Topo

Kanye dá caminhão de flores a Kim: 'Love bombing' pode revelar manipulação

Separados desde fevereiro, Kanye West mandou presente para tentar reconquistar a ex - Reprodução/Instagram
Separados desde fevereiro, Kanye West mandou presente para tentar reconquistar a ex Imagem: Reprodução/Instagram

Ana Bardella

De Universa

16/02/2022 04h00

O rapper Kanye West não desiste de tentar reatar o casamento com Kim Kardashian, com quem viveu uma relação de sete anos e tem quatro filhos. Separados desde fevereiro do ano passado, ambos já se envolveram com outras pessoas. Ainda assim, Kanye segue fazendo gestos românticos, como postagens e declarações de amor.

No esforço mais recente de Kanye, ele enviou uma caminhonete de flores à casa da ex-mulher na segunda-feira (14), data em que se comemora o Valentine's Day, o dia dos Namorados nos Estados Unidos. Vale lembrar que Kim está em um relacionamento com o ator e comediante Pete Davidson — a quem o rapper já ameaçou pelas redes sociais.

Caminhonete de flores enviada por Kanye West para Kim Kardashian no Valentine's Day - Reprodução - Reprodução
Caminhonete de flores enviada por Kanye West para Kim Kardashian no Valentine's Day
Imagem: Reprodução

A Universa, psicólogas esclarecem que repetitivas declarações exageradas e apaixonadas, tais como as do rapper, recebem o nome de "love bombing", que pode ser traduzido como "bombardeio de amor". Entenda:

No começo, tudo são flores

A psicóloga Laysla Lorane explica que, no início do relacionamento, a pessoa que está recebendo os gestos românticos tende a sentir que é muito especial. "Ela acredita ser amada, valorizada. Tem a sensação de que tirou a sorte grande, já que está recebendo o amor e a atenção que 'todos querem receber' um dia", afirma.

No entanto, a tendência é que estes exageros gerem incômodo com o passar do tempo. "Rapidamente, ela passa a se sentir na obrigação de retribuir tudo o que recebe. Quando a intensidade não é a mesma, aparece o sentimento de fracasso e inferioridade", comenta.

"Love bombing" é um sinal de alerta

Para a psicóloga Alessandra Augusto, pessoas que apresentam este comportamento na vida amorosa podem ser manipuladoras. "Se fazem isso durante a conquista, é porque têm uma necessidade de retorno rápido: investem muito e esperam que a pessoa caia naquela conversa, que baixe a guarda. Logo, entram com recursos de manipulação, baseadas da lógica de que amam muito e vão fazer de tudo pela relação. Então o outro deve se esforçar na mesma medida", detalha.

Já se o intuito é reconquistar o outro, como no caso de Kanye, as atitudes exageradas são uma forma de demonstrar que o término não foi bem aceito — e induzir o ex-parceiro a tomar a decisão de voltar por um sentimento de gratidão e não por amor.

O exagero no romantismo pode "forçar a barra" do relacionamento e fazer a pessoa alvo de toda essa atenção se sentir sufocada, controlada. As declarações exageradas podem revelar ainda uma pessoa obsessiva e até mesmo um relacionamento abusivo. O risco existe se as características de personalidade estão dentro do espectro do narcisismo perverso, por exemplo.

Logo, se alguém está insatisfeito e o outro age como se isso não importasse, é preciso repensar os rumos da relação.

Cansou? É preciso cortar o mal pela raiz.

Muitas vezes, o intuito do praticante de "love bombing" é fazer com que o outro se sinta culpado. Afinal, ele se esforça demais e deseja ser retribuído. Por isso, caso a pessoa não goste das demonstrações exageradas de afeto, não adianta ficar no meio-termo, com medo de que o parceiro possa se magoar. "É preciso conversar de maneira assertiva, para que ele entenda que os gestos românticos não estão fazendo bem", aponta Laysla.

Por fim, nos casos em que o rompimento é necessário, a profissional indica que a pessoa busque conforto na sua rede de apoio e faça psicoterapia, a fim de fortalecer a autoestima.