Topo

Como Brunna fez no 'BBB 22': pode ficar um mês sem lavar o cabelo?

Por causa de suas laces, a dançarina ficou sem lavar os fios durante o programa - Reprodução / Instagram
Por causa de suas laces, a dançarina ficou sem lavar os fios durante o programa Imagem: Reprodução / Instagram

Karina Hollo

Colaboração para Universa, em São Paulo

03/03/2022 04h00

Em seus últimos dias no "BBB 22", Brunna Gonçalves tirou a lace e chocou ao dizer que ficou um mês sem lavar os cabelos. Pode isso? Resolvemos investigar: qual o perigo de ficar tanto tempo sem levar os fios para o chuveiro? Como cuidar direitinho das extensões, já que elas são uma alternativa para quem está deixando crescer ou passando pela transição capilar?

"O acúmulo de resíduos no couro cabeludo predispõe a inflamações, infecções e ao desequilíbrio da flora dessa região. Dessa forma, pode haver o surgimento de dermatites e foliculite, além de indução de queda, em alguns casos", avisa Paula Amorim, dermatologista responsável pelo núcleo de tricologia da Clínica Juliana Piquet, no Rio de Janeiro.

Risco de queda

A queda pode, sim, ser precipitada pela falta de higiene do couro cabeludo e também pela tração dos fios cobertos pelas laces —dependendo de como esses fios são presos. "O uso prolongado e o tipo de lace também pode induzir ao abafamento do couro cabeludo e sensibilização da pele e dos folículos", alerta a dermato.

Quem sofre é o couro cabeludo

Os danos, na verdade, são ao couro cabeludo —mas variam de acordo com o tipo de lace. "As feitas de materiais como tela, ou mistas, com só a linha de implantação com base siliconada, facilitam a ventilação e não causarão danos quando utilizadas de forma correta com a manutenção e higienização feitas com frequência", observa.

Porém, a médica aconselha evitar as com fundo totalmente fechado como as siliconadas e micropele, e optar pelas telas. E, se houver descamação, é necessário tirá-las. "Tenha cuidado também com a tração que pode ser causada pela forma de fixar ou pela maneira de prender os fios por baixo das laces", alerta Paula.

Frequência ideal de lavagem

Quando for tomar banho, o ideal é retirar a laces da cabeça. "Você pode até molhar, lavar com shampoo e condicionador, mas não é indicado ficar mergulhando toda hora. Se molhar, lembre de secar bem com secador para não deixar o ambiente úmido no meio da cabeça", fala Guilherme Guedes, hairstylist especialista em extensões e Laces do TP Beauty Lounge, no Rio de Janeiro.

Como as Laces são fixadas com colas, são elas que determinam o tempo de higienização, que pode variar de uma até quatro semanas. "Mas sempre que descolar, retire, lave bem o seu cabelo natural para fazer uma limpeza profunda e eliminar sujeira e oleosidade", ensina ele.

Se você está com extensões tipo Laces, a frequência das lavagens varia de acordo com o tipo de pele do couro cabeludo. "Quem tem raízes mais oleosas deve lavar com mais frequência. As laces usadas por pessoas que passam por transição capilar permitem a retirada para lavagem com maior frequência, pois na maioria dos casos não necessitam de adesivos", diz Paula.

É necessário dar uma atenção especial ao couro cabeludo. "Tente utilizar shampoos que retirem bem os resíduos e que não agridam a pele", indica Guilherme. "Para os fios naturais, sugiro muita reconstrução, e após tirar as tranças, permita que o cabelo natural descanse pelo menos 24 horas."