento.

Quando Darlene ficou solteira, o casal decidiu convidá-la para um encontro. "Nós três começamos a ficar cada vez mais próximos um do outro, a desenvolver muito carinho, muito afeto. Foi assim que nós nos apegamos tanto ao ponto de morar juntos. Os três", relatou.

Após assumir o relacionamento nas redes sociais, Darlene foi demitida da empresa em que trabalhava.

'Grávidos'

trisal - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Marcel, Regiane e Priscila têm um relacionamento a três desde o final de 2018; Regiane está grávida, à espera de Pierre
Imagem: Arquivo pessoal

O gerente financeiro Marcel Mira, 38, e a dona de casa Priscila Machado Correa de Mira, 37, se conheceram quando trabalhavam em um supermercado e, em 2002, se casaram. No entanto, as coisas mudaram quando a então amiga de trabalho de Priscila Regiane Gabarra, 32, apareceu na vida dos dois.

"Depois de um ano de amizade, comecei a perceber um sentimento por ela. Nunca tinha sentido vontade de beijar nenhuma das minhas amigas e me questionava por que com ela era diferente", disse Priscila em entrevista a Universa.

O romance engatou em 2018, quando eles foram a uma balada. Na época, Marcel e Priscila completavam 13 anos de casados. Priscila conta que sofreu para se adaptar ao amor a três. Ela também não teve apoio da família para a nova configuração de relacionamento. "Foi uma confusão muito grande na minha cabeça, mas já estava completamente apaixonada por Regiane, e Marcel por ela, e ela por nós. Então, passamos a pesquisar e vimos que não era só fetiche. Vimos o que era poliamor, que não somos os únicos no mundo."

Em Pinhalzinho, interior de São Paulo, os dois viviam com duas filhas, hoje com 14 e 9 anos. O tamanho da família era o desejado, tanto que ele fez uma vasectomia para que a companheira não engravidasse mais. Entretanto, Regiane tinha o desejo de ter filhos - o que gerou uma nova conversa na família.

"A afinidade que tenho com eles é de outras vidas. Mas queria ter um filho e achava estranho ser por fertilização in vitro. Até que fui desfazendo os tabus sobre isso e, depois de conseguirem coletar os espermatozoides do Marcel, engravidei. Estou no quinto mês de gestação e os dois que escolheram o nome do bebê. Será Pierre porque o pai chamava a Priscila de 'Pi' e eu tenho o 'Re', de Regiane", afirmou ela em entrevista a Universa.

Trisal que incentiva outros trisais

trisal - Fibonacci Produtora - Fibonacci Produtora
Trisal: Karina, Sanny e Diego
Imagem: Fibonacci Produtora

Sanny Rodrigues conheceu Diego pelo Orkut quando tinha apenas 13 anos de idade. O namoro veio no ano seguinte e, aos 16, ela pediu para ser emancipada e decidiu se casar com o companheiro.

"Havia, entretanto, um assunto sobre o qual não conversávamos: a minha bissexualidade. Eu não tinha coragem de tocar no assunto da minha atração por mulheres, mas, no fundo, ele percebia. Naquela época, isso era um tabu maior do que nos dias de hoje, então não me sentia confortável em falar abertamente sobre o tema", disse ela em relato a Universa, afirmando que o namorado é heterossexual.

Os dois chegaram a viver relações a três durante o casamento, mas nunca foi algo definitivo. Após dar à luz, Sanny decidiu retomar a vontade de ter uma terceira pessoa no relacionamento e o casal, por meio do Tinder, conheceu Karina.

"Ela sugeriu que montássemos um grupo no Whatsapp para poder conversar sempre com os dois ao mesmo tempo. Nos falamos durante um mês e meio e vimos que tínhamos muito em comum. Fomos bastante cuidadosos no início, já que ela nunca tinha se relacionado com uma mulher. Mas a verdade é que tudo aconteceu muito rápido: na segunda vez que veio para casa, ela chorou na hora de ir embora, porque queria ficar. Isso aconteceu há dois anos. Desde então, moramos nós três e nosso filho, que chama ela de tia", relatou Sanny.

Casamento de trisal

trisal - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Alcir, Gabriel e Ednaldo criaram o canal Vida de Trisal
Imagem: Reprodução/YouTube

Alcir e Gabriel moravam em Birigui, no interior de São Paulo, e já estavam casados há seis anos anos. Foi então que conheceram virtualmente Ednaldo - que já morava em Florianópolis - em um grupo de WhatsApp, em julho de 2019.

Após meses de trocas de mensagens, resolveram se conhecer pessoalmente em São Paulo. O pedido de namoro aconteceu neste mesmo encontro e, novembro, Alcir e Gabriel se muram para a casa de Edvaldo em Floripa.

Para mostrar um pouco dessa experiência, eles criaram um perfil no Instagram e também um canal no YouTube. "Contamos um pouco da nossa vida e nosso amor, como trisal", explicam na descrição do perfil.

Agora, já adaptados no novo lar, Ednaldo destacou em um dos vídeos: "Eu nunca imaginei virar um trisal. Precisa sempre conversar e o amor tem que ser igual para os três para evitar qualquer problema com ciúmes."

Até no BBB

bbb - Reprodução - Reprodução
O triângulo amoroso formado por Alemão, Fani e Siri é um dos mais lembrados do "BBB"
Imagem: Reprodução

Talvez o primeiro trisal televisionado foi entre Fani Pacheco, Diego Alemão e Íris Stefanelli. Na época, o participante do BBB 7 havia demonstrado interesse nas duas colegas de confinamento, que aceitaram viver o triângulo amoroso.

"Eu e a Íris éramos amigas acima de tudo e somos até hoje. A amizade dos três estavam em primeiro lugar", contou Fani ao UOL em 2020.

Apesar de guardar ótimas lembranças do romance que viveu na casa "mais vigiada do país", Fani garante que não tem vontade de um revival com Diego Alemão. Ao ser perguntada sobre o assunto, diz que a amizade fala mais alto atualmente. "O meu amor por ele fraternal é tão grande que transcende o físico, não cabe mais a parte física, é só amizade mesmo, tem bem querer, é um estágio que tenho com as minhas amigas de infância", disse.

Não é só no Brasil

Primeiro, Jimmy Silva, 34, começou a ficar com ChaCha Sahagun, 31, há uma década. Em 2012, a dupla conheceu e se apaixonou por Summer Pelletier, 25, durante um evento. O trio, que costuma postar sua rotina no Instagram, chegou a se casar. Jimmy deu às duas mulheres anéis de diamante feitos de uma única pedra, conforme detalha o "Daily Mail".

Em seu blog, Summer explica que ama ser "polimorosa". "Eu sinto que vivo a minha vida ao máximo", escreveu ela.

Atualmente, o trisal tem um filho e já está à espera de uma segunda criança.